SAÚDE


"TESTES DE VACINA PARA O ZIKA VÃO DEMORAR, DIZ OMS"
"Segundo a organização, em até oito semanas sairá a resposta se o zika vírus realmente causa microcefalia e síndrome de Guillain-Barré"


"A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta sexta-feira que os testes clínicos em larga escala de vacinas contra o zika vírus não devem começar em menos de um ano e meio. Ainda segundo a entidade, 15 empresas estão trabalhando no desenvolvimento do imunizante e dois parecem promissores. Um é desenvolvido pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos e o outro pelo laboratório indiano Bharat Biotech.
'Apesar do cenário encorajador, não ocorrerão testes clínicos em grande escalas de vacinas em menos de 18 meses', disse Marie-Paule Kieny, vice-presidente da OMS encarregada do departamento de Sistemas de Saúde e Inovação.
A OMS garantiu também que daqui a quatro ou oito semanas deverá sair a resposta definitiva sobre a associação do zika com microcefalia e a síndrome de Guillain-Barré, como suspeitam os cientistas.
Responsável por uma grande epidemia na América Latina, o vírus foi considerado uma emergência de saúde pública internacional pela OMS. Embora seus sintomas sejam leves, é especialmente perigoso para mulheres grávidas, porque pode estar associado a casos de microcefalia em crianças cujas mães foram infectadas durante a gravidez. Suspeita-se também que ele seja responsável pelo aumento no número de casos da síndrome de Guillain-Barré, uma doença neurológica."

(com AFP)

Notícia retirada do site VEJA.com, 12 de fevereiro de 2016 (Acesso: 12/02/2016)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog