CONHECIMENTO CEREBRAL CONTEÚDO ALMANAQUE ABRIL

A partir de agora, você poderá conferir a série de matérias que o Conhecimento Cerebral traz em parceria com o Almanaque Abril. O conteúdo divulgado tem objetivo de informar e levar conhecimento a todos que buscam pelos mais diversos assuntos. É ideal para quem está em época de vestibular. As informações são exclusivas para assinantes do site. Informamos que as informações são reservadas exclusivamente ao site Almanaque Abril, por isso destacamos seus autores. Toda a divulgação deve conter as informações do conteúdo original, assim como o nome de seus respectivos autores.


"I GUERRA MUNDIAL"


Por: Governo Federal dos Estados Unidos

"Conflito iniciado em 1914 como uma disputa local entre o Império Austro-Húngaro e a Sérvia, a I Guerra Mundial estende-se às potências da Europa e, por fim, envolve dezenas de países. Confrontam-se a Tríplice Aliança, liderada pela Alemanha, e a Tríplice Entente, que vence a guerra, encabeçada pela França.

A guerra acaba em 1918, causando a morte de 8 milhões de soldados e 6,5 milhões de civis. Em consequência, a Europa começa a perder sua liderança para os Estados Unidos, que ampliam seu papel nas negociações mundiais e passam a ser o centro de poder do capitalismo. A reorganização do cenário político no continente europeu e as condições impostas pelo Tratado de Versalhes ao perdedor, a Alemanha, levam à II Guerra Mundial. O mundo pós-guerra assiste também à implantação do primeiro Estado socialista, a União Soviética (URSS)."



ANTECEDENTES

"O choque de interesses imperialistas das nações europeias, aliado ao espírito nacionalista emergente, é o estopim do conflito. A Alemanha se torna o país mais poderoso da Europa Continental no começo do século XX, após a Guerra Franco-Prussiana (1870), pois a unificação da nação em 1871 propicia uma arrancada industrial. A potência ameaça os interesses do Reino Unido, da Rússia e da França. As diferenças entre franceses e alemãs são acirradas pela disputa do Marrocos.

A anexação da Bósnia-Herzegóvina pelos austríacos, em 1908, causa a explosão do nacionalismo sérvio. Outros enfrentamentos, dessa vez entre Sérvia e Áustria, após as Guerras Balcânicas, aumentam a tensão. Em 1879, a Alemanha havia firmado com o Império Austro-Húngaro um acordo contra a Rússia. Três anos depois, a Itália, rival da França, aliou-se aos dois países, constituindo a Tríplice Aliança. A Tríplice Entende tem origem na Entende Cordiale, formada em 1904 pelo Reino Unido e pela França para se opor ao expansionismo germânico."

O MUNDO EM GUERRA

"Em 28 de junho de 1914, o arquiduque Francisco Ferdinando, sucessor do Império Austro-Húngaro, e sua esposa são assassinados durante visita a Sarajevo, na Bósnia-Herzegóvina, pelo estudante anarquista sérvio Gravilo Princip. Confirmada a cumplicidade de políticos da Sérvia no atentado, o governo austríaco envia em julho um ultimato ao governo sérvio. Exige, entre outras medidas, a demissão de ministros suspeitos de envolvimento com o assassinato. Como a Sérvia reluta em atender às exigências, o país é invadido pelos austríacos em 1º de agosto.

O complexo sistema de alianças que impera no continente conduz outros países ao conflito. A Rússia declara guerra à Áustria, e a Alemanha se junta às nações contra a Rússia. A França, ligada aos russos, mobiliza tropas contra os alemães. Em 3 de agosto de 1914, o mundo está em guerra. Outras nações tomam parte dela em seguida: Reino Unido alia-se à França; a Turquia, do lado dos alemães, ataca os portos russos no Mar Negro; e o Japão, interessado nos domínios germânicos no Extremo Oriente, engrossa o bloco contra a Alemanha.

Ao lado da Entente entram outras 24 nações, estabelecendo uma ampla coalizão, conhecida como países Aliados. Já a Alemanha recebe a adesão do Império Turco-Otomano, rival da Rússia e da Bulgária, movida pelos interesses nos Bálcãs. A Itália, embora pertencente à Tríplice Aliança, fica neutra no início e troca de lado em 1915, sob a promessa de receber parte dos territórios turco e austríaco. Na frente ocidental, a guerra entre França e Alemanha não tem vitoriosos até 1918. Na frente oriental, os alemães avançam contra a Rússia. A insatisfação do povo russo provoca as condições para a Revolução de 1917. Com a ação militar da Rússia em colapso e o risco de a Alemanha avançar pela frente ocidental e atacar a França, os Estados Unidos entram na guerra, em abril, e decidem o confronto. O objetivo do país na luta é preservar o equilíbrio de poder na Europa e evitar uma possível hegemonia alemã."

A PAZ

"Em julho de 1918, as forças inglesas, francesas e norte-americanas lançam um ataque final. A guerra está praticamente vencida. A Turquia, a Áustria e a Bulgária se rendem. Os bolcheviques, que haviam assumido o poder na Rússia, já tinham assinado a paz com a Alemanha, em março de 1918, pelo Tratado de Best-Litovsk. A fome e a saúde precária da população alemã colocam o país à beira de uma revolução social. Com a renúncia de Kaiser, exigida pelos EUA, um conselho provisório negocia a rendição em 11 de novembro de 1918, o que põe fim à guerra. Em 28 de junho de 1919 é assinado o Tratado de Versalhes."

Informações retiradas do site ALMANAQUE ABRIL (Acesso: 01/09/2015)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog