RETROSPECTIVA DA SEMANA CONHECIMENTO CEREBRAL:
ÚLTIMA SEMANA DE ABRIL

Na semana passada, você pode acompanhar várias matérias, além de notícias nacionais e internacionais. Agora, convido-os a conhecer a Retrospectiva da Semana Conhecimento Cerebral: Última Semana de Abril, que traz os destaques da semana no blogger.

1º SAÚDE: "NÚMEROS DE CIDADES COM EPIDEMIA DE DENGUE NO BRASIL AUMENTA 322%"


Quando 2015 terminou, levou com ele, o maior recorde de casos diagnosticados e confirmados de dengue. A cada ano, o Brasil tem novos casos da doença, mas no ano passado, este aumento chegou a 322%, um recorde assustador. Foram mais de 300 casos por 100 mil habitantes. Além disso, 135 municípios confirmaram os casos nos seus habitantes. Para se ter uma ideia da gravidade do problema, no mesmo período de 2014, esse número chegou a apenas 32 cidades.
Para ler a notícia na íntegra, acesse "NÚMEROS DE CIDADES COM EPIDEMIA DE DENGUE NO BRASIL AUMENTA 322%".

2º EDUCAÇÃO: "FIES 2016: MEC AMPLIA PRAZO DE RENOVAÇÃO DE CONTRATOS DO 1º SEMESTRE"


Boa notícia para quem ainda não conseguiu renovar o contrato do Fies: o MEC anunciou na semana passada que, irá prorrogar a data para até 31 de maio. Além disso, conforme informado em nota, há estudos que podem aumentar a renda exigida para o financiamento, de 2,5 salários mínimos, para 3,5. Outra informação ressaltada, é que continua a valer as novas regras para o programa. 

3º REDAÇÃO DISSERTATIVA: COMPARAÇÃO


Na série REDAÇÃO DISSERTATIVA, você aprenderá algumas regras importantes deste gênero de suma importância, tanto para candidatos do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), quando para vestibulares e concurso público.

4º "MEU DIREITO DE MORRER"


A notícia de uma doença grave como o diagnóstico de câncer, sempre é muito desconfortável e preocupante. Além de tratamento, e novos hábitos para combater a doença, o paciente precisa preocupar-se com muitas outras coisas. Às vezes, uma delas é, se quer ou não continuar vivo até que todos os tratamentos sejam feitos, e com alguma chance, insuficientes para curar a pessoa com a doença. O suicídio, é um dos métodos mais usados em todo o mundo para que a pessoa, sem mais chances de tratamentos, tire sua própria vida. Mesmo que isso seja ilegal. A polêmica que envolve este assunto é maior do que possamos imaginar. 
Depois de ser diagnosticado com mieloma múltiplo, um tipo de câncer nos ossos, o jornalista americano Kevin Drum, decide que, depois de usar todos os tratamentos, e já sabendo que o tratamento não surte o efeito necessário, pensa em como irá suicidar-se antes que, esteja passando pelo pior da doença. Com o sogro Harry, que também foi diagnosticado com a mesma doença, como exemplo, ele já tem mais ou menos, o plano para o momento de tirar sua vida. Harry, se matou com um tipo de gás que sufoca rápido, não tendo muito sofrimento com o ato. Kevin pensa no mesmo.
Leia na íntegra, o texto emocionante do relato sobre sua doença, os exemplos, e história sobre a polêmica do suicídio para pacientes terminais. Clique em "MEU DIREITO DE MORRER".

5º MUNDO ESTRANHO: RETRATO FALADO
A SERPENTE DO VIETNÃ


Charles Sobhaj nasceu em Salgon, atual Ho Chi Min, filho de uma camponesa e de um indiano. Desde cedo, adorava cometer crimes. E logo, começou a frequentar a prisão. No entanto, nada era suficiente para segurá-lo e logo, começou sua sede por sangue. Trabalhando como guia em uma Trilha Hippie, Sobhaj começou a criar armadilhas para turistas que, facilitavam sua ação de assassinar. Os métodos eram desde envenenamento à chantagem por um falso antídoto.
Saiba toda a história em A SERPENTE DO VIETNÃ.

6º SOCIEDADE: "CUPIDOS DE COLEIRA"


Na quarta-feira passada (27), foi comemorado O Dia Internacional do Cão-Guia, e para aproveitar, resolvemos publicar uma bela história que tem tudo a ver com o tema. 
Genival Santos de 37 anos, e Kátia Antunes, 33, se conheceram de uma forma um tanto quanto inusitada: quando foram aos Estados Unidos, participar do adestramento de seus cães-guia (os dois são cegos), os dois se conheceram graças ao encontro de Leila, uma labradora com golden retriever, e Sam, um labrador caramelo. Assim como seus cães, Genival e Kátia se apaixonaram e logo, se casaram. A união foi dupla.
Hoje, eles moram em São Paulo.
Leia a história completa em "CUPIDOS DE COLEIRA".

Dados baseados na visualização do blogger Conhecimento Cerebral, de 25 a 30 de abril de 2016.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog