INTERNACIONAL


"TORNADOS DEIXAM AO MENOS 43 MORTOS NOS ESTADOS UNIDOS"
"Governadores dos Estados do Missouri e do Novo México declararam estado de emergência"


"GARLAND, Texas - As tempestades que atingiram o Sul, Sudoeste e Centro-Oeste dos Estados Unidos durante o feriado prolongado do Natal causaram inundações e tornados que mataram pelo menos 43 pessoas, além de derrubarem prédios e afetarem o transporte num período muito movimentado do ano.
O mau tempo e a ameaça de tempestades levaram os governadores dos Estados do Missouri e Novo México a declararem um estado de emergência. As cheias repentinas mataram pelo menos 13 pessoas no Missouri e Illinois.
Ainda no Missouri, as equipes de emergência removeram moradores de suas casas e realizaram dezenas de resgates em áreas alagadas, disse o governador Jay Nixon no domingo. Pelo menos oito pessoas foram mortas e várias estradas foram fechadas.
Nixon declarou estado de emergência, já prevendo que as chuvas contínuas iriam piorar a situação de locais alagados.
De acordo com as autoridades, mil casas foram danificadas ou destruídas, além de carros. A polícia tenta resgatar sobreviventes presos nos escombros, mas os trabalhos estão sendo prejudicados pelo mau tempo.
Três adultos e duas crianças estavam perto do vilarejo de Patoka, Illinois, situado a 137 quilômetros a leste de St. Louis, Missouri, quando seu carro foi arrastado pela enchente no sábado à noite, de acordo com Marion Country, médico-legista do condado de Troy Cannon.
No Texas, pelo menos 11 pessoas morreram na área de Dallas no fim de semana por causa de tornados, incluindo um com ventos de 322 quilômetros por hora. O fenômeno atingiu a cidade de Garland, matando oito pessoas e jogando veículos para fora da estrada.
- É devastação total - lamentou o porta-voz da polícia de Garland, tenente Pedro Berineau. - É muito difícil ser atingido por uma tempestade terrível um dia depois do Natal.
Três outras mortes foram relatadas na área metropolitana de Dallas, quarto Estado mais populoso dos Estados Unidos, com cerca de 7 milhões de habitantes. Dezenas de pessoas ficaram feridas na região.
Furacões poderosos são um fenômeno comum na primavera e verão nos Estados centrais do país, mas ocorrem com menos frequência no inverno, de acordo com dados dos climatologistas dos EUA."

Informações retiradas do site O GLOBO, 28 de dezembro de 2015 (Acesso: 28/12/2015)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog