RETROSPECTIVA DA SEMANA CONHECIMENTO CEREBRAL: PRIMEIRA E SEGUNDA SEMANA DE DEZEMBRO

Nesta semana, você pode acompanhar matérias sobre os mais diversos assuntos, além de notícias nacionais e internacionais. Agora, convido-os a conhecer a Retrospectiva da Semana Conhecimento Cerebral: Primeira e Segunda Semana de Dezembro, que traz os destaques da semana no blogger. Tudo para te deixar bem informado sobre o que aconteceu na semana passada. Veja abaixo, as mais lidas e seus respectivos resumos:

1º "TERRORISMO EM CASA"


Após os últimos episódios de ataques terroristas chocantes, dentre eles a bomba que faz o avião russo com 224 pessoas cair no Egito, e os ataques em Paris, mais um caso chama a atenção, mas desta vez, o público alvo são os americanos. Syed Rizwan Farook, filho de paquistaneses, mas nascido nos Estados Unidos, conheceu a paquistanesa Tashfeen Malik, pela internet. Eles casaram no ano passado e, tiveram uma filha. Até então, ninguém imaginava que este pacato casal planejava tamanha atrocidade.
Após uma discussão envolvendo religião em uma festa na empresa onde trabalhava, Syed saiu enfurecido do local. Ao voltar, já na presença da esposa, o casal fortemente armado, começou a atirar nas pessoas das festas. Na tragédia, quatorze pessoas morreram, e mais vinte e uma ficaram ferida. Após fugiram e serem seguidos pela polícia, o casal foi morto. Segundo a investigação local, o crime foi planejado já que, na casa onde moravam, foram encontradas mais armas e munições.
Apesar de não ter confirmado, o casal tinha ligação com o grupo terrorista Estado Islâmico (EI), responsável pelos ataques citados no começo deste resumo.
Saiba mais detalhes deste crime TERRORISMO EM CASA.

2º "COMO EVITAR O RACIONAMENTO"


O racionamento de água já é real e vivido por vários brasileiros ao redor do país. A situação que, até então, era presente fortemente na região Norte e Nordeste, agora virou realidade em estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais e mais drástico, em São Paulo, considerado o exemplo mais nítido do que a falta de chuvas atrelada a escassez de água, podem fazer em grandes cidades. O estado mais populoso do país viveu o ápice da escassez no decorrer do ano. Após medidas como multas e bônus, no caso de economia, as torneiras ficaram horas ou até mesmo alguns dias, sem que uma gota caísse na mão de quem a abria. Por isso, esta matéria que, apesar de ter sido publicada em setembro de 2014, já alertava sobre o perigo e as consequências da falta d'água.
Tema bastante discutido ao longo do ano, principalmente nas escolas e vestibulares, disponibilizamos além da matéria que conta em detalhes as consequências deste evento, um vídeo que demonstra o que pode causar, ou já vem causando no país. 
Para ler mais e assistir ao vídeo, clique em COMO EVITAR O RACIONAMENTO.

3º ÁGUA DEMAIS E ÁGUA DE MENOS: "ÁGUA DE MENOS"


Neste especial, publicado pelo jornal Folha de S. Paulo, no dia 09 de novembro, você perceberá dois eventos paralelos que acontece no mesmo país: o Brasil. Enquanto agricultores e outras pessoas que, produzem frutas e vinhos, perdem suas colheitas e acumulam grandiosos prejuízos causados por uma das maiores crises hídricas da história, como o caso da seca do rio São Francisco, parque aquáticos são planejados e ampliados em outros estados.
Saiba mais sobre essa contradição em ÁGUA DEMAIS E ÁGUA DE MENOS: "ÁGUA DE MENOS".

4º WILLIAM MACASKILL EM A MELHOR MANEIRA DE AJUDAR


Você já pensou sobre como seu dinheiro é usado nas instituições onde você faz doações? Apesar de "transparentes", ou tentar passar esta imagem, muitas organizações usam as doações de forma inapropriada. E o que você acha que deve ser motivo para sua doação? Que situação é mais necessária? São perguntas que, apesar de não serem feitas com frequência, quando lembradas, geram curiosidade e de certa forma, algum interesse. Pensando nisso, o jovem filósofo de 28 anos, William MacAskill desenvolveu trabalhos universitários, além de ser co-fundador de duas organizações que juntas, obtiveram o equivalente a US$ 400 milhões em doações. Qual o segredo disso? E qual é a melhor forma de ajudar?
Saiba na entrevista com MacAskill em WILLIAM MACASKILL EM A MELHOR MANEIRA DE AJUDAR.

5º DOSSIÊ CRIMES: "JACK, O ESTRIPADOR"


Você certamente, já deve ter ouvido falar em Jack, O Estripador, não é mesmo? Mas você sabe o que foi e fez este personagem tão conhecido?
O serial killer que, no século 19 era tão temido por mulheres, principalmente prostitutas, ganhou a fama através de seus hábitos nada normais. Jack, tinha mania de, após matar suas vítimas, todas femininas, segundo relatos, extrais órgãos como os seios e a vagina, e em alguns casos, como afronta aos investigadores da época, mandava-os via correspondência. O apelido surgiu depois da manchete de um jornal.
Além de conhecer mais detalhes sobre este personagem, você poderá acompanhar o documentário produzido pela National Geographic sobre ele. Saiba mais em JACK, O ESTRIPADOR.

6º "O HAITI NÃO É AQUI"


Recentemente, um caso chocante e vergonhoso, ganhou destaque na mídia do país, e até mesmo, no exterior. O assassinato covarde do haitiano Fetiere Sterlin, que vivia com a mulher no estado de Santa Catarina, Sul do país. Sterlin que foi assassinado por motivo fútil, por um grupo de adolescentes a facadas e golpeado por uma barra de ferro, foi agredido sem motivo. Segundo relatos, o caso seria mais um de xenofobia. Isso porque, apesar do número de haitianos que vivem na comunidade, o estado de Santa Catarina e a região Sul, tem o menor número de pessoas negras, e por isso, pessoas dessa raça 'provocariam preconceito nos moradores locais'. Fato é que, os haitianos e muitos estrangeiros também, vítimas de todo tipo de violência, já não veem o Brasil como uma casa segura.
Saiba mais sobre essas histórias em O HAITI NÃO É AQUI.

Dados baseados na visualização do blogger Conhecimento Cerebral. Pesquisa feita entre os dias 29 de novembro e 12 de dezembro de 2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog