RETROSPECTIVA DA SEMANA CONHECIMENTO CEREBRAL:
SEGUNDA SEMANA DE JANEIRO

Na semana passada, você pôde acompanhar várias matérias, inclusive notícias nacionais e internacionais, no blogger Conhecimento Cerebral. Por isso, agora, convido-os a conhecer a Retrospectiva da Semana Conhecimento Cerebral: Primeira Semana de Janeiro, que mostrará quais foram os destaques e seus respectivos resumos:

1º ATUALIDADES:VESTIBULAR E ENEM
CONTAMINAÇÃO DE MANANCIAIS REDUZ A OFERTA DE ÁGUA


O verão de 2014-2015 foi o mais quente dos últimos oitenta anos. A época que é uma das mais chuvosas do ano. Mas nem isso foi suficiente para que,  a seca do sudeste se transformasse em um dos maiores pesadelos da população das cidades metropolitanas, principalmente São Paulo e Região, que tiveram o maior sistema de abastecimento, o Cantareira, responsável por abastecer 9 milhões de pessoas, se esvaziasse por completo, e pela primeira vez, o volume morto - reserva de água dividida em três níveis que pode ser usada em caso de esvaziamento do volume normal. Para se der uma ideia da gravidade do problema, o Sistema Cantareira teve o terceiro e último nível do volume morto utilizado no ano passado. Mas isso não foi suficiente. Como o nível pluviométrico não ocorreu como previsto, outros reservatórios passaram a ser usados para abastecer parte da população do Cantareira, o maior aconteceu com o Alto do Tietê, que teve um dos mais baixos níveis de água de sua história. A possível falta d'água que antes era ignorada pela população, agora estava presente em praticamente todos os dias. E o estado de São Paulo não foi o único. Rio de Janeiro, Minas Gerais e outros também viveram seus dias de sede.
Para ler a matéria completa, que ainda traz dois vídeos explicativos sobre o tema, acesse CONTAMINAÇÃO DE MANANCIAIS REDUZ A OFERTA DE ÁGUA.

2º RESPOSTAS DOS EXERCÍCIOS SOBRE FONEMAS: AS MENORES UNIDADES DA FALA


Você gosta de treinar seus conhecimentos? Se sim, este parece o lugar certo. Na série de matérias Gramática: O Português diferente da Fala, trazemos um explicativo sobre os fonemas, que além de ajudar na divisão silábica, são de extrema importância para o conhecimento e estudos. Este conteúdo é cobrado tanto em vestibulares, quanto em concursos públicos. Após a leitura de FONEMA: AS MENORES UNIDADES DA FALA, você pode responder os exercícios e conferir quantas acertou.
Está preparado? Então não deixe de conferir RESPOSTAS DOS EXERCÍCIOS SOBRE FONEMAS: AS MENORES UNIDADES DA FALA.

3º WILLIAM MACASKILL EM A MELHOR MANEIRA DE AJUDAR


A entrevista com William MacAskill, é a postagem que mais tempo esteve na Retrospectiva Conhecimento Cerebral, além de ser a mais acessada. O jovem filósofo e professor universitário de universidades de apenas 28 anos, chama atenção para o fato de 'criticar' a forma como as 'pessoas acham que ajudam os outros, mas na verdade, só pensam em si mesmas, no seu bem-estar'. Além disso, MacAskill alerta para a onda crescente de instituições de caridade que, na verdade, não fazem nenhum trabalho beneficente. Outro detalhe importante, citado por ele, é que a maior miséria e tragédia humana não é as mais noticiadas, mas sim, aquelas que dificilmente, se tem ouvido falar em jornais, revistas e na mídia em geral. A maior delas, que mata cerca de 80 mil crianças e adultos todos os dias, é a fome. Para ele, a melhor maneira é tentar exterminar esse tipo de situação, a mais grave sem dúvida alguma.
Leia a entrevista completa em WILLIAM MACASKILL EM A MELHOR MANEIRA DE AJUDAR.

4º A MÁQUINA DO SOL


Desde a descoberta que a fusão do urânio gera energia nuclear, o mundo tem se curvado para essa que, além de produzir energia, dá poder de também, se produzir as maiores armar nucleares e mais perigosas. Enquanto traz bem, a pressão sob ameaça de uma guerra ou bomba do gênero, faz que todos fiquemos em alerta constante. Motivos para isso, não faltam. No entanto, agora, o novo empreendimento mundial é fazer o maior de todos os reatores nucleares já existentes, com sede na França, mas que tem EUA, UE e China, sob mandantes. Este será o maior produtor de energia nuclear já existente. 
Quer saber mais? Então acesse A MÁQUINA DO SOL.

5º GRAMA SINTÉTICA PODE SER O FUTURO DA ENERGIA EÓLICA


A busca para encontrar energia sustentável é uma das mais noticiadas dos últimos tempos. A preocupação é devido ao aquecimento global, e com a última COP21, no qual várias nações se comprometeram em reduzir suas emissões de CO2 e gases poluentes. Se encontrarem uma fonte de energia renovável eficiente, este pode ser um dos melhores métodos de reduzir os danos do efeito estufa até o final do século. Pensando nisso, já está em experimento um tipo de grama sintética, feita com tirinhas de plástico colocadas em um painel. A novidade é que, essa grama é mais eficiente que a energia eólica comum, produzida pela força dos ventos. Entretanto, ainda há muitas críticas em torno deste método. Alguns especialistas alegam que, o material usado nas tirinhas de plástico, que possui uma camada com nanofios de óxido de índio-estranho (OIE), além de difícil acesso, é tóxica.
Para ler mais sobre essa ideia e notícia, clique em GRAMA SINTÉTICA PODE SER O FUTURO DA ENERGIA EÓLICA.

6º A CHANTAGEM ATÔMICA


Falando em energia nuclear, há pouco mais de uma semana, o mundo voltou sua atenção à notícia de que, a Coreia do Norte, um dos inimigos nucleares mais perigosos, teria testado sua nova bomba H, um artefato feito de hidrogênio e termonuclear, com alto poder de destruição. A afirmação do ditador norte-coreano, Kim jong-un, era sustentada pelos relatos de que, países como China, sentiram abalos sísmicos, possivelmente causados por bombas destruídas em subsolo. O abalo de 5,1 pontos na escala Richter, preocupou não somente os inimigos norte-coreanos, como os EUA e a UE, como também, China, principal aliada da Coreia do Norte, que se enfureceu ao não ser avisada antecipadamente dos planos norte-coreanos. Entretanto, a afirmação de Kim jong-un é contestada por diversas agências e especialistas do gênero, que afirmam que abalo sentido não teria sido causado por uma bomba H, mas sim, por uma bomba convencional.
Para ler mais sobre o caso, acesse A CHANTAGEM ATÔMICA.

Dados baseados na visualização do blogger Conhecimento Cerebral , entre os dias 10 a 16 de janeiro de 2016.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog