CONHECIMENTO CEREBRAL ALMANAQUE ABRIL

A partir de agora, você poderá conferir a série de matérias que o Conhecimento Cerebral traz em parceria com o Almanaque Abril. O conteúdo divulgado tem como objetivo de informar e levar conhecimento a todos que buscam pelos mais diversos assuntos. É ideal para quem está na época de vestibular. As informações são exclusivas para assinantes. Informamos que as informações são reservadas ao site Almanaque Abril, por isso destacamos seus autores. Toda a divulgação deve conter as informações do conteúdo original, assim como de seus respectivos autores.


"SISTEMA SOLAR"


"É o conjunto de corpos celestes que giram em torno do Sol. sob a influência de sua força gravitacional. Estima-se que ele tenha se formado há 4,6 bilhões de anos após a explosão de uma estrela na Via Láctea lançar ao espaço imensa quantidade de matéria. A maior parte dessa matéria voltou a se agregar, dando origem a uma nova estrela de porte médio, o Sol, que está posicionado a cerca de 30 mil anos-luz do centro da galáxia - mais ou menos entre o centro e os limites da Via Láctea -, em uma região chamada braço de Órion. Composto de hidrogênio e hélio, o Sol deve permanecer ativo por mais 7 bilhões de anos.

Nossa estrela possui mais de 99% da massa que deu origem ao sistema solar. Do menos de 1% restante surgiram muitos outros corpos celestes, entre eles oito planetas, que, por ordem de proximidade do Sol são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.  O Sistema Solar também possui incontáveis asteroides e cometas, 170 luas e planetas-anão como Plutão, Ceres, Eris, Haumea e Makemake."



NO ESPAÇO INTERESTELAR

"Em agosto de 2012, a quase 20 bilhões de quilômetros de distância da Terra, a sonda Voyager 1 se tornou o primeiro objeto construído pelo homem a entrar no chamado espaço interestelar, ou seja, a romper as fronteiras do Sistema Solar.

Lançada em 1977, a Voyager 1 tinha como objetivos iniciais a exploração de Júpiter e Saturno, mas também foi preparada para uma longa jornada, na qual deveria funcionar como uma espécie de 'cartão de visitas' da Terra caso entrasse em contato com outras civilizações. A bordo dela, um disco banhado a ouro contém várias imagens cotidianas da vida terrestre e instruções sobre a localização do Sistema Solar.

Com ou sem encontro com extraterrestres, a Voyager 1 seguirá viajando pelo espaço interestelar pelo menos até o ano de 2020, data em que suas baterias movidas a energia nuclear devem parar de funcionar."


DIÁRIO DE BORDO DA VOYAGER

5/9/77: A Voyager 1 é lançada no Cabo Canaveral, na Flórida.

5/3/79: A sonda atinge a máxima aproximação de Júpiter.

12/11/80: Após passar por Saturno, ela parte rumo aos limites do Sistema Solar.

17/2/98: Ultrapassa a Pionner 10 (lançada em 1972) e se torna o objeto humano mais distante da Terra.

25/08/12: Rompe os limites do Sistema Solar e entra no espaço interestelar.

INFOGRÁFICOS: POR DENTRO DOS PLANETAS


MERCÚRIO:

"É o planeta mais próximo do Sol. Como seu período orbital é relativamente curto e sua rotação é muito lenta, em Mercúrio um ano tem apenas um dia e meio. A densidade do planeta é tão alta que os astrônomos acreditam que ele seja composto, fundamentalmente, de ferro e níquel. Os astrônomos também estimam que o núcleo de Mercúrio ocupe 75% de todo o planeta. Já a atmosfera, com 98% de hélio e 2% de hidrogênio, é extremamente rala e não protege o planeta da radiação solar e nem da queda de asteroides e cometas. A temperatura na superfície varia de 450 ºC positivos, na face voltada para o Sol, a 180 ºC negativos, na face escura."


VÊNUS:

"É o segundo planeta a partir do Sol e o mais próximo da Terra, chegando a ficar a 'apenas' 42 milhões de quilômetros de nós em determinado momento das duas órbitas. É também o mais semelhante à Terra em composição, tamanho, massa e estrutura. A superfície está eternamente escondida sob pesadas nuvens de dióxido de carbono, que lançam chuva de ácido sulfúrico sobre o solo. O efeito estufa causado pelo manto gasoso faz de Vênus o planeta mais quente do Sistema Solar. Por lá, a temperatura média na superfície é de 460 ºC, o suficiente para fundir chumbo. A pressão na superfície é 90 vezes maior que da Terra. Vênus é sobrevoado pela primeira vez em 1962, pela nave Mariner 2."


TERRA:

"É o único planeta conhecido a abrigar vida, que floresceu aqui graças a combinação de vários fatores, como a massa da Terra e sua distância em relação ao Sol. Se estivesse mais perto ou mais distante do Sol, por exemplo, não teria água no estado líquido - essencial para a existência de seres vivos. Se fosse menor, não reteria a atmosfera gasosa que mantém o planeta em uma temperatura média conveniente e nos protege da queda de meteoros. A grande maioria deles se queima ao mergulhar na camada gasosa e não consegue atingir o solo.

Lua, nosso único satélite, está a 380 mil quilômetros de distância. Por muito tempo ela é a grande meta da corrida espacial travada entre os governos norte-americanos e soviético, durante o auge da Guerra Fria, entre as décadas de 1950 e 1960. Levados pelo foguete Apollo 11, os astronautas norte-americanos Neil Armstrong e Buzz Aldrin são os primeiros seres humanos a pisar na Lua, no dia 20 de julho de 1969.

Sem a proteção de uma atmosfera, superfície lunar é recoberta de crateras resultantes de impactos de asteroides e cometas. Os cientistas suspeitaram durante anos de que os polos da Lua pudessem guardar água na forma de gelo. Em 2009, dados coletados pela sonda Lcross, lançada pela Nasa, confirmam esta hipótese, indicando a presença de uma quantidade significativa de gelo no polo sul lunar."


MARTE:


"O quarto planeta a partir do Sol é bem menor que a Terra, mas apresenta ambiente parecido com o nosso. Sua atmosfera, muito rarefeita, é composta, principalmente, de gás carbônico, nitrogênio, argônio e oxigênio. A temperatura média, de cerca de 60 ºC negativos, não permite água em estado líquido. Em 2001, a sonda Mars Global Surveyor faz imagens de erosões no planeta, levando os astrônomos a acreditar que o relevo acidentado poderia uma indicação de que, no passado, já existiu água por lá. Crescem também as suspeitas de que ainda exista água congelada em Marte. Em 2008, a sonda Phoenix finalmente encontra fortes evidências da presença de gelo na superfície marciana. A mais recente missão no planeta tem início em 2012, com o jipe-robô Curiosity. Ele detecta a presença de até 2% de água em amostras do solo marciano."


JÚPITER:

"Maior planeta do Sistema Solar e o quinto a partir do Sol, é um imenso corpo gasoso composto, sobretudo, de hidrogênio e hélio. Visível a olho nu, Júpiter é estudado por telescópio pela primeira vez por Galileu, no início do século XVII. É ele quem descobre os quatro maiores satélites naturais de Júpiter - lo, Europa, Ganimedes e Calisto, hoje chamadas luas galileanas. Europa é um dos corpos que mais atraem a tenção dos astrônomos. Debaixo da crosta de gelo que recobre o satélite pode existir um oceano líquido onde prolifere a vida."


SATURNO:

"Sexto planeta a partir do Sol, é o segundo maior do Sistema Solar e tem como marca os anéis, visíveis até mesmo por telescópios, menos potentes. Formado essencialmente de gases - hidrogênio, hélio e amônia -, tem um oitavo da densidade da Terra. Os anéis são constituídos de milhões de partículas sólidas, de tamanho variado, resultantes da desagregação de satélites naturais. Entre os anéis existem corpos irregulares em poucas dezenas de quilômetros de diâmetro, classificados como lua. Em 2004, a nave Cassini chega a Saturno para analisá-lo e lança a sonda Huygens sobre Titã, uma de suas luas."


URANO:

"Sétimo planeta em distância do Sol e o terceiro maior do Sistema Solar. Parecido com Júpiter, tem a superfície sólida escondida por densas camadas de gases - hidrogênio, hélio e compostos de carbono. Muitas das informações sobre Urano são reveladas pela sonda Voyager 2, que passa pelo planeta em 1986. Astrônomos já identificaram 27 luas e pelo dez anéis em Urano, que ainda tem uma característica única: gira deitado, com um polo sempre voltado para o Sol. Com isso, cada polo passa 84 anos em um luminoso verão e 84 anos em um inverno escuro."


NETUNO:

"É o oitavo planeta a partir do Sol e o primeiro identificado não por observação direta, mas por cálculos matemáticos, que analisaram perturbações na órbita de Urano. Netuno é um planeta gasoso, e suas nuvens (sobretudo de hidrogênio, hélio e metano) atingem uma temperatura de 214 ºC negativos, sendo agitadas por ventos fortíssimos de até 2 mil km/h. Seus dois satélites naturais mais importantes são Tritão e Nereida."


Informações retiradas do ALMANAQUE ABRIL: (Acesso: 17/08/2015)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog