ARTE
 

As informações a seguir foram retiradas do site do jornal DIÁRIO DO GRANDE ABC, por isso o conteúdo pertence exclusivamente ao site. A divulgação das informações somente tem objetivo de levar conhecimento a todos que acessam o Conhecimento Cerebral.
 
"FRIDA"
"POR TODOS OS ÂNGULOS"
"Exposição em homenagem a Frida Kahlo em São Paulo é claro retrato feminino"
 

Por: Rodrigo Mozelli

"Ninguém melhor do que Frida para retratar a dor e a condição feminina. Ela sofreu muito', analisa Maria de Lourdes Ferreira Alves, 63 anos, aposentada. 'Frida tem força e consegue transmiti-la em suas obras', observa André Vervloet, 26, publicitário.
As frases acima são de pessoas que, como a mexicana Frida Kahlo (1907-1954), valorizam a arte. Elas fizeram questão de enfrentar a tarde de sol quente para ver de perto a mais nova exposição do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, Frida Kahlo - Conexões Entre Mulheres Surrealistas no México, que vai até 10 de janeiro com a curadoria de Teresa Arcq.
Na mostra, que deve ganhar o status de queridinha da Capital e que recebeu 11.832 pessoas só no primeiro dia, o visitante tem acesso a quadros de Frida, além de obras de outras artistas mexicanas surrealistas inspiradas por ela, como Maria Izquierdo, Leonora Carrington e Lola Alvarez Bravo. No total, mais de 100 peças - entre quadros, esculturas, fotos, cartas e revistas - formam o acervo, considerado o maior sobre Frida já exposto no Brasil.
Julia Lima, da curadoria do Instituto, explica o trabalho de organização da mostra. 'Durou quase dois anos, entre negociações com colecionadores, instituições de artes e herdeiros das artistas. Esperamos que o público conheça a fundo a história dessas mulheres e a intensidade de como se expressavam na área artística e política.'
E é realmente incrível de como só de andar pelos corredores e pelas duas grandes salas da exposição é possível sentir o cheiro de luta, de dor, de sofrimento e busca por um lugar ao sol dessas representantes femininas. A sensação de mergulhar neste mundo é envolvente, a ponto dos visitantes comentarem em alto e bom som o que pensam da grande homenageada a cada peça observada."
 
Frida Kahlo - Conexões Entre Mulheres Surrealistas no México - Exposição. Até 10 de janeiro. De terça a domingo, das 11h às 20h. Instituto Tomie Ohtake - Rua Coropés, 88 São Paulo. Entradas custam R$10 (exceto na terça, quando é gratuito) e podem ser adquiridas na bilheteria local.
 
 
Informações retiradas do jornal DIÁRIO DO GRANDE ABC - VERSÃO ONLINE, edição 16289 - Ano 58. Cultura & Lazer. 01 de outubro de 2015, quinta-feira. (Acesso: 01/10/2015)





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog