CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA ALIMENTAÇÃO!


"OVO AJUDA A ABSORVER NUTRIENTES DA SALADA"
"Mas, para a tática funcionar, é importante manter a gema no prato, como indica um experimento americano"


"Não é de hoje que os cientistas sabem que gordura facilita o aproveitamento dos carotenoides, substâncias presentes em vegetais amarelos, vermelhos e laranja e bastantes associadas à prevenção de doenças. Daí o conselho de temperar a salada com o azeite de oliva. Agora, uma equipe da Universidade Purdue, nos Estados Unidos, percebeu que o ovo de galinha também abre as portas para os carotenoides. Na pesquisa, 16 voluntários tiveram de comer três tipos de salada em momentos diferentes: uma só com vegetais, outra com um ovo e meio mexido e uma terceira com três ovos mexidos. Foi na última refeição que ocorreu a maior absorção dos nutrientes bem-vindos. Mas, nesse caso, não adianta abrir mão da gema. 'É nela que está a maior parte da gordura do ovo', justifica a nutricionista Carla Cristina de Morais, mestre em nutrição e saúde pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Embora o trabalho tenha sido feito com a versão mexida, na sua casa você pode apostar na opção cozida. Só não exagere."

DUPLAS DE SUCESSO
Outras combinações para aproveitar melhor os nutrientes

ARROZ + FEIJÃO: O arroz possui metionina e o feijão, lisina. Quando esses dois aminoácidos se juntam, temos uma proteína de alto valor biológico, ou seja, completa e prestativa para o organismo.

FEIJÃO + FRUTA CÍTRICA: O feijão é rico em um tipo de ferro mais difícil de ser aproveitado. Mas, se uma fonte de vitamina C, como a laranja, entra na jogada, o mineral é mais bem absorvido.

BANANA + FARELO DE TRIGO: Esses alimentos têm fibras diferentes. Enquanto a banana fornece a versão solúvel, que reduz o colesterol, o farelo de trigo de fonte de fibra insolúvel, parceira em casos de constipação.

A nutricionista Cristiane Cominetti, da UFG, lembra que a recomendação de consumo atual é de um ovo por dia.

A matéria acima foi retirada da revista SAÚDE É VITAL, nº 396, pág. 11. Novembro de 2015. Todos os direitos autorais são reservados exclusivamente à revista SAÚDE É VITAL e a Editora Abril.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog