CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA SAÚDE!

A partir de agora, você poderá conferir a série de matérias que o Conhecimento Cerebral busca como destaque na mídia da comunicação. São reportagens que envolvem os mais variados temas da atualidade e de interesse do público em geral. Os textos divulgados não pertencem ao Conhecimento Cerebral, por isso destacamos seus autores e respectivos meios de comunicação, priorizando os mesmos como autores do conteúdo original. O objetivo é apenas compartilhar as informações e possibilitar mais acesso as mesmas, mesmo para aquelas pessoas que não possuem recursos para lê-las em sua forma original. Por isso, lembramos que o Conhecimento Cerebral é contra qualquer tipo de plágio, e os direitos autorais das informações pertencem exclusivamente a seus autores.


A seguinte matéria foi escrita por Cristine Kist e Nathan Fernandes, com design de Feu e Fernanda Didini, publicada pela revista GALILEU, edição de setembro de 2015. Esta, é a sétima matéria de uma série de matérias que fazem parte do DOSSIÊ, divididas em textos diferentes. Por isso, optamos também por dividi-las, assim as mesmas serão publicadas conforme a ordem da matéria em sua forma original. Todos os direitos autorais pertencem exclusivamente à revista e seus autores, e não devem ser copiados sem a divulgação de seus nomes.

DOSSIÊ AIDS/HIV
"CENAS DOS PRÓXIMOS CAPÍTULOS"

"Até 2020, a ONU pretende diagnosticar 90% das pessoas com o vírus, tratar 90% delas e, entre estas, reduzir a carga viral a níveis indetectáveis em 90% dos casos. É o chamado 90-90-90.
Apesar de criticar o financiamento de pesquisas no Brasil e a relação entre os poderes estaduais e municipais, Valdinéa Veloso afirma que temos todas as ferramentas necessárias para reduzir a epidemia. 'Outro fator importante é a redução do estigma e da discriminação', explica. Segundo Valdinéa, no Brasil a epidemia se concentra principalmente em usuários de drogas, profissionais do sexo e homens que fazem sexo com outros homens - não apenas os gays, porque, sim, homens héteros também transam com homens (lembre-se: a sexualidade é uma coisa fascinante). 'Quando a pessoa é discriminada, ela evita procurar os serviços de saúde, e assim não inicia o tratamento. É um fenômeno mundial, que tem sido uma das maiores barreiras para o controle', explica Valdinéa."


"Outro fator a ser levado em conta é a mudança de comportamento sexual. 'Mudar a situação econômica das pessoas pode contribuir para uma mudança de comportamento que facilita a disseminação da aids', explica Eric Gong, professor de economia da Universidade Middlebury. Com o pesquisador Marshall Burke, da Universidade Stanford, e Kelly Jones, do Instituto Internacional de Política Alimentar (IFPRI), Gong descobriu que um ano de seca aumenta o número de casos de HIV em 10% na África. Como a falta de chuvas prejudica as colheitas, em áreas onde as pessoas dependem da agricultura muitas mulheres procuram outras foras de ganhar dinheiro - e isso inclui sexo sem proteção. É por isso que, para alcançarmos as metas, os esforços devem ser em conjunto. E, ao que parece, já estamos no caminho."


A matéria acima foi retirada da revista GALILEU, nº 290, pág. 37. Setembro de 2015. Todos os direitos autorais pertencem exclusivamente à revista GALILEU e a Editora Globo.


SUGESTÃO PARA LEITURA

Leia as matérias anteriores do DOSSIÊ AIDS/HIV. Clique sobre as palavras destacadas para ser direcionado.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog