RETROSPECTIVA DA SEMANA CONHECIMENTO CEREBRAL:
QUARTA SEMANA DE ABRIL

Na semana passada você pode acompanhar várias matérias, além de notícias nacionais e internacionais. Agora, convido-os a conhecer a Retrospectiva da Semana Conhecimento Cerebral: Quarta Semana de Abril, que traz os destaques da semana no blogger.

1º SAÚDE: "NÚMEROS DE CIDADES COM EPIDEMIA DE DENGUE NO BRASIL AUMENTA 322%"


Quando 2015 terminou, levou com ele, o maior recorde de casos diagnosticados e confirmados de dengue. A cada ano, o Brasil tem novos casos da doença, mas no ano passado, este aumento chegou a 322%, um recorde assustador. Foram mais de 300 casos por 100 mil habitantes. Além disso, 135 municípios confirmaram os casos nos seus habitantes. Para se ter uma ideia da gravidade do problema, no mesmo período de 2014, esse número chegou a apenas 32 cidades.

2º ARTUR TIMERMAN DIZ "É IMPOSSÍVEL ACABAR COM O MOSQUITO"


Para o infectologista Artur Timerman, que tem estudado o aumento dos casos de dengue, zika vírus e febre chikungunya, nosso tempo de decretar que devíamos acabar com o Aedes aegypti, transmissor das três doenças, acabou. Para ele, 'é impossível acabar com o mosquito'. No entanto, diz que amenizar os danos provocados pelo inseto, é outra conversa. Em sua entrevista, ele conta mais detalhes sobre isso.

3º CONFLITOS INTERNACIONAIS "EXPLOSÃO POR BOMBA EM ÔNIBUS EM JERUSALÉM FERE 16 PESSOAS"


Uma explosão produzida por bomba acabou destruindo um ônibus em Jerusalém na segunda-feira (18). Segundo informações, pelo menos 16 pessoas pessoas ficaram feridas.
Este tipo de ataque, atualmente, é raro na região que costuma ter ataques religiosos. Os últimos e mais intensos, ocorreram entre 2000 a 2005.

4º REDAÇÃO: APRENDA COM OS JORNAIS ESTRATÉGIAS PARA PERSUADIR


O que é persuasão? É convencer a quem queira, que suas ideias são melhores. Assim é, com a redação. Nesta matéria, você aprenderá como criar argumentos contundentes e persuadir o leitor, assim como o corretor do exame. É de extrema importância que as conheça com detalhes, para que sua redação fique o melhor possível.

5º "MEU DIREITO DE MORRER"


A notícia de uma doença grave como o diagnóstico de câncer, sempre é muito desconfortável e preocupante. Além de tratamento, e novos hábitos para combater a doença, o paciente precisa preocupar-se com muitas outras coisas. Às vezes, uma delas é, se quer ou não continuar vivo até que todos os tratamentos sejam feitos, e com alguma chance, insuficientes para curar a pessoa com a doença. O suicídio, é um dos métodos mais usados em todo o mundo para que a pessoa, sem mais chances de tratamentos, tire sua própria vida. Mesmo que isso seja ilegal. A polêmica que envolve este assunto é maior do que possamos imaginar. 
Depois de ser diagnosticado com mieloma múltiplo, um tipo de câncer nos ossos, o jornalista americano Kevin Drum, decide que, depois de usar todos os tratamentos, e já sabendo que o tratamento não surte o efeito necessário, pensa em como irá suicidar-se antes que, esteja passando pelo pior da doença. Com o sogro Harry, que também foi diagnosticado com a mesma doença, como exemplo, ele já tem mais ou menos, o plano para o momento de tirar sua vida. Harry, se matou com um tipo de gás que sufoca rápido, não tendo muito sofrimento com o ato. Kevin pensa no mesmo.
Leia na íntegra, o texto emocionante do relato sobre sua doença, os exemplos, e história sobre a polêmica do suicídio para pacientes terminais. Clique em "MEU DIREITO DE MORRER".

6º A MARÉ DOS DESLOCAMENTOS HUMANOS


Guerras como a sangrenta guerra civil na Síria, provocada pelo embate entre o grupo terrorista Estado Islâmico e o governo ditatorial de Bashar al-Assad, sempre existiram. O problema é que, o fluxo de refugiados, principalmente sírios, têm aumentado cada vez mais. Os números são alterados frequentemente. O principal destino é a Europa, EUA, Canadá e países latino-americanos. Europa e EUA, alegam que não conseguem suportar por mais tempo, esse número exorbitante de pessoas chegando. E como medida, além dos muros, deportam muitos que conseguem chegar. E isso não é nem de perto, o que realmente acontece por eventos dessa natureza. Ainda em viagem, muitos começam sua jornada de forma inapropriada e precária. Em botes conduzidos por aproveitadores, que cobram um valor muito alto por um transporte precário, essas pessoas vivem situação fora do suportado por qualquer ser humano. Muitas vezes, nem conseguem chegar ao destino.
Leia na íntegra a matéria que conta em detalhes esse problema mundial em A MARÉ DOS DESLOCAMENTOS HUMANOS.

Dados baseados na visualização do blogger Conhecimento Cerebral, de 18 a 25 de abril de 2016.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog