MUNDO


"OBAMA E PUTIN DEBATEM SÍRIA E TURQUIA EM ENCONTRO"


"Os presidentes dos EUA, Barack Obama, e da Rússia, Vladimir Putin, conversaram brevemente nesta segunda (30), em Paris, sobre a guerra na Síria e o episódio em que a Turquia derrubou um avião russo após suposta invasão de seu espaço aéreo.
O encontro, de 30 minutos, ocorreu paralelamente à COP21, conferência do clima das Nações Unidas.
Segundo a Casa Branca, Obama pediu à Rússia que concentre sua ação na Síria para combater a facção terrorista Estado Islâmico (EI) e reforçou a posição de que a solução do conflito passa pela saída do ditador Bashar al-Assad, aliado de Moscou.
Também foi abordado o incidente em que as Forças Armadas da Turquia derrubaram um avião russo, na semana passada. Segundo o governo de Ancara, o espaço aéreo do país foi invadido. Moscou nega a alegação.
O vice-conselheiro de Obama para assuntos de segurança nacional, Ben Rhodes, disse que o presidente americano expressou suas condolências, mas enfatizou a necessidade da Rússia e Turquia superarem o episódio para 'evitar desdobramentos que impeçam o progresso que precisamos fazer juntos para resolver a situação na Síria'.
Segundo Rhodes, Obama planeja se encontrar na terça (1º) com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, para fazer o mesmo pedido.
Em Bruxelas, onde se reuniu com o secretário-geral da Otan (aliança militar da qual a Turquia é membro), o premiê Ahmet Davutoglu descartou qualquer pedido formal de desculpas.
'A proteção do espaço aéreo turco é um dever, e nosso Exército fez seu trabalho'.
Segundo o embaixador americano na Otan, Douglas Lute, os EUA possuem informações que corroboram a versão turca, de invasão do espaço aéreo."

"TROCAS DE FARPAS"

"A jornalista na COP21 Putin disse que a Turquia derrubou o avião militar russo para proteger rotas de tráfico de petróleo que o governo de Ancara compra do EI.
'Recebemos mais informações que confirmam, infelizmente, que grandes quantidades de petróleo extraído de zonas sob o controle do Estado Islâmico estão entrando no território turco. A decisão de derrubar o avião foi feita para defender essas rotas'.
Na semana passada, a Rússia já havia feito a mesma denúncia, classificada de 'calúnia' pelo presidente turco.
Para Recep Tayyip Erdogan, as acusações carecem de provas. 'Não é moral acusar a Turquia de comprar petróleo do EI. Se há provas, deveriam mostrá-las. E se for provado, sairei do meu cargo. E digo ao senhor Putin: E você? Ficará em seu cargo se não for?', disse em Paris."


Informações retiradas do jornal FOLHA DE S. PAULO - EDIÇÃO DIGITAL - nº 31.653, pág. A10. Mundo. 01 de dezembro de 2015, terça-feira (Acesso: 01/12/2015)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog