CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA SAÚDE!


"PREVENÇÃO EM CÂNCER DE MAMA"



Por: Dr. Guerino Barbalaco Neto
MÉDICO MASTOLOGISTA E COORDENADOR DO SETOR DE MASTOLOGIA DO HOSPITAL DA MULHER "MARIA JOSÉ DOS SANTOS STELIN", EM SANTO ANDRÉ

"Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo de câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Representa cerca de 25% de todos os tipos de câncer diagnosticados nas mulheres e é o tumor mais comum entre as brasileiras, com exceção do câncer de pele não melanoma. Para o Brasil, em 2015 são esperados 57.120 novos casos de câncer de mama, com risco estimado de 56,09 casos a cada 100 mil mulheres.
Trata-se de doença grave, mas que pode ser curada. Quanto mais cedo for detectada, mais fácil será curá-la. O sintoma mais comum é o aparecimento de um 'caroço'. Nódulos que são indolores, duros e irregulares têm mais chances de ser malignos, mas há tumores que são macios e arredondados. Portanto, é importante ir ao médico.
Se no momento do diagnóstico o tumor apresentar menos 1 centímetro (estágio inicial), as chances de cura chegam a 95%. Quanto maior o tumor, menor a probabilidade de vencer a doença. A detecção precoce é, portanto, estratégia fundamental na luta contra o câncer de mama.
O principal método para o diagnóstico precoce é a mamografia - uma radiografia das mamas realizada por equipamento denominado mamógrafo -, que permite a visualização de pequenas alterações, possibilitando o diagnóstico do câncer em fase inicial. A finalidade do rastreamento mamográfico é justamente essa: identificar um tumor ainda não palpável, quando são elevadas as possibilidades de cura.
É importante que a mulher faça a primeira mamografia entre 35 e 40 anos. Depois dessa idade, o exame deve ser feito anualmente a partir dos 40 anos, sempre levando as mamografias anteriores para comparar possíveis alterações. Em casos específicos, o médico pode solicitar a realização do exame preventivamente para pacientes mais jovens. A história das mamas são as imagens contidas nas mamografias."

"OUTUBRO ROSA"

"Mês passado acompanhamos as diversas movimentações da campanha mundial conhecida como 'Outubro Rosa', cujo objetivo é conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
O movimento Outubro Rosa surgiu em 1990 durante a primeira 'Corrida pela Cura', em Nova York, que desde então promove a ação anualmente. Entretanto, somente em 1997 entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro dos trabalhos. Hoje o Outubro Rosa é realizado em diversos países pelo mundo. No Brasil, a primeira iniciativa nesse sentido ocorreu em 2002, com a iluminação do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, na Capital. Daí em diante passou a ser repetida anualmente em vários cantos do país."



A matéria acima foi retirada da revista MedABC - FACULDADE DE MEDICINA DO ABC - Ano I - nº 5, pág. 7. Novembro de 2015. Todos os direitos autorais são reservados exclusivamente à revista MedABC.



SUGESTÃO

Após a leitura, separamos um pequeno vídeo produzido pelo canal do You Tube, Clínica IMEB, que explica um pouco sobre os sintomas da doença. O idioma é o português.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog