RETROSPECTIVA DA SEMANA CONHECIMENTO CEREBRAL:
ÚLTIMA SEMANA DE AGOSTO


Nesta semana, você pode acompanhar várias matérias sobre os mais diversos assuntos, além de notícias nacionais e internacionais. Agora, convido-os a conhecer a Retrospectiva da Semana Conhecimento Cerebral: Última Semana de Agosto, que traz os destaques da semana no blogger. Tudo para te deixar bem informado de tudo o que aconteceu na semana passada. Veja abaixo, as mais lidas e seus respectivos resumos:

1º "UM PRÊMIO PARA A QUALIDADE"


Apesar do cenário de desconfiança que a atual economia brasileira proporciona a sua população, Um prêmio para a qualidade, mostra que alguns estados brasileiros como São Paulo, estão em busca de priorizar uma educação de qualidade para seus alunos. Mas para isso, segundo a matéria, a valorização do profissional da educação, é uma das prioridades que devem ser atendidas em um primeiro momento, sabendo que só é possível uma educação de qualidade, quando o professor é valorizado em sua função como educador. 
Veja as principais mudanças do cenário da educação brasileira e quais, ainda serão implementadas, em "Um Prêmio para a Qualidade".

2º AVIÕES: O QUE AS CATÁSTROFES AÉREAS ENSINAM?
MILAGRE NO RIO HUDSON: O AIRBUS A320 QUE SALVOU A VIDA DE 155 PESSOAS



No dia 15 de janeiro de 2009, o mundo se voltou para Nova York, nos Estados Unidos. Desta vez, o motivo não foi tão trágico como o desastre do 11 de setembro de 2001, pois uma tragédia anunciada tinha terminado com um final feliz em grande estilo, para alívio de todos, mas principalmente dos 155 ocupantes do voo 1549 da companhia americana US Airlines.
Passavam das 15 horas quando o Airbus A320 com destino a Charlotte, na Carolina do Norte, decolara do aeroporto de Nova York. Tudo transcorria bem até que, o copiloto Jeffrey Skiles, avistara um grupo de pássaros vindo em direção a aeronave. Sem tempo para desviar, o Airbus acabou atingido. Isso não seria um problema, já que a colisão entre pássaros e aviões comerciais, é comum nos céus. Porém, algo muito grave havia acontecido. Após a colisão, os dois motores da aeronave estavam completamente destruídos. Os pilotos sabiam que, com apenas uma turbina danificada é possível seguir viagem normalmente, mas as duas, é algo dito como impossível. Como consequência, o avião perdia velocidade rapidamente, enquanto pegava fogo na lateral e na parte inferior. Sem alternativa, o comandante Chesley Sullenberger resolveu fazer uma manobra arriscada, e um tanto quanto perigosa. O Airbus A320 da US Airlines parou sob a superfície do rio Hudson. 
Leia a matéria na íntegra, e tudo que separamos sobre este emocionante episódio da aviação comercial, que ainda inclui um documentário. Clique em Milagre no Rio Hudson: O Airbus A320 que Salvou a Vida de 155 pessoas.

3º "A ALEMANHA SOB O GOVERNO NAZISTA DE ADOLF HITLER"



É difícil encontrar alguém que não conheça a história do maior assassino nazista do século passado. Mas melhor do que conhecê-lo, é entender quais foram os passos iniciais que Hitler tramou para governar e assassinar milhares de pessoas inocentes, de forma cruel e impiedosa. 
Nesta matéria, você saberá detalhes e relembrará um dos episódios mais sombrios da história da humanidade. Clique no link "A Alemanha sob o Governo Nazista de Adolf Hitler", e saiba mais sobre este evento histórico.

4º STEPHEN HAWKING E CENTENAS DE CIENTISTAS ASSINAM CARTA CONTRA ARMAS AUTÔNOMAS"


Sabemos que hoje, a tecnologia além de ser um marco fundamental para a evolução humana, tem facilitado e muito, a vida das pessoas. Porém, como muitos ressaltam, os benefícios também podem trazer prejuízos ou até mesmo, tragédias. Foi pensando nisso que Stephen Hawking, e outras centenas de personalidades científicas, assinaram uma carta em que se comprometem a  não facilitar a inseminação de tecnologias voltadas para armas. A preocupação é notável, pois há um receio que a tecnologia favoreça a evolução de armar poderosas que possam desencadear guerras e conflitos sangrentos.
Leia a matéria que ao mesmo tempo é uma notícia, em "Stephen Hawking e Centenas de Cientistas Assinam Carta Contra Armas Autônomas".

5º "LEGALIZADO?"


A maioria da população brasileira é contra a descriminalização do uso e porte de maconha. Outros, são a favor. Mas o fato, agora em discussão no governo brasileira, é de legalizar a maconha para consumo pessoal. A polêmica em torno da discussão, é porque hoje, existe uma punição diferente para usuário e traficando, porém, por não existir uma quantidade estipulada para seja feita a diferenciação, muitos dito como "usuários", recebem punição como se comercializassem a droga. Na prática, calcula-se que com a descriminalização do porte drogas, cerca de 50.000 presos, seriam enquadrados como usuários, e assim, sua punição deveria ser revertida para a forma mais leve, que determina trabalhos voluntários. Entretanto, a polêmica ainda gera muitos conflitos prós e contra a nova legalização.
Leia a matéria completa, que traz detalhes da atual lei e como ela deveria ser implementada, caso seja aprovada. Clique em "Legalizado?", e veja mais sobre o assunto.

6º "NÃO É A GRÉCIA QUE TEM DE SAIR DO EURO. É A ALEMANHA"


A atual recessão econômica da Grécia, mostra como a zona do euro é desproporcional e desigual. Por um lado, países com economia estagnada, perto da recessão, ou nela já estão, como é o caso do país grego que tem 175% do seu PIB somente em dívidas, ocasionando um conflito econômico interno, longe de ter um fim. Do outro lado, países como Alemanha, que somente no último ano, goza de benefícios econômicos que só são proporcionados por fazer parte da zona forte do euro. Somente Alemanha e França, possuem 40% da economia da União Européia. Em termos, isso é um tanto suspeito, já que outros países, pobres e com uma economia fragilizada, como é o caso de Portugal, Itália, e tantos outros países, que se veem em uma armadilha econômica, que não favorece muito sua economia, e apenas maquia algo inexistente: uma perfeita ordem econômica na zona do euro, a moeda unificada dos países europeus.
Saiba por que a Alemanha deve sair do euro, e não a Grécia, atual endividada do setor, em "Não é a Grécia que tem de Sair do Euro. É a Alemanha".

Dados baseados na visualização do blogger Conhecimento Cerebral. Pesquisa feita entre 24 à 29 de agosto de 2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog