CONHECIMENTO CEREBRAL CONTEÚDO ALMANAQUE ABRIL

A partir de agora, o Conhecimento Cerebral traz em parceria com o Almanaque Abril. O conteúdo divulgado tem o objetivo de informar e levar conhecimento a todos que buscam pelos mais diversos assuntos. É ideal para quem está em época de vestibular. As informações são exclusivas para assinantes do site. Ressaltamos que as informações são reservadas exclusivamente ao site Almanaque Abril, por isso destacamos seus autores. Toda divulgação deve conter informações do conteúdo original, assim como o nome de seus respectivos autores.




"A ALEMANHA SOB O GOVERNO NAZISTA DE ADOLF HITLER"
"Há 80 anos, o líder nazista era empossado primeiro-ministro, e só saíria do poder 12 anos depois, ao morrer, no fim da II Guerra Mundial"


Por: AFD/ COLLECTION ROGER-VIOLLET

"Em 30 de janeiro de 2013, a chanceler alemã Angela Merkel discursos na abertura de uma exposição dedicada ao início do governo do líder nazista Adolf Hitler (1889-1945). Merkel afirmou que o nazismo 'deve ser uma advertência permanente', e é preciso manter a memória histórica. Isso porque, exatamente 80 anos antes, em 1933, Hitler havia sido nomeado chanceler, no primeiro passo para a criação do regime nazista.

Adolf Hitler nasceu na áustria, passando a morar em Munique já adulto. Quando eclode a I Guerra Mundial (1914-1918), alista-se voluntariamente no Exército. Após a guerra, adere ao recém-criado Partido Operário Alemão, que se torna o Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, o partido nazista, de extrema direita. Ele chega a líder do partido em 1921.

Dois anos depois, Hitler tentar tomar o poder à força no estado da Baviera, com 15 mil homens armados, mas fracassa e vai preso. Na cadeia, onde passa alguns meses, começa a escrever Minha Luta, livro que fundamenta o nazismo.

A base para o crescimento do partido nos anos 1920 são a grave crise econômica e o descontentamento com o Tratado de Versalhes, firmado no fim da I Guerra Mundial, pelo qual a Alemanha e outros países derrotados têm de pagar pesadas indenizações aos vencedores, como o Reino Unido e a França. Explorando o ressentimento, os nazistas pregam o militarismo e a expansão territorial. Difundem ainda teses racistas, em defesa de uma 'pureza racial' alemã, tachando os inferiores negros, ciganos e judeus - esses últimos compunham uma parcela importante da população alemã.

No início de 1933, o Partido Nazista tinha expressiva representação no Parlamento alemão, mas não a maioria, e se aproveitava da divisão entre os principais partidos de esquerda, os comunistas e os social-democratas. Em meio à crise econômica e institucional, o presidente alemão, Paul von Hindenburg, nomeia Hitler chanceler - cargo equivalente ao de primeiro-ministro, ou seja, chefe de governo. É o começo de um período de violência, conflitos e guerra para a Alemanha.

Já no início de seu governo, Hitler põe os comunistas na ilegalidade e, depois, toma o Partido Nazista o único legal. Em agosto de 1934, Hindenburg morre, e Hitler assume seus poderes, estabelecendo a ditadura, que os nazistas chamavam de III Reich (em alusão a dois períodos anteriores da história alemã). As instituições do Estado alemão começa a aplicar preceitos nazistas. Os sindicatos são fechados. A produção cultural e a educação passam para o controle nazista. A propaganda política ganha destaque. Um estado policial e grupos armados impõem um regime de terror.

Em 1938, as forças alemãs anexam a Áustria e os Sudetos, região da Tchecoslováquia. A invasão da Polônia marca o início da II Guerra Mundial em 1939.

Alemanha, Itália e Japão formam uma aliança militar, o Eixo, que deflagra uma ofensiva até 1942. Estados Unidos, URSS e China se juntam ao Reino Unido e França para formar o bloco dos Aliados. Durante a guerra, as forças nazistas promovem o Holocaustro, o extermínio de 6 milhões de judeus nos territórios sob seu controle.

A virada na guerra começa com a derrota do Exército alemão para os soviéticos na Batalha de Stalingrado, no início de 1943. Em 6 de junho de 1944, os exércitos Aliados promovem o Dia D, o desembarque na Europa continental, para encurralar os nazistas.

Diante da tomada de Berlim pelos soviéticos, Hitler suicida-se em 30 de abril de 1945, com a mulher, Eva Braun. A rendição da Alemanha é assinada em 8 de maio. O país é ocupado pelas forças aliadas e dividido em dois (Alemanha Ocidental e Oriental) até 1990, quando há a reunificação."

Matéria publicada em março/2013

Informações retiradas do site ALMANAQUE ABRIL (Acesso: 26/08/2105)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog