MEIO AMBIENTE
 

 
As informações a seguir foram retiradas do site NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL, por isso o conteúdo pertence exclusivamente ao site e seus respectivos autores. A divulgação das informações somente tem objetivo de levar conhecimento a todos que acessam ao Conhecimento Cerebral. Lembramos que o blogger é contra qualquer tipo de plágio, e toda informação de terceiros, deve conter os nomes dos autores e respectivos meios de comunicação as quais foram inicialmente divulgadas.
 
 
"TARTARUGAS MARINHAS: TEMPORADA DE REPRODUÇÃO 2015/2016 AMEAÇADA"
 
 
Por: Fábio Paschoal
 
"A 35ª temporada reprodutiva das tartarugas marinhas sob a proteção do Tamar começou. Na temporada passada (2014/2015) o projeto alcançou a marca de 20 milhões de filhotes protegidos.
De setembro a março o litoral brasileiro é visitado por quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no país (a tartaruga-verde se reproduz em ilhas oceânicas de dezembro a julho). As mães voltam às praias onde nasceram para cavar um buraco e deixar seus ovos. Apenas uma pequena parcela, contudo, conseguirá chegar à idade adulta.
As ameaças às tartarugas marinhas começam antes mesmo de elas nascerem. Muitos ninhos ficam em praias movimentadas e podem ser pisoteados ou atacados por animais domésticos. A iluminação artificial é outro problema: além de desorientar os filhotes, que podem morrer por desidratação, ela pode espantar as mães que estão prestes a desovar.
Ainda há o lixo: na areia, atrapalha as fêmeas que querem construir os ninhos e os filhotes que precisam chegar ao mar; no oceano, pode ser confundido como alimento e às vezes é engolido por engano, podendo matar o animal."
 



 
"Para garantir o sucesso reprodutivo das tartarugas marinhas, as bases do Tamar em áreas de reprodução no litoral (Bahia, Rio Grande do Norte, Espírito Santo e Rio de Janeiro) intensificam o trabalho nas praias e no mar durante esse período. A equipe do projeto monitora cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova,  crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e nas ilhas oceânicas do estado da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.
As mães são identificadas assim que chegam às praias para desovar. A equipe também coleta amostras de pele para a realização de estudos genéticos. Os ninhos são escavados para a coleta e análise de dados, como o tempo de incubação e a taxa de eclosão da espécie, entre outros.
Se algum ninho estiver em local perigoso, os ovos são transferidos para outros trechos da praia mais seguros ou são colocados em cercados de incubação nas bases do Tamar. O momento de abertura dos ninhos pode ser acompanhado nos centros de visitantes e acontece em maior intensidade entre novembro e fevereiro."
 


"O trabalho de educação ambiental e inclusão social, que já é feito junto às comunidades locais e aos turistas, continua e pode ser responsável pela manutenção de cerca de 80% dos ninhos no local original.
Nessa temporada, o projeto segue na luta pela conservação das cinco espécies de tartarugas marinhas encontradas no Brasil."
 






Informações retiradas do site NATIONAL GEOGRAPHIC, 16 de setembro de 2015. (Acesso: 16/09/2015)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog