DOSSIÊ CRIMES: OS 71 CASOS MAIS IMPRESSIONANTES DE TODOS OS TEMPOS

Você já teve curiosidade em conhecer os maiores crimes da história? Desde assassinatos a roubos bilionários. Então, convido-os a conhecer a série de matérias que o Conhecimento Cerebral disponibiliza para leitura. Os textos foram retirados da revista DOSSIÊ SUPERINTERESSANTE, edição de agosto de 2015.

"DE VÍTIMA A ALGOZ"
"Sobrevivente da Chacina da Candelária, jovem voltou às manchetes quase sete anos depois ao protagonizar sequestro ao vivo"


"Na noite de 23 de julho de 1993, mais de 50 sem-teto dormiam nas escadarias da Candelária, no centro do Rio de Janeiro. Quase à meia-noite, um grupo de policiais militares à paisana chegou e disparou tiros de fuzil contra a multidão, num suposto ato de vingança contra meninos de rua que haviam apedrejado uma viatura no dia anterior. Oito jovens morreram.
Entre os sobreviventes, estava Sandro Barbosa do Nascimento, um órfão que nunca conheceu o pai e que na infância testemunhou o assassinato da mãe a facadas. Viciado em drogas e vivendo na rua, Sandro entrou no ônibus da linha 174, na tarde de 12 de julho de 2000, para assaltar. Enquanto estava sentado aguardando o melhor momento para o ataque, um passageiro viu seu revólver, desconfiou e abanou para uma viatura da polícia, que interceptou o veículo a metros do Jardim Botânico - e da sede da Rede Globo. Motorista, cobrador e alguns passageiros fugiram.
Encurralado, Sandro dominou os dez passageiros restantes com a arma. Equipes de TV logo chegaram ao local e transmitiram o sequestro ao vivo. A pedido do sequestrador, um refém escreveu no para-brisa do ônibus: 'Ele vai matar geral às 6 hs'. No final da tarde, Sandro desceu do ônibus usando a professora Geisa Firmo Gonçalves como escudo - em vez de atirar em todos. Um policial militar tentou matar o sequestrador, mas acertou a refém, que ainda recebeu três tiros de Sandro nas costas. Tudo transmitido ao vivo. Na confusão, o assaltante foi levado para um camburão, onde morreu asfixiado - os policiais acabaram absolvidos.
O drama foi acompanhado até fora do Brasil: ao longo das quatro horas de sequestro, emissoras estrangeiras transmitiram flashes. Mas, mais do que uma sequência de cenas chocantes, o sequestro se tornou célebre por expôr o típico ciclo de violência brasileiro. Um órfão que viu a mãe ser morta foi morar na rua e sobreviveu a um massacre covarde promovido por policiais. Sem receber qualquer cuidado, devolveu à sociedade o terror que viveu. E acabou morto pelo mesmo Estado que nunca o socorreu e já tinha tentado matá-lo."


SUGESTÃO

Separamos um documentário que mostra em detalhes, o trágico sequestro do ônibus 174. Foi produzido pela Globo News, depois de 15 anos do desfecho do crime. As imagens são do You Tube, e o idioma é o português.


Separamos o filme produzido sobre este famoso sequestro no Rio de Janeiro. As imagens são do You Tube, e o idioma é o português.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog