CONFLITOS INTERNACIONAIS


As informações a seguir foram retiradas do site do jornal FOLHA DE S. PAULO, por isso o conteúdo pertence exclusivamente ao site. A divulgação das informações somente tem objetivo de levar conhecimento a todos que acessam o Conhecimento Cerebral. Lembramos que o blogger é contra qualquer tipo de plágio, e toda informação de terceiros, deve conter os nomes dos autores e respectivos meios de comunicação as quais foram inicialmente publicadas.

"TURQUIA INTERCEPTA AVIÃO RUSSO QUE INVADIU ESPAÇO AÉREO EM AÇÃO SÍRIA"


"A Turquia informou nesta segunda-feira (5) que interceptou um avião militar russo que teria violado o espaço aéreo turco perto da fronteira com a Síria enquanto fazia ataques contra o Estado Islâmico.
A invasão acontece cinco dias depois que Moscou começou a bombardear alvos da milícia radical e de rebeldes do país árabe, que há quatro anos enfrenta uma guerra civil.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores turcas, a invasão ocorreu ao meio-dia de sábado (6h em Brasília) na província de Hatay. Dois caças f-16 turcos interceptaram o avião russo, que retornou seis minutos depois à Síria.
A invasão foi confirmada pela Rússia na tarde desta segunda-feira (5). O porta-voz do Ministério da Defesa, Igor Konashenkov, disse que o caça adentrou o território turco por 'um curto espaço de tempo, por alguns segundos' devido às condições meteorológicas na região.
Devido à entrada da aeronave sem autorização, a Turquia convocou nesta segunda o embaixador russo a Ancara, Andrei Karlov, para fazer um protesto formal e pedir que não ocorram novas invasões.
No sábado, as autoridades turcas haviam comunicado o fato ao chanceler russo, Sergei Lavrov, e a quatro países da Otan - Estados Unidos, Reino Unido, França, Itália e Alemanha.
O primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, disse ter recebido o pedido de desculpas russos: 'O que fomos informados pela Rússia é que foi um erro que não voltará a acontecer. Nós tomaremos todas as medidas necessárias contra qualquer um que viole as fronteiras da Turquia, mesmo que seja um pássaro'.
Por outro lado, o porta-voz do Kremlin, Dimitri Pescov, disse que a acusação turca é investigada pelos russos. 'As informações estão sendo analisadas ainda, logo não posso dar certeza de nada neste momento'."

AS ARMAS DE PUTIM


"BOMBARDEIOS"

"Assim como outros membros da Otan, a Turquia se opõe ao regime de Bashar al-Assad, aliado russo. No domingo, o presidente Recep Tayyip Erdogan pediu que Moscou parasse de atacar os rebeldes que querem derrubar o ditador.
'Assad comete terrorismo de Estado e infelizmente você vê a Rússia e o Irã em sua defesa. Estes dois países que colaboram com o regime serão cobrados por isso na história', disse Erdogan, em visita à França.
Apesar de fazer parte da coalizão americana contra o Estado Islâmico, a Turquia provoca críticas de seus parceiros para atacar grupos curdos. Os combatentes da minoria étnica lutam contra a milícia na Síria e no Iraque.
Os ataques russos começaram na semana passada, atingindo regiões dominadas por rebeldes moderados contra Assad. As ações ocorreram para fortalecer áreas controladas pelo regime sírio.
Depois, os bombardeios chegaram a regiões dominadas pelo Estado Islâmico e a Frente al-Nusra, vinculada a rede terrorista Al-Qaeda. As duas milícias são alvos também da coalizão liderada pelos Estados Unidos.
Nesta segunda, o Ministério da Defesa russo informou que seus caças bombardearam nove alvos do Estado Islâmico nas províncias de Hama, Homs, Idlib e Latakia nas últimas 24 horas.
Porém, das regiões mencionadas, a facção está apenas em Homs, segundo a organização americana Instituto para Estudos da Guerra. As outras três têm presença da Frente al-Nusra e de grupos rebeldes moderados."


"A Otan convocou uma reunião para discutir a invasão. Na Espanha, o secretário de Estado americano, Ashton Carter, voltou a criticar a Rússia por atacar os combatentes de oposição síria. 'Por intervir militarmente na Síria contra alvos de grupos moderados, a Rússia fez crescer a Guerra Civil'.
O grupo rebelde moderado Ansar al-Shan pediu união das facções que se opõem a Assad para combater contra a Rússia e o Irã. Por outro lado, Moscou recebeu nesta segunda o apoio de milícias xiitas iraquianas, que fazem parte das forças contra o Estado Islâmico."

Informações retiradas do site FOLHA DE S. PAULO, 05 de outubro de 2015 (Acesso: 05/10/2015)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog