CATÁSTROFES NATURAIS


As informações a seguir foram retiradas do site REVISTA GALILEU, por isso o conteúdo pertence exclusivamente ao site e seus respectivos autores. A divulgação das informações somente tem objetivo de levar conhecimento a todos que acessam o Conhecimento Cerebral. Lembramos que o blogger é contra qualquer tipo de plágio, e toda informação de terceiros, deve conter o nome dos autores e respectivos meios de comunicação as quais foram inicialmente divulgadas.

"7 FATOS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O FURACÃO KATRINA"
"Há dez anos, o litoral sul dos Estados Unidos por um dos maiores desastres naturais da história do país"


Por: Isabela Moreira

"No dia 29 de agosto de 2005, seis dias após sua formação inicial, o Furacão Katrina chegou ao litoral sul dos Estados Unidos, passando pela Flórida, o Alabama, o Mississípi e atingindo sua potência máxima em Louisiana, principalmente na cidade de Nova Orleans.
Passaram-se dez anos desde o Furacão e ainda é possível ver as marcas dele nas regiões pelas quais passou. Com isso, fica a reflexão: não há como controlar um desastre natural, ainda mais em uma região propensa a receber esse tipo de fenômeno, mas como o governo reage a ele já é outra história.
A GALILEU apresenta sete fatos que mostram o impacto que o despreparo - tanto em prevenção quanto em conter danos - dos governos de Mississípi e de Louisiana afetou a vida das populações locais:

1 - Pelo menos 1800 pessoas morreram por conta do Furacão Katrina
Segundo o US News and World Report, o Katrina foi o terceiro que mais causou mortes na história dos Estados Unidos, ficando atrás do Galveston, em 1900, no qual morreram entre 8 mil e 12 mil pessoas, e do Okeechobee, em 1928, no qual 3 mil vidas foram perdidas. No entanto, o furacão de 2005, foi de longe, o que causou maiores danos econômicos: foram cerca de US$ 108 bilhões (R$383,2 bilhões) de prejuízo.

2 - As barragens sucumbiram por terem estruturas ruins, não só por causa da força do furacão
Cerca de um ano após o ocorrido, o Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos assumiu a culpa pela quebra das barragens. Segundo o relatório disponibilizado pela organização, o fato de as estruturas terem sido má arquitetadas e construídas com materiais de baixa qualidade foi um dos principais motivos para as barragens terem sucumbido. Acontece que, na época da construção das barragens, o Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos quis economizar dinheiro, escolha que gerou graves consequências a longo prazo.

3 - Milhares de pessoas não conseguiram sair das regiões de risco
Mais 1,3 milhão de pessoas conseguiram sair de Louisiana, 400 mil delas só de Nova Orleans, tornando esta a maior evacuação da história dos Estados Unidos. Mas ainda assim, centenas de milhares de pessoas não conseguiram sair, principalmente nas áreas mais carentes. Muitos dos cidadãos não tinham carros ou dinheiro suficiente para conseguir pagar o ônibus e o governo fez muito pouco para tirá-los do caminho do Katrina. O despreparo das autoridades fez com que muitas vidas fossem perdidas.

4 - Demorou muito tempo para identificarem quem foi o culpado pelo que
Após o Katrina, o governo Bush tentou passar um pouco da culpa para as autoridades locais, principalmente para Kathleen Blanco, governadora de Louisiana na época. O governo federal afirmava que a política não teria declarado estado de emergência.
Acontece que não só a governadora declarou estado de emergência, como ela o fez três dias antes de o Furacão chegar de fato. Ela pediu mais recursos para o governo federal, entre eles, 700 ônibus para evacuar ops sobreviventes, mas somente 100 foram enviados. Essa sequência de acontecimentos fez com que o já baixo nível de aprovações do governo Bush ficasse ainda menor.

5 - A situação do pós-furacão não foi tão caótica como fizeram parecer
Mais de 30 mil pessoas foram direcionadas para o 'Louisiana Superdome', onde ficaram por dias. Os relatos na época era que o local estava um completo caos, com diversas histórias de mortes, estupros e roubos. No entanto, somente seis mortes foram oficialmente comprovadas, quatro delas por causas naturais, uma por overdose e outra por suicídio. Por fim, as autoridades só repassaram e reforçaram um pânico desnecessário vide as circunstâncias.

6 - Nova Orleans até hoje não se recuperou do furacão
Uma década após o Katrina, a cidade tem 134 mil cidadãos a menos, 39 mil casas a menor e perdeu cerca de 2 mil lojas e empresas.

7 - A cidade não está preparada para receber outro Katrina
Mesmo o sistema construído para controle de inundações após o furacão em Nova Orleans não conseguiria aguentar outro Katrina. Segundo relatório da Academia Nacional de Engenharia, as estruturas construídas em torno da cidade dão uma falsa sensação de segurança mas, na realidade, Nova Orleans, por conta de sua localização, sempre estará exposta a desastres naturais de grande magnitude."

Informações retiradas do site REVISTA GALILEU, 24 de agosto de 2015 (Acesso: 31/08/2015) 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog