CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA TECNOLOGIA!

A partir de agora, você poderá conferir a nova série de matérias que o Conhecimento Cerebral busca como destaque na mídia da comunicação. São reportagens que envolvem os mais variados temas da atualidade e de interesse do público em geral. Os textos divulgados não pertencem ao Conhecimento Cerebral, por isso destacamos seus autores e respectivos meios de comunicação, priorizando os mesmos como autores do conteúdo original. O objetivo é apenas compartilhar as informações e possibilitar mais acesso às mesmas, mesmo para aquelas pessoas que não possuem recursos para lê-las em sua forma original. Por isso, lembramos que o Conhecimento Cerebral é contra qualquer tipo de plágio, e os direitos autorais das informações pertencem exclusivamente a seus autores.


A seguinte matéria foi publicada pela revista GALILEU, edição de agosto de 2015. Portanto, todos os direitos autorais são reservados exclusivamente à revista e não devem ser copiados sem a divulgação de seu nome.

"TECNOLOGIA DO BEM"
"Aeronaves não tripuladas são cada vez mais usadas para fins humanitários. A última é o chamado 'drone do aborto"


"A internet e o drone têm muito em comum. Ambos foram desenvolvidos para fins militares, abertos ao uso comercial e acabaram sendo usados para os mais diversos objetivos, inclusive humanitários. O mais recente uso do drone é o de facilitar o aborto para mulheres que vivem em países onde a interrupção voluntária da gravidez é proibida. No final de junho, o grupo Women on Waves, que luta pelo direito ao aborto no mundo, levou embalagens de pílulas abortivas da Alemanha para a Polônia, um dos três países europeus - junto a Malta e Irlanda - que não dão acesso ao procedimento às mulheres.
Na verdade, o uso dos robôs para fins mais nobres que entrega de pizza é cada vez mais comum. No ano passado, a ONU anunciou que usou a tecnologia para ajudar suas forças de manutenção da paz na República Democrática do Congo, com objetivo de identificar onde havia civis na linha de fogo de milícias. Há também um casal rico de Malta que quer financiar drones para ajudar os refugiados que cruzam o Mediterrâneo em busca de asilo na Itália. E a startup Matternet testou seus drones levando medicamentos para conter a epidemia de aids no Haiti e na República Dominicana.
Outras empresas querem usar os drones para procurar vítimas de tragédias naturais e até para resgate de pessoas que se afogam no mar. Só falta uma grande barreira para os pequenos robôs: a Coreia do Norte. Ativistas têm as mais inusitadas ideias para contrabandear informações e entretenimento para os norte-coreanos, que não podem consumir nada do exterior. Sem recursos para comprar drones, eles já usaram balões, panfletos e até um cordão com pendrives pendurados. Entre os dados que são repassados ao lado norte da península estão páginas da Wikipedia sobre cultura ocidental, informações sobre as injustiças das dinastias de Kim Jong-un, novelas coreanas e até episódios de Friends. Que falta faz um drone!"


A matéria acima foi retirada da revista GALILEU, nº 289, pág. 14. Agosto de 2015. Todos os direitos autorais são reservados exclusivamente à revista GALILEU e a Editora Globo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog