REPORTAGEM ESPECIAL SOBRE MEIO AMBIENTE


As informações a seguir foram retiradas do site do jornal O ESTADO DE S. PAULO, por isso o conteúdo pertence exclusivamente ao site. A divulgação das informações somente tem objetivo de levar conhecimento a todos que acessa o Conhecimento Cerebral. Esta, é uma REPORTAGEM ESPECIAL produzida pelo jornal.

"ARARINHA-AZUL SE PREPARA PARA VOAR DE NOVO NA NATUREZA"
"Sucesso de reprodução no exterior deve acelerar meta que previa soltura em 2021"


Por: Herton Escobar/ Doha 
ENVIADO ESPECIAL

"Pedro Develey é um daqueles aficionados por aves que enxerga com os ouvidos. Mal colocamos os pés para fora da van e ele já exclama: 'Olha as ararinhas!". À nossa frente, do outro lado de uma cerca, no meio do deserto do Catar, dois prédios retangulares cor de areia servem de condomínio para a maior população remanescente de ararinhas-azuis do planeta. Não vemos as aves, mas podemos escutá-las. São 6h30, hora do café da manhã, e a passarinhada não nega as raízes brasileiras, fazendo uma algazarra danada. 'Essa é a música que eu sonho ouvir um dia na caatinga', diz Develey, ansioso para ver as lendárias ararinhas com os próprios olhos.
A última vez que o canto de uma ararinha-azul foi ouvido na caatinga brasileira foi 15 anos atrás, em outubro de 2000, quando o último macho conhecido da espécie desapareceu das matas de ipê-amarelo do interior de Curuçá, no extremo norte da Bahia. Atualmente, elas existem fora do Brasil. Vítima do tráfico internacional de animais silvestres, a espécie é considerada extinta na natureza. 'Foram roubadas de nós, literalmente, uma a uma', lamenta Develey, biólogo e diretor científico da Sociedade para a Conservação das Aves no Brasil (SAVE Brasil).
O momento, porém, é de alegria. Avanços recentes nos esforços de reprodução em cativeiro permitiram ampliar significamente a população global de ararinhas, e o sonho de reintroduzir a espécie na natureza começa a se tornar verdadeiramente factível. A meta oficial do Plano de Ação Nacional para a Conservação de Araras-azul, criado em 2012, quando se estimava que o número de animais em cativeiro chegaria a 150; mas é provável que essa contagem seja atingida já nos próximos anos, permitindo acelerar o processo de soltura.
Essa, pelo menos, é a esperança que emana da sinfonia de araras à nossa frente. Das 110 ararinhas-azuis registradas no programa internacional de reprodução em cativeiro, apoiado pelo Brasil, 86 estão aqui, no Al Wabra Wildlife Preservation (AWWP), um criadouro particular no deserto do Catar, a 35 quilômetros do país, próximo de uma enorme pista de corrida de camelos. As outras estão divididas entre um criadouro na Alemanha e outro, no Brasil - 12 de cada lado.
Criado pelo sheik Saud Bin Mohammed Bin Ali Al-Thani, um excêntrico colecionador de obras de arte (morto em 2014, por problemas de saúde), o local servia originalmente como uma fazenda de passeio para a família, gradativamente transformado em centro de excelência em conservação e reprodução de bichos ameaçados de extinção, principalmente aves e mamíferos. São 2 mil animais ao todo, de 90 espécies.
A ararinha-azul é a espécie ícone da instituição. O plantel inicial da espécie, de 47 aves, foi comprado de outros criadores na Suíça e na Filipinas, entre 2002 e 2003. Segundo o atual diretor da AWWP, o biólogo sul-africano Cromwell Purchase, as ararinhas estavam em péssimo estado de saúde, muitas delas extremamente doentes. 'O sheik ficou sabendo da situação e adquiriu as aves para cuidar delas', conta o pesquisador. Depois disso, a população quase que dobrou, graças em parte ao desenvolvimento de técnicas de inseminação artificial - algo que apenas a equipe do Al Wabra conseguiu fazer até agora. Só este ano, juntando os criadouros dos três países (Catar, Alemanha e Brasil), já nasceram 20 ararinhas, metade delas por reprodução assistida.
'Essa foi a grande viragem de página', diz a pesquisadora Cristina Miyaki, do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, responsável pelos estudos de DNA das aves do programa. 'Me sinto muito mais tranquila agora'.
Só com a reprodução natural, diz ela, seria difícil garantir um crescimento estável da população. As poucas ararinhas que deram origem a essas populações de cativeiro eram todas muito próximas geneticamente - como irmãs ou primas -, e por isso as taxas de fertilidade da espécie hoje são muito baixas. Dentre as 110 ararinhas, apenas quatro casais já se reproduziram naturalmente com sucesso."


"A solução, dizem os cientistas, é aumentar a variedade genética da população. Esse foi um dos temas da última reunião do Grupo Assessor do Plano de Ação (PAN), realizada na semana retrasada no Catar, que a reportagem do Estado acompanhou com exclusividade. Foi assinado um termo oficial de cooperação entre a Al Wabra e o governo brasileiro, permitindo pela primeira vez um intercâmbio de ararinhas entre os dois países. A parceria já existe há alguns anos, mas faltava confiança dos árabes para a transferência das aves para o Brasil, e vice-versa."


"Havia desconfiança com relação ao programa e sua real viabilidade', disse a veterinária Camile Lugarini, do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave-ICM-Bio), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente, que coordena os esforços de reintrodução da espécie na natureza. 'Só agora que criamos essa confiança mútua podemos transferir os animais, o que é muito importante para a continuidade do trabalho'.
Duas fêmeas mais velhas do Nest - o criadouro paulista responsável por cuidar das ararinhas brasileiras -, chamadas Mela e Yara, foram enviadas para o Catar em 20 de outubro, para serem cruzadas com machos de Al Wabra via inseminação artificial. Em troca, a instituição árabe enviou ao Brasil um casal de ararinhas jovens, com um ano e meio de idade, que vão conviver com outros dois casais: um nascido no Nest (Andrea e Saoud) em outubro de 2014, e outro enviado da Alemanha (Carla e Tiago), em março deste ano.
Cada par representa uma linhagem genética diferente. A expectativa é que eles formem casais, se reproduzam (naturalmente, ou com uma ajudinha da ciência) e assim injetem mais diversidade genética na população.
Se tudo correr bem, é possível que Develey um dia escute os descendentes desses jovens casais cantando sobre um ipê-amarelo no sertão nordestino. 'Saio daqui contente, convencido de que esses caras estão salvando a espécie', conclui o biólogo brasileiro, impressionado com o trabalho do centro árabe. 'Só não digo que já salvaram porque a espécie só é válida na natureza. Quando elas estiverem voando na caatinga, aí sim, estarão salvas'."


"CASAL SEGUIRÁ PARA MINAS"

"Rory e Amber, as duas novas ararinhas-azuis do Brasil, doadas pelo Al Wabra, desembarcaram no aeroporto de Cumbica na noite de 26 de outubro, empoleiradas numa grande caixa de acrílico transparente. Pareciam cansadas, como qualquer viajante de longa distância, mas tranquilas, observando as pessoas ao redor.
De lá seguiram de carro para um centro de quarentena do Ministério da Agricultura em Caneira, no litoral sul de São Paulo, onde deverão passar 15 dias em observação, para depois serem levadas a um criadouro particular, credenciado pelo ICMBio.
Todas as ararinhas brasileiras hoje vivem no criadouro Nest, interior de São Paulo. Até o fim do ano, porém, todo o plantel deverá ser transferido para outro centro especializado em criação e reprodução de aves ameaçadas, a Fazenda Cachoeira, em Minas Gerais - a localização das instituições é mantida em sigilo, na medida possível. A ideia original era manter a população dividida em dois locais, por questão de segurança, mas o Nest optou por sair do projeto.
Em Minas, as ararinhas ficarão sob os cuidados do jovem veterinário Marcus Romero Marques, que sonha com essa oportunidade desde 2000, quando ouviu falar da extinção da espécie. 'Vamos dedicar nossas vidas a ajudar as ararinhas-azuis voltarem à natureza no Brasil', promete ele, emocionado. Em março, enquanto fazia um estágio na ACTP, na Alemanha, ele ajudou uma ararinha-azul a nascer e o filhote foi batizado de Marcus, em sua homenagem. 'Espero que ele seja um bom reprodutor', brinca o 'pai'. /H. E."


"CONTATO HUMANO É UM 'PRIVILÉGIO' NO CATAR"

"Hello babies', é a primeira frase que as jovens ararinhas-azuis costumam ouvir todos os dias no Catar. É o que dizem os cuidadores ao entrar nos aviários, como forma de sinalizar para as aves que quem está chegando é uma pessoa amiga.
O diretor do centro Al Wabra, Cromwell Purchase, profere o sinal antes mesmo de abrir a porta que dá acesso à sala onde são mantidas sete ararinhas nascidas neste ano na instituição. É uma oportunidade única de interagir com essas aves, pois a partir deste mês elas serão misturadas com um grupo de ararinhas mais velhas e o contato delas com seres humanos passará a ser extremamente limitado.
Araras e periquitos são pássaros muito inteligentes e podem estabelecer relações afetivas profundas com pessoas. Algo ótimo para produzir aves de estimação, mas péssimo no caso das ararinhas-azuis, já que o objetivo é devolvê-las à natureza e torná-las selvagens de novo. Quando mais elas evitarem os seres humanos e souberem se virar sozinhas, melhor.
As instalações do Al Wabra não são projetadas para visitação nem são um zoológico de extravagâncias do sheik. Engana-se quem imagina um oásis de jardins floridos e gaiolas de ouro. Os prédios são todos quadrados e sem graça, despidos de qualquer ostentação. Ainda que algumas espécies estejam lá de fato por um interesse particular do sheik, o objetivo que move a instituição é o da conservação.
Purchase está entusiasmado com o acordo de cooperação e a perspectiva de construir um criadouro na Caatinga. Mas sabe que não é fácil implementar ideias no Brasil. O Al Wabra já possui uma propriedade de 2 mil hectares em Curaçá, a Fazenda Concórdia, mas pouco conseguiu desenvolver ali.
O primeiro desafio será obter recursos para o novo centro. O Projeto Ararinha da Natureza não recebe dinheiro do governo federal - depende exclusivamente de um apoio financeiro da mineradora Vale (de R$3,6 milhões), que está próximo do fim e não há garantia de renovação do patrocínio. /H. E."


"CENTRO DE SOLTURA PRECISA SER CRIADO NA CAATINGA"
"Processo de adaptação vai incluir uso de maracanãs; último macho visto na natureza fez par com uma fêmea da espécie por anos"


"O calor seco do deserto catariano não deixa nada a dever para o do sertão nordestino; mas está longe de ser uma Caatinga. Para maximizar as chances de sobrevivência da ararinha-azul na natureza, dizem os especialistas, é importante que as aves selecionadas para a reintrodução sejam nascidas e criados no habitat original da espécie, adaptadas desde o início às condições locais de temperatura, umidade, iluminação, alimentação, etc.
Para isso será necessário construir um centro de reprodução e soltura de ararinhas-azuis na própria Caatinga; de preferência em Curaçá, município onde viveram os últimos exemplares conhecidos da espécie na natureza, e que tem boa parte desse habitat original ainda preservado. Essa foi uma das propriedades identificadas na reunião do Catar para a continuidade do Plano de Ação Nacional (PAN) da Ararinha-azul no Brasil - até como uma exigência dos criadores para enviar mais aves ao País no futuro.
'Precisamos ter ararinhas se reproduzindo na Caatinga o quanto antes; isso é crucial', esbravejou Martin Guth, presidente da Associação para Conservação de Papagaios Ameaçados (ACTP), na Alemanha, dono de um plantel de 12 ararinhas-azuis.
Ele propôs que o centro seja construído em 2016 e os experimentos de reintrodução comecem o mais rápido possível depois disso. Ideia acatada pelo grupo e que soou como música aos ouvidos do biólogo Pedro Develey: 'Tá na hora de soltar; não dá para esperar mais', avalia. 'O único jeito de aprender é fazendo'."


"Segundo ele, é inevitável que algumas ararinhas serão perdidas. 'Não existe projeto de reintrodução de fauna que não tenha perdas, faz parte do processo'. Mas é um custo que pode ser assumido, uma vez que a população de cativeiro vem crescendo de maneira estável.
A estratégia traçada pelo grupo seria fazer um primeiro experimento com araras de uma outra espécie nativa, chamada maracanã (que não está ameaçada), para ver como as aves criadas em cativeiro se adaptam ao ambiente inóspito da Caatinga. Por exemplo, se conseguem achar alimento, construir ninhos e evitar predadores naturais, como corujas e falcões.
O segundo passo - se esse primeiro roteiro der certo - seria soltar algumas ararinhas-azuis misturadas com maracanãs. Os cientistas sabem que as espécies convivem bem e se ajudam na natureza, pois o último macho livre de ararinha-azul passou anos 'casado' com uma maracanã, quando já não havia mais fêmeas da sua própria espécie para lhe fazer companhia.
Ninguém sabe ao certo o que aconteceu com esse último macho. Um vaqueiro disse tê-lo visto morto debaixo de um fio de alta tensão; mas a história circula entre os traficantes da região, segundo Kilma Manso, ambientalista que trabalhou muitos anos na Polícia Federal, é que ele foi capturado e vendido por meio milhão de dólares.
O risco de as ararinhas voltarem a ser alvos dos traficantes é uma preocupação constante do projeto. Segundo Develey, é preciso trabalhar em parceria com as comunidades locais,para que elas sejam as guardiãs das aves na natureza. 'A população de Curaçá está muito engajada e aguarda ansiosamente o retorno das ararinhas', diz.
Outra expectativa é com relação à criação de uma área protegida na região. 'Não basta reproduzir em cativeiro; temos de proteger o habitat, e isso é responsabilidade do Brasil', diz Develey. Uma proposta para criação de uma Área Relevante Interesse Ecológico, de 44 mil hectares, que cobriria a maior parte desse habitat, está em análise desde 2013 pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). 'Se criarem a área protegida, mandamos mais ararinhas', diz Guth. / Herton Escobar"


As informações foram retiradas do jornal O ESTADO DE S. PAULO - EDIÇÃO DIGITAL - nº 44 574 - Ano 136, págs. A20 e A21. Metrópole. 1 de novembro de 2015 (Acesso: 01/11/2015)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog