SAÚDE


As informações a seguir foram retiradas do site DIÁRIO DO GRANDE ABC, por isso o conteúdo pertence ao site. A divulgação das informações somente tem objetivo de levar informação a todos que acessam o Conhecimento Cerebral.

"AÇÃO REGIONAL CONTRA DENGUE FICA PARA JANEIRO"
"Prometido para este mês, plano de enfrentamento à doença do Consórcio ainda não está pronto"


Por: Vanessa de Oliveira

"Previsto para ser entregue neste mês, o Plano Regional de Combate à Dengue do Consórcio Intermunicipal Grande ABC ainda não está pronto. A expectativa é de o projeto seja finalizado na próxima semana e que as ações que visam o enfrentamento ao mosquito transmissor do mal (Aedes aegypti) em conjunto entre as sete cidades só tenham início em janeiro.
Conforme o Diário noticiou no domingo, os casos da doença na região tiveram alta de 554,7% quando comparados os números de janeiro a 16 de novembro com o mesmo período de 2014. Foram 7.352 casos autóctones (contraídos no município de residência da pessoa) neste ano.
Coordenador do GT (Grupo de Trabalho) Saúde da entidade regional e secretário da área em Santo André, Homero Nepomuceno afirma que não há prejuízo em iniciar os trabalhos só em 2016. 'Se pegarmos o número de casos até janeiro, vemos que as ocorrências são nenhuma ou muito baixas. O número de casos só começa a aumentar a partir de março. E, agora, as cidades estão fazendo ações dentro de seus territórios, que não estão atreladas ao lançamento desse plano regional'. 'Dá para manter essas ações (individuais) com bastante tranquilidade e, a partir de janeiro, promover as atividades compartilhadas', acrescenta.
Homero justifica que não era possível elaborar a estratégia conjunta antes que cada cidade fizesse seu próprio planejamento. 'Cada município é obrigado a fazer seu plano de contingência e o prazo de entrega ao governo do Estado terminou no último dia 20. O (plano) regional não é exigência, é uma iniciativa do Grande ABC'.
A proposta é que a partir da execução do plano seja montado comitê unificado, cujos representantes das sete cidades se reunirão semanalmente para acompanhar as ocorrências de dengue na região. Haverá também calendário de ações conjuntas de prevenção, principalmente nas áreas de divisa.
Para a criação de material de conscientização, o Consórcio reservou, segundo Nepomuceno, R$ 200 mil. O plano prevê ainda a divulgação semanal à imprensa dos casos de dengue confirmados e o apoio do Poder Judiciário para ter autorização de entrada em imóveis fechados."

"LEVANTAMENTO"

"O Ministério da Saúde divulgou ontem a Liraa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti), que aponta 199 municípios brasileiros em situação de risco de surto de dengue, chikungunya e zika.
Realizado em outubro e novembro, o Liraa teve adesão de 1.792 cidades participantes, entre elas quatro do Grande ABC (Santo André, São Bernardo, São Caetano e Mauá).
Os municípios da região receberam nível satisfatório, com menos de 1% das residências com larvas do mosquito em recipientes com água parada."


Informações retiradas do jornal DIÁRIO DO GRANDE ABC - VERSÃO DIGITAL, edição 16344 - Ano 58, pág. 1. Setecidades. 25 de novembro de 2015, quarta-feira (Acesso: 25/11/2015)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog