CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA EDUCAÇÃO!

A partir de agora, você poderá conferir a série de matérias que o Conhecimento Cerebral busca como destaque na mídia da comunicação. São reportagens que envolvem os mais variados temas da atualidade e de interesse do público em geral. Os textos divulgados não pertencem ao Conhecimento Cerebral, por isso destacamos seus autores e respectivos meios de comunicação, priorizando os mesmos como autores do conteúdo original. O objetivo é apenas compartilhar as informações e possibilitar mais acesso as mesmas, mesmo para aquelas pessoas que não possuem recursos para lê-las em sua forma original. Por isso, lembramos que o Conhecimento Cerebral é contra qualquer tipo de plágio, e os direitos autorais das informações pertencem exclusivamente a seus autores.



A seguinte matéria foi escrita por Pedro Annunciato, com design de Lucia de Menezes e edição de Fernanda Salla, publicada pela revista Nova Escola, de outubro de 2015. Portanto, todos os direitos autorais pertencem exclusivamente a seus autores.


"ELES TRANSFORMAM A EDUCAÇÃO DO PAÍS"
"Vencedores da 18ª edição têm projetos bem fundamentais e objetivos"


"A cada ano, o ritual se renova. Com o nome dos dez vencedores do Prêmio Educador Nota 10 em mãos, os selecionadores e a equipe da Fundação Victor Civita (FVC)  se reúnem em volta de um telefone no viva-voz para dar a grande notícia a cada um deles. Dentro da sala, a mesma em que os 3.631 trabalhos inscritos em 2015 foram analisados e debatidos minuciosamente, silêncio e ouvidos atentos ao som de cada toque. Do outro lado da linha, o professor escuta: 'Você é um Educador Nota 10, parabéns!'. A ligação termina com aplausos e muita emoção (à direita, veja um panorama dos participantes e a lista dos ganhadores).
Não à toa, o mote desta 18ª edição do evento, uma parceria entre FVC e a Fundação Roberto Marinho, é celebrar a transformação que a Educação propicia na vida de alunos, pais, comunidade e dos próprios docentes. O comprometimento de professores com esse desejo se traduziu em iniciativas de qualidade e consistentes teoricamente. 'Este ano, os projetos estão focados nos procedimentos e conteúdos de cada área, o que resulta em trabalhos mais aprofundados', conta Priscila Monteiro, coordenadora de Matemática do Programa Nossa Rede do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa e do prêmio.
Segundo a selecionadora Manuela Prado, formadora de professores e docente de Língua Portuguesa no Colégio Santa Cruz, em São Paulo, isso se refletiu nos inscritos da área dela. 'As sequências didáticas dedicadas a explorar, de fato, a leitura aparecem muito mais, o que é algo bastante positivo. Na edição anterior, boa parte dos projetos se baseava em um esforço de pesquisa e privilegiava muito mais o tema estudado do que a leitura em si', comenta ela.
Paula Zurawski, professora do Instituto Superior de Educação Vera Cruz (ISE Vera Cruz), em São Paulo, que avaliou os concorrentes em creche (até 3 anos), também notou uma evolução. 'Apareceram temas importantes, principalmente relacionados ao aprendizado sobre o próprio corpo, além de uma preocupação em garantir a expressividade das crianças', diz."


"Passada a surpresa do telefonema, os vencedores aguardam ansiosos pela cerimônia de entrega do troféu, que será em 30 de novembro, para convidados, no auditório do British Council, na capital paulista, em que será eleito o Educador do Ano. Essa é a hora do merecido reconhecimento ao trabalho transformador que fizeram o ano todo."



"EDUCADORES NOTA 10 DE 2015"

Alessandra Bremm
História - 4º ano
E E Professora Delfina Loureiro
Lagoa Vermelha (RS)

Andreia Fernandes de Sousa 
Língua Portuguesa - 5º ano
E E Fulvio Abramo
São Paulo

Audaci Maria de Lima Silva
Educação infantil - Creche 
Em XV de Novembro
Camaragibe (PE)

Diego Mahfouz Faria Lima
Diretor Escolar - Ensino Fundamental 2
EM Darcy Ribeira
São José do Rio Preto (SP)

Fernando Ricardo Canindé Ribeiro Rufino
Arte - 7º ano e EJA
EM da Topolândia
São Sebastião (SP)

Marcos Vilas Boas
Educação Física - 5º ano
EMEF Plácido de Castro
São Paulo

Paloma Silva Santos
Geografia - 7º ano
E E José de Alencar Cardoso
Aracaju

Rosana Maria Pichuti Gandolphi
Alfabetização - 1º e 2º anos
EMEF Professora Paulo Zangrando
Meridiano (SP)

Vânia Emília Dourado
Ciência - 1º ano
EM Leolino José Fernandes
Iraquara (BA)

Confira um resumo dos projetos em abr.ai/educador2015



A matéria foi retirada da revista NOVA ESCOLA - FUNDAÇÃO VICTOR CITIA - Ano 30 - nº 286, págs. 50 e 51. Outubro de 2015. Todos os direitos autorais são reservados exclusivamente à revista NOVA ESCOLA e a Editora Abril.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog