RETROSPECTIVA DA SEMANA CONHECIMENTO CEREBRAL:
SEGUNDA SEMANA DE NOVEMBRO


Nesta semana você acompanhou várias matérias sobre os mais diversos assuntos. Além de notícias nacionais e internacionais. Agora, convido-os para conhecer a Retrospectiva da Semana Conhecimento Cerebral: Segunda Semana de Novembro, que traz os destaques da semana no blogger. Tudo para te deixar bem informado do que aconteceu na semana passada. Veja abaixo, as mais lidas e seus respectivos resumos:

1º "WILLIAM MACSKILL EM A MELHOR MANEIRA DE AJUDAR"


Apesar de ter apenas 28 anos, o professor e filósofo William MacAskill já demonstra conhecimento por base em seus estudos sobre doações. Entre muito do que gosta de ressaltar sobre o assunto, MacAskill salientou que a melhor forma de ajudar é erradicando a miséria que todos os dias mata mais de 18 mil crianças na África. Essa, que deveria ser uma das maiores tragédias da humanidade não ganha tanto destaque na mídia global. Ou melhor, destaque algum. Poucos são os que realmente ressaltam a importância de atitudes realmente positivas para ao menos começar amenizando o problema até que, chegará acabá-lo. Um dos principais argumentos do jovem filósofo é que muitas pessoas doam pensando apenas no sentimento próprio de está bem consigo mesmo. E em alguns casos, pensam que esta ajuda irá trazer retorno. O que é lamentável segundo sua visão. 
Para entender melhor sobre sua filosofia de pensamento, não deixe de ler a entrevista completa em WILLIAM MACSKILL EM A MELHOR MANEIRA DE AJUDAR.

2º "A MARÉ DOS DESLOCAMENTOS HUMANOS"


Miséria, essa é a palavra sentida na pele por milhares de seres humanos, esquecidos pelo resto do planeta. Gente como a gente, que sonha, respira, mas antes de tudo isso, tem esperança de uma vida melhor. Para sofrer do caos de uma realidade cruel, aonde as guerras dominam, o medo é constante, onde o alimento é quase escasso, aonde eles, só tem uma única escolha: fugir para viver. E é assim que se forma A MARÉ DOS DESLOCAMENTOS HUMANOS.

3º DOSSIÊ CRIMES: "UM CRIME PARA A HISTÓRIA"


Apesar de ser um presidente popular nos EUA, John F. Kennedy também tinha muitos inimigos, alguns deles, desconhecidos e bem próximos. Foi assim que, num dia de passeio com a primeira-dama Jacqueline Kennedy, o presidente foi alvejado com tiros, que fizeram com que seu crânio se abrisse e parte da massa cinzenta de seu cérebro caísse no chão. John F. Kennedy jamais iria ver a luz do dia, e a partir daí, um crime começa a ser um dos mais difíceis de desvendar. Muitos ainda não veem solução para o mistério de seu assassinato em plena luz do dia, e na nação mais importante do planeta. Quem matou John F. Kennedy? Descubra mais detalhes sobre esse crime em UM CRIME PARA A HISTÓRIA.

4º "A ERA DA SOLIDÃO ACOMPANHADA"


Por que mesmo em um planeta tão populoso como a Terra, onde pessoas se cruzam diariamente, somos classificados como os novos Cybersolitários? Você já ouviu falar nessa palavra? Se sim, conhece muito bem o que ela significa. Se não, saiba que você pode não conhecer, mas asseguro que se classifica nessa simples palavra. Por quê? Vejamos...você certamente usa celular, ou melhor, na era de smartphones e iPhones, correto? Talvez a dependência seja tanto que, se ficar apenas alguns segundos sem mexer nele, parece que tudo virou um pesadelo. literalmente. Mas se acalme, você não é o único. Seja smartphones, iPhones, tablets, notebooks, enfim...tudo isso contribui para que fizéssemos parte de A ERA DA SOLIDÃO ACOMPANHADA.

5º "AS MIGRAÇÕES NO BRASIL"


Em algumas décadas passadas, mais precisamente entre os anos 1960 a 1980, grandes centros urbanos em expansão como São Paulo e Rio de Janeiro, recebiam milhares de brasileiros de outros estados, principalmente das regiões Norte e Nordeste, que viam ali uma forma de melhorar sua qualidade de vida, com um emprego melhor. Até mesmo europeus, fugindo de guerras como a II Guerra Mundial que durou até 1945. No entanto, após esse período, com o Brasil ganhando novos ares e se tornando emergente, as grandes indústrias começaram a se expandir para outros estados, e não mais especificamente para os do Sudeste. Hoje, a história é diferente, pois os migrantes são os haitianos, sírios, quenianos, entre outros povos de nacionalidades distintas, que buscam no Brasil, nova oportunidade de sobrevivência, fugindo de conflitos e acidentes naturais. E é assim que começa AS MIGRAÇÕES NO BRASIL.

6º "SISTEMA RIO GRANDE DEVE CHEGAR A 100% ATÉ O FIM DESTE ANO"


Finalmente, depois de tantas notícias ruins sobre a atual crise hídrica de São Paulo, as previsões apontam que, devido ao aumento de chuvas acima da média nesses últimos dois meses, o Sistema Rio Grande poderá operar com sua capacidade total até o fim de 2015. Para quem estava apreensivo com a dimensão da falda d'água no Estado, esta é uma notícia que chega em boa hora. No entanto, vale ressaltar que outros reservatórios como Alto do Tietê, que passou a atender a maioria da população do Cantareira que já estava operando no seu segundo volume morto, a situação ainda é crítica, e o mesmo opera com apenas 15,2% da capacidade.

Dados baseados na visualização do blogger Conhecimento Cerebral. Pesquisa feita entre 8 à 14 de novembro de 2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog