RETROSPECTIVA DA SEMANA CONHECIMENTO CEREBRAL:
SEGUNDA SEMANA DE MAIO

Na semana passada, você pôde acompanhar várias matérias, além de notícias nacionais e internacionais. Agora, convido-os a conhecer a Retrospectiva da Semana Conhecimento Cerebral: Segunda Semana de Maio, que traz os destaques da semana:

1º SAÚDE: "NÚMERO DE CIDADES COM EPIDEMIA DE DENGUE NO BRASIL EM 322%"



Quando 2015 terminou, levou com ele, o maior recorde de casos diagnosticados e confirmados de dengue. A cada ano, o Brasil tem novos casos da doença, mas no ano passado, este aumento chegou a 322%, um recorde assustador. Foram mais de 300 casos por 100 mil habitantes. Além disso, 135 municípios confirmaram os casos nos seus habitantes. Para se ter uma ideia da gravidade do problema, no mesmo período de 2014, esse número chegou a apenas 32 cidades.

2º REDAÇÃO DISSERTATIVA: COMPARAÇÃO


Na série REDAÇÃO DISSERTATIVA, você aprenderá algumas regras importantes deste gênero de suma importância, tanto para candidatos do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), quando para vestibulares e concurso público.

3º ARTUR TIMERMAN DIZ "É IMPOSSÍVEL ACABAR COM O MOSQUITO"


Por que em mais de cem anos desde sua primeira aparição no Brasil, o mosquito Aedes aegypti continua fazendo tantas vítimas, e transmissor de doenças como a dengue, febre chikungunya e zika vírus? Mesmo na década de 1970 ter sido extinto, esse mosquito tão perigoso ressurgiu novamente em nosso país. Contudo, sua periculosidade e aumento destes insetos aumentaram absurdamente. Segundo Artur Timerman, o antes objetivo do Brasil de extinguir completamente o mosquito já não é possível, pois para ele, 'é impossível acabar com o mosquito'.

4º SAÚDE: "A GENÉTICA DA ESQUIZOFRENIA"


Hoje sabemos que a esquizofrenia é um mal que deve ter atenção e tratamento correto. No entanto, as causas desse distúrbio precisa ser estudada detalhadamente. Pensando nisso, pesquisadores do Instituto de Tecnologia de MassachusetTs (MIT), e da Universidade Harvard, descobriram que o risco de contrair a doença tornar-se maior quando ainda na adolescência, pessoas apresentam genes que levam à perda excessiva de conexões cerebrais saudáveis na adolescência.
Descubra mais sobre o assunto em "A GENÉTICA DA ESQUIZOFRENIA".

5º "A UM PASSO DO ABRAÇO"


O anúncio diplomático do presidente Barack Obama, dos EUA, em que afirmou que Cuba e seu país iriam estreitar os laços. Dessa forma, desde seu exílio na Guerra Fria, trouxe Cuba novamente às manchetes dos noticiários. Contudo, isso vai muito além. Já há relatos de cubanos e americanos, impedidos desde então a entrar no país vizinho, reencontrando seus familiares e amigos.
Não deixe de ler na íntegra o que esse anúncio promete fazer entre os dois países, em "A UM PASSO DO ABRAÇO".

6º CIÊNCIA: COMO É A ANATOMIA DO MOSQUITO DA DENGUE?


Em meio à onda avassaladora de notícias e recordes da epidemia de dengue, zika vírus e febre chikungunya, muito já devem ter se perguntado como é o Aedes aegypti, de forma a explicar sua anatomia, e o que faz cada parte de seu minúsculo corpo.

Dados baseados na visualização do blogger Conhecimento Cerebral, de 08 a 14 de maio de 2016.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog