Postagens

Mostrando postagens de Julho 19, 2016
Imagem
ENERGIA

"BACTÉRIAS PODEM FORMAR 'MICROPARQUES' EÓLICOS"

Por: Vanessa Barbosa EXAME.com
"Nos últimos 30 anos, as turbinas eólicas e suas pás mais que quadruplicaram de tamanho, passando a entregar energia limpa e renovável em grande escala. No mundo de nanotecnologia e das micromáquinas, entretanto, o desafio é encontrar fontes menores que um grão de pólen. Pois um grupo de pesquisadores da Universidade de Oxford empenhadas nessa busca descobriu que o movimento natural de bactérias pode ser aproveitado na construção de 'microparques eólicos'. O estudo, publicado na revista Science Advances, demonstra como o movimento caótico de micro-organismos como bactérias pode ser organizado com o uso de rotores cilíndricos e fornecer uma fonte constante de energia. Bactérias em soluções aquosas salinas fluem espontaneamente, mas quando os cientistas inseriram seis dezenas de microrotores no fluído, elas se organizaram de tal modo que os rotores vizinhos começaram a girar e…
Imagem
CONFLITOS INTERNACIONAIS

"ATAQUE AÉREO DA COALIZÃO DEIXA 60 CIVIS MORTOS NA SÍRIA" "Vítimas teriam sido confundidas com jihadistas"

"LONDRES - A ONG Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH) informou que cerca de 60 civis morreram em um ataque aéreo, nesta terça-feira, da coalizão liderada pelos Estados Unidos em uma região do país dominada pelo Estado Islâmico. Este foi o bombardeio a civis mais mortífero desde o início de 2014, quando as operações contra os jihadistas foram iniciadas. Ao que tudo indica, as vítimas, que fugiam do combate, foram confundidas com jihadistas na cidade Al Tukhar, na província de Aleppo. Na cidade rebelde de Atareb, na mesma província, ataques aéreos, aparentemente realizados por aviões russos, mataram 21 civis, incluindo seis crianças, declarou o OSDH. - Ao menos 56 pessoas morreram, incluindo 11 crianças, e há dezenas de feridos em estado grave. Aparentemente se trata de um erro - declarou Abdel Rahman, diretor da ONG que conta c…
Imagem
ECONOMIA

"BREXIT NÃO IMPACTOU EMPRÉSTIMOS NA ZONA DO EURO, DIZ BCE"

"FRANKFURT - O voto do Reino Unido para sair da União Europeia (UE), ainda não impactou as condições de empréstimo dos bancos na zona do euro, de acordo com pesquisa publicada pelo Banco Central Europeu (BCE), nesta terça-feira. A pesquisa trimestral, conduzida de 14 a 19 de junho, avaliou que os bancos da zona do euro esperam que os termos de crédito imobiliário e empréstimo ao consumidor devem melhorar nos próximos meses até setembro. Isso será seguido de um relaxamento nos critérios de aprovação de crédito para empréstimos de negócio na zona do euro nos três meses anteriores. O BCE afirmou que 'nenhuma imagem clara' surgiu sobre como os bancos lidaram com o impacto do Brexit sobre as condições de empréstimo. O resultado da pesquisa foi divulgado dias antes da reunião do BCE, nesta quinta-feira, na qual os dirigentes devem manter o programa de estímulo de 1,8 trilhão de euros (US$ 2 trilhões) inalt…
Imagem
DOSSIÊ CRIMES: OS 71 CASOS MAIS IMPRESSIONANTES DE TODOS OS TEMPOS
Você já teve curiosidade em conhecer os maiores crimes da história? Desde assassinatos a roubos bilionários. Então, convido-os a conhecer a série de matérias que o Conhecimento Cerebral disponibiliza para leitura. Os textos foram retirados da revista DOSSIÊ SUPERINTERESSANTE, edição de agosto de 2015.


"O CHANTAGISTA DE HOLLYWOOD" "Detetive particular investigava famosos ilegalmente. Preso, deixou celebridades arrepiadas."

"Dificilmente um estúdio de Hollywood aceitaria um roteiro sobre a prisão do detetive particular Anthony Pellicano - que colocou sob suspeita alguns dos principais produtores, diretores e atores do cinema americano. Eles se beneficiavam de ações ilegais do investigador para obter vantagens em processos e intimidar inimigos. A polícia descobriu quando, em 2002, o para-brisa do carro da jornalista Anita Busch apareceu quebrado. Junto aos cacos de vidro, havia um peixe morto e um bilh…