Postagens

Mostrando postagens de Julho 23, 2016
Imagem
MUNDO ESTRANHO: PERGUNTAS & RESPOSTAS
A partir de agora, o Conhecimento Cerebral traz em parceria com a revista Mundo Estranho, a série de matérias que despertará ainda mais sua curiosidade, resultando em mais conhecimento para você, chamada de MUNDO ESTRANHO: PERGUNTAS & RESPOSTAS. Para quem não sabe, essa revista traz mensalmente em suas publicações impressas, perguntas, que podem ser sugestão de seus leitores ou escolha dos editores, e a resposta para tal, de um jeito de dinâmico e explicativo. Por isso, resolvemos transformá-la em mais uma série de matérias para o blog. Preparado? Então, embarque você também neste mundo do conhecimento.


QUAIS FORAM OS MAIORES ERROS DE EINSTEIN?

Reportagem: Giselle Hirata Ilustra: Pedro Muniz Design: Thales Molina Edição: Marcel Nadale
TUDO PARADO Embora seja considerado um dos grandes gênios do século 20, Albert Einstein também cometeu erros. Assim como outros cientistas da época, ele acreditava, por exemplo, que o Universo era eterno e estático. N…
Imagem
HISTÓRIA: VESTIBULAR E ENEM

MUNDO/ IDADE CONTEMPORÂNEA FIM DA GUERRA FRIA E COLAPSO DA URSS
EFEITO CASCATA A desintegração da URSS e a redemocratização dos países socialistas do Leste Europeu marcam o fim da Guerra Fria, com o triunfo do capitalismo comandado pelos EUA

Uma série de reformas adotadas pela União Soviética (URSS) nos anos 1980, visando a recuperação da economia, e a ascensão de movimentos nacionalistas e pró-democracia levaram ao esfacelamento da nação, com todo o bloco socialista. Essa derrocada marcou o fim da Guerra Fria, encerrando a polarização entre norte-americanos e soviéticos.
A URSS já passava por uma séria crise ao fim dos 18 anos do governo de Leonid Brejnev, em 1982. A nação ficou estagnada, os gastos com armamentos aumentaram e o país invadiu o Afeganistão (em 1979), fato que contribuiu para enfraquecer ainda mais a economia. O panorama político começou a mudar em 1985, quando Mikhail Gorbatchov assumiu o governo, iniciando duas grandes reformas. Na política, a gl…
Imagem
ATUALIDADES: VESTIBULAR E ENEM

CIÊNCIA E MEIO AMBIENTE: DE OLHO NA HISTÓRIA
RADIAÇÃO FATAL Há 30 anos, um acidente na usina de Chernobyl, na Ucrânia, provocou o pior desastre nuclear da história e deixou milhares de vítimas

Na manhã de 28 de abril de 1986, um funcionário da usina nuclear de Forsmark, na Suécia, identificou um nível anormal de radiação em seus sapatos. Nesse momento, ele temeu pelo pior: será que algum dos reatores estaria vazando material radioativo? Para seu alívio, as inspeções constataram que não havia nenhum problema na usina de Forsmark.
Na verdade, as autoridades descobriram que a radiação ali encontrada viajara 1.100 quilômetros até a Suécia. Ela foi trazida pelos ventos da usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, que na época era uma república da União Soviética (URSS). Dois dias antes, em 26 de abril, um dos quatro reatores da central de Chernobyl havia explodido, lançando uma enorme quantidade de material radioativo no ar.
Sem saber exatamente as dimensões do acident…
Imagem
HISTÓRIA: VESTIBULAR E ENEM


MUNDO/ IDADE CONTEMPORÂNEA
GUERRA FRIA

DIVISÃO POLÍTICA E AMEAÇA NUCLEAR
A Guerra Fria marca um dos períodos mais tensos da história: por décadas, o mundo viveu sob a tutela de duas superpotências rivais e o temor de um apocalíptico conflito atômico"




A Guerra Fria foi o confronto ideológico, político, econômico e militar entre os dois blocos internacionais formados no fim II Guerra Mundial: o capitalista - liderado pelos Estados Unidos (EUA) - e o socialista - encabeçado pela União Soviética (URSS). O enfrentamento durou até a queda do Muro de Berlim, em 1989, que simbolizou o fim do bloco socialista.
DIVISÃO
A polarização do mundo entre os dois maiores vencedores da II Guerra Mundial começou logo após o fim do conflito. Os EUA garantiram sua hegemonia sobre o oeste da Europa por meio do Plano Marshall, de 1948. A URSS projetou-se sobre o Leste Europeu, estimulando a instalação do socialismo nos países que havia libertado do jogo nazista. Na visão ocidental, a…