RETROSPECTIVA DA SEMANA CONHECIMENTO CEREBRAL:
SEGUNDA SEMANA DE ABRIL

Na semana passada você pode acompanhar matérias e notícias nacionais e internacionais . Agora, convido-os a conhecer a Retrospectiva da Semana Conhecimento Cerebral: Segunda Semana de Abril, que traz os destaques da semana no blogger.

1º SAÚDE: "NÚMEROS DE CIDADES COM EPIDEMIA DE DENGUE NO BRASIL AUMENTA 322%"


Há mais de um século que a dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, preocupa os brasileiros. No entanto, mesmo com o passar do tempo, a cada ano, um novo recorde de casos assusta a população. Não foi diferente nos meses finais de 2015, época de transição entre a primavera e verão, estações quentes preferidas pelo mosquito transmissor da doença. Em 2015, 135 municípios notificaram casos da doença, que ficou em 300 casos por 100 mil habitantes. Número bem acima do registrado em 2014. 
Para conferir em detalhes a notícia, acesse "NÚMEROS DE CIDADES COM EPIDEMIA DE DENGUE NO BRASIL AUMENTA 322%".

2º RESPOSTAS DOS EXERCÍCIOS SOBRE FONEMAS: AS MENORES UNIDADES DA FALA


Você sabe o que são fonemas? Conhecidos como as menores unidades sonoras da fala, os fonemas são de extrema importância para um bom entendimento da Língua Portuguesa. Muito cobrados em vestibulares e concursos públicos, você descobrirá uma matéria detalhada e explicativa sobre o assunto, com direito a exercícios de fixação, e depois você poderá conferir as respostas. Acesse RESPOSTAS DOS EXERCÍCIOS SOBRE FONEMAS: AS MENORES UNIDADES DA FALA.

3º REDAÇÃO DISSERTATIVA: COMPARAÇÃO


Na série REDAÇÃO DISSERTATIVA, você aprenderá algumas técnicas importantes deste gênero tão cobrado no Enem, vestibulares e concursos públicos. Saiba como é feita em detalhes, a REDAÇÃO DISSERTATIVA: COMPARAÇÃO.

4º "QUEM VÊ CARA NÃO VÊ NUTRIENTE"


Além de contribuir para a cultura do desperdício, ao escolher alimentos "esteticamente bonitos" você pode está comendo "lebre pensando que é coelho". Isso porque, muitas vezes, a aparência bonita significa que aquele alimento recebeu altas doses de agrotóxicos, o que significa que você está comendo altas doses de veneno. No entanto, como alerta vários especialistas, a aparência do alimento, muitas vezes fora do padrão, é característico da própria natureza. Ou seja, não significa que ele está estragado ou impróprio para o consumo. Os números alarmantes do desperdício na agricultura, provam que este hábito faz mal tanto para o planeta, como também para a própria saúde.

5º "BRINQUEDOS ASSASSINOS"


Nesta divertida matéria você relembrará brinquedos que fizeram você sentir muito medo. Além de histórias horripilantes, você descobrirá que alguns brinquedos podem ser na verdade, armas para a própria criança.
Não perca tempo e conheça "BRINQUEDOS ASSASSINOS".

6º ARTUR TIMERMAN "É IMPOSSÍVEL ACABAR COM O MOSQUITO"


Há dois anos atrás, a grande preocupação referente ao mosquito Aedes aegypti, era a epidemia de dengue quando começava a época de calor no país. Mas desde o ano passado, este mosquito começou a alastrar outras duas doenças: a febre chikungunya e o zika vírus. Este último, começou no Nordeste do país, e aos poucos atingiu outros estados. Inclusive, outros países, como Estados Unidos e Europa, que deveriam estar imune à doença por causa do clima extremamente frio, predominante do inverno, tiveram alguns casos, inclusive envolvendo mortes de pessoas infectadas. 
Segundo Artur Timerman, presidente da Sociedade Brasileira de Dengue e Arboviroses, é impossível acabar com o mosquito, que já faz parte do Brasil. O que deve-se fazer com extrema urgência, é a criação de medicamentos e vacinas para amenizar o efeito da doença em suas vítimas. Infelizmente, como ele disse, o governo pouco investe em pesquisas desse tipo, o que acaba agravando uma epidemia desse tipo.

Dados baseados na visualização do blogger Conhecimento Cerebral, 03 a 09 de abril de 2016.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog