LUCRO DA PETROBRÁS É 90% MENOR NO SEGUNDO TRIMESTRE


A Petrobrás anunciou na quinta-feira, 06, que o lucro líquido da empresa no segundo trimestre foi de 531 milhões de reais, ou seja, uma queda de 90% em relação ao resultado no primeiro trimestre. Se comparado ao mesmo período de 2014, a queda chega a 89%, quando a companhia petroleira faturou 4,95 bilhões de reais. A empresa disse em comunicado, que esta é a reflexão sobre "o aumento das despesas financeiras" e o reconhecimento de despesas tributárias. No semestre deste ano, a estatal lucrou 5,86 bilhões de reais, o que representou 43% menos que o mesmo período de 2014. O resultado é o pior desde 2012, quando o prejuízo somou-se a 1,2 bilhão de reais. O endividamento da empresa no final de junho estava em 415 bilhões de reais, 18% a mais em relação ao último semestre, em dezembro do ano passado.
O balanço é resultado da queda do petróleo que reduziu a receita da estatal e afetou a rentabilidade da área de Exploração e Produção (E&P), efeito da alta do dólar às exportações e pelo aumento da produção de petróleo e gás. Por outro lado, o petróleo mais barato tornou as operações de importação de derivações menos adversas, movimento percebido no número da área de Abastecimento e mitigado pelo desaquecimento do mercado doméstico de combustível.
A resultante foi que a receita líquida da Petrobrás totalizou 79,94 bilhões de reais no segundo trimestre do ano, queda de 2,9% em relação ao mesmo período do ano passado. O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, em inglês) ajustado somou 19,77 bilhões de reais, alta de 21,7% em relação a 2014. Aldemir Bendine, presidente da estatal, considerou "ótimo" este último número.
Por tudo que foi anunciado, o resultado foi desfavorável, com uma despesa líquida de 6,04 bilhões de reais no trimestre. Os investimentos de janeiro a junho totalizaram 36,2 bilhões de reais, 13% abaixo do mesmo período de 2014.


Informações retiradas do site VEJA: (Acesso: 10/08/2015)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog