CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA MEIO AMBIENTE!

A partir de agora, você poderá conferir a série de matérias que o Conhecimento Cerebral busca como destaque na mídia da comunicação. São reportagens que envolvem os mais variados temas da atualidade e de interesse do público em geral. Os textos divulgados não pertencem ao Conhecimento Cerebral, por isso destacamos seus autores e respectivos meios de comunicação, priorizando os mesmo como autores do conteúdo original. O objetivo é apenas compartilhar as informações e possibilitar mais acesso às mesmas, mesmo para aquelas pessoas que não possuem recursos para lê-las em sua forma original. Por isso, lembramos que o Conhecimento Cerebral é contra qualquer tipo de plágio, e os direitos autorais das informações pertencem exclusivamente a seus autores.


A seguinte matéria foi escrita por Renata Valério de Mesquita, publicada pela revista Planeta, edição de novembro de 2015. Portanto, os direitos autorais pertencem exclusivamente à autora e a Editora Três.

"UM OCEANO DE PROBLEMAS"
"A chamada vida inteligente na Terra não tem do que se orgulhar sobre o que está fazendo com seus mares: a atividade humana já causou o extermínio de 50% da biodiversidade"


"Foi com entusiasmo que se anunciou em setembro a descoberta de água salgada em Marte. A simples presença desse elemento permite considerar possível a existência de vida no planeta vermelho e faz crescer a esperança de um dia a raça humana habitar outros mundos. Mas o mesmo entusiasmo não se viu em relação a outras descobertas feitas, no mesmo mês, sobre as águas salgadas do planeta onde habitamos. Planeta que bem poderia ser chamado Água, por ter dois terços de sua superfície coberta por essa substância em estado líquido, que dita a sorte da vida. Nos últimos 40 anos, a ação da chamada vida inteligente na Terra reduziu em 50% a biodiversidade marinha, segundo o estudo Living Blue Planet Report ("Relatório Planeta Azul Vivo", em tradução livre), divulgado pela ONG internacional WWF.
Os dados espantam. A fauna marinha encolheu 50% entre 1970 e 2012. Já a flora de recifes de corais, manguezais e algas marinhas, que garantem alimento a mais de um terço dos peixes monitorados, diminuiu 34% de 1970 a 2010. A análise envolveu um conjunto de dados quase duas vezes maior que estudos anteriores, foram pesquisadas 5.829 populações de 1.234 espécies."


"Um mergulho profundo na situação atual dos oceanos atual dos oceanos lista cinco fatores como causas principais dessa devastação: aumento da temperatura, acidificação, contaminação, lixo e pesca. Dois desses problemas têm a mesma origem, as elevadas emissões de CO². Quanto maior a concentração esse gás na atmosfera, maior é sua diluição nos mares, que captam na atmosfera mais CO² do que produzem. Calcula-se que os oceanos têm absorvido cerca de 30% das emissões de CO² geradas pelo ser humano. A questão é que a quantidade desse gás na água influi no seu pH: quanto mais CO², mais ácido o meio fica. Assim como os seres terrestres são afetados pela má qualidade do ar, as altas taxas de CO² na água fazem os animais marinhos sofrer.
A ação do dióxido de carbono, porém, não se limita à sua influência direta na qualidade da água. O aquecimento da Terra, gerado pelo acúmulo de CO² e outros gases-estufa na atmosfera, causa ainda o aumento da temperatura e do volume dos oceanos. Os moradores de áreas costeiras são empurrados continente adentro pelos riscos da elevação do nível do mar, que subiu 8 cm desde 1992. Enquanto isso, uma migração acontece nas águas: as espécies marinhas mudam em busca de lugares que reproduzam as condições de vida que costumavam ter."


"MIGRAÇÃO FORÇADA"

"Foi assim com as lagostas do sul da Nova Inglaterra, na costa nordeste dos Estados Unidos: estressadas pela alta temperatura da água, elas abandonam a área, deixando muitos pescadores fora do mercado, e começaram a procriar no litoral do Maine, mais ao norte. Como essa, várias outras espécies estão se afastando da linha do equador rumo aos polos, a uma velocidade média de 7 km/ ano - ritmo dez vezes maior do que apresentado pelas espécies terrestres. Sem poderem se movimentar, os corais já não contam com essa opção e podem ser extintos até 2050, segundo o World Resources Institute."


"Muitas espécies de peixe importantíssimas para a segurança alimentar da humanidade, que teriam mais chances de readaptação e sobrevivência, como as lagostas, estão sob risco de colapso por ter de enfrentar também práticas predatórias como a sobrepesca. 'Hoje, 90% dos estoques pesqueiros já estão sendo explorados além dos seus limites de reposição. Estamos acelerando um processo de extinção em massa. E o que são 25 ou 50 anos para tempos da Terra? É amanhã', reforça Anna Carolina Lobo, coordenadora do Programa Marinho e Mata Atlântica da WWF.
Para completar o quadro, somam-se o acúmulo de lixo como o plástico, a poluição local e a contaminação por agrotóxicos utilizados na agricultura, que escoam para os mares. Assim, esse caldo vai esquentando, matando espécies aquáticas e terrestres, inclusive os humanos. Mesmo depois de descamado, lavado e cozinhado, o pescado chega à mesa carregado de poluentes dissolvidos na água, os quais não afetam a saúde do peixe, mas podem ser fatais para o nosso organismo."


"O lixo que a gente joga volta pra gente mesmo. Não existia essa consciência antes, e ainda hoje ela é pouco disseminada', resume Tatiana Neves, coordenadora geral do Projeto Albatroz. Os albatrozes e petréis, pássaros que são foco desse instituto, formam o grupo mais ameaçado do planeta - das 22 espécies de albatrozes existentes, 17 delas estão ameaçadas de extinção em algum grau, de acordo com a União Internacional pela Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês). Se as aves marinhas são fortes indicadores da saúde desse ecossistema, é possível deduzir a situação já é limite."


"Mas o caldo não precisa entornar. Outro estudo, divulgado pela WWF este ano, provou que cada dólar investido na criação de áreas marinhas protegidas pode render o triplo na forma de benefícios, entre 2015 e 2050, de empregos, proteção de litorais e produção pesqueira. O desafio será conseguir priorizar a sustentabilidade, a conservação e a recuperação dos recursos marinhos, aliados ao consumo mais inteligente e responsável."


Informações retiradas da revista PLANETA - Ano 42 - edição 515, págs. 32, 33, 34 e 35. Novembro de 2015. Todos os direitos autorais são reservados exclusivamente à revista PLANETA e a Editora Três.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog