CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA ALIMENTAÇÃO!


"AZEITE BRINDA OS OLHOS DOS DIABÉTICOS"
"Estudo espanhol sugere que um cardápio rico nesse óleo protege a retina de quem tem glicose de sobra no sangue"


Por: Débora Fiorini

"Em experiência do Instituto de Saúde Carlos III, na Espanha, 3 614 diabéticos do tipo 2 de 55 a 80 anos foram incentivados a fazer uma das seguintes dietas: mediterrânea enriquecida com azeite extravirgem; mediterrânea turbinada com oleaginosas; ou uma alimentação com baixo teor de gordura. Após seis anos de acompanhamento, os pesquisadores concluíram que a opção com bastante azeite de oliva diminui em até 44% o risco de retinopatia - uma das principais causas de cegueira nesse grupo. Segundo a nutróloga Liliane Oppermann, de São Paulo, a dieta mediterrânea, que privilegia peixes e vegetais, por si só é benéfica. Mas o azeite tem suas virtudes: rico em gorduras boas e antioxidantes, ele ameniza o estresse oxidativo, a resistência à insulina e os processos inflamatórios. E esse combo evitaria prejuízos aos olhos de quem convive com a alta de açúcar."

O QUE É A RETINOPATIA DIABÉTICA?
Quando a glicose permanece lá em cima, os vasinhos da retina, no fundo do olho, acabam danificados. Isso significa que se tornam mais suscetíveis a um rompimento e, consequentemente, a hemorragias - o que compromete a capacidade de enxergar.


A matéria acima foi retirada da revista SAÚDE É VITAL, nº 397, pág. 9. Dezembro de 2015. Todos os direitos autorais são reservados exclusivamente à revista SAÚDE É VITAL e a Editora Abril.


SUGESTÃO

Separamos uma pequena reportagem sobre os benefícios do azeite, que conta os tipos e ainda tem uma receita. As imagens são do You Tube, e o idioma é o português.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog