CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA SAÚDE!


"NÃO DEIXE A DEPRESSÃO TOMAR CONTA DE VOCÊ!"


Por: Dr. Sergio Baldassin
      PROFESSOR DA DISCIPLINA DE PSIQUIATRIA DA FACULDADE DE MEDICINA DO ABC

"A depressão é classificada como transtorno mental de longa duração. Durante a vida, uma pessoa pode ter de duas a cinco crises deste que já é o transtorno incapacitante mais frequente nas Américas. Atinge duas vezes mais mulheres do que homens e não distingue idade ou classe social. O diagnóstico é confirmado após 15 dias de recorrência de sintomas como tristeza constante, angústia, queda da autoestima, problemas de sono, falta de interesse nas atividades diárias, sentimento de culpa, perda de peso, variações de humor e pessimismo.
Quando associada a alguma doença cardíaca, pode aumentar a mortalidade de duas a quatro vezes por prováveis alterações na coagulação do sangue. A depressão ocorre quando os níveis de algumas substâncias - como a serotonina, produzida no cérebro para estimulação dos neurônios - estão baixos. Na prática, o paciente não consegue enfrentar o mundo e pode se culpar todo o tempo, justamente por não conseguir trabalhar, cuidar dos amigos e dependentes, tampouco realizar tarefas normais do dia a dia. Em graus avançados, 15% podem tentar o suicídio.
As causas mais comuns que podem desencadear a depressão são fatores biológicos e genéticos, doenças crônicas como câncer ou diabetes, solidão e motivos situacionais, como a perda de um ente querido, demissão do emprego, acidentes, sequestro, problemas financeiros, divórcio e uso de drogas.
O tratamento é com uso contínuo de medicamentos antidepressivos, sempre combinado com psicoterapia, que tem por objetivo ensinar o paciente a lidar com os problemas. A terapia dura normalmente de seis meses a cinco anos. Mesmo o paciente seguindo todas as recomendações, as estatísticas mostram que é possível que tenha de dois a cinco novos episódios de depressão ao longo da vida.
Vale ressaltar que o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são eficazes em até 80% dos casos de depressão."

"FIM DA LINHA"

"O suicídio é considerado grave problema de saúde pública em todo o mundo. Na maioria dos casos está relacionado a transtornos mentais - principalmente à depressão -, assim como ao abuso de álcool e drogas. Em média, 25% dos pacientes com depressão que não recebem tratamento e acompanhamento adequados tentam o suicídio - 50% com êxito. As mulheres tentam se suicidar mais que os homens, porém, os homens o fazem com maior índice de efetivação. Ao contrário do que se diz, a maioria, de alguma maneira, avisa antes de tentar o suicídio. Entre as medidas preventivas estão o tratamento e acompanhamento adequado da depressão. Por isso, antes de achar que é frescura ou falta de vontade de encarar seus problemas, busque ajuda o quanto antes e não permita o avanço da doença."


A matéria acima foi retirada da revista MedABC - INFORMATIVO MENSAL DA FACULDADE DE MEDICINA DO ABC - Ano I - nº 4, pág. 4. Outubro de 2015. Todos os direitos autorais reservados à revista MedABC.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog