MUNDO ESTRANHO: RETRATO FALADO

MUNDO ESTRANHO: RETRATO FALADO, são histórias que movidas a comportamentos estranhos, despertam curiosidade sobre o fim de seus protagonistas. Por isso, o Conhecimento Cerebral traz em parceria com a revista Mundo Estranho, para que elas também despertem a sua curiosidade. Produzido por Lucas Massao (texto), Gustavo Rodrigues (ilustra), Thales Molina (design), e Victor Bianchin (edição). Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores e ao site da revista.

WILLIAM HOWELL, O CEIFADOR DOENTIO
Dono de um carro que batizou como 'assassinatomóvel', esse homem sequestrava mulheres e despejava os corpos num pântano


1: Howell nasceu e Hampton (EUA). Passou por dificuldades durante boa parte da infância, muito por causa da mãe, doente crônica, e do pai, alcoólatra. Na escola, vivia de doações de roupas e materiais de pais de outras crianças. Contudo, era educado e sempre se oferecia para cortar a grama dos vizinhos gratuitamente.

2: Na adolescência, passou a usar drogas e beber com os amigos da escola. Isso fez com que suas notas despencassem, impossibilitando a conclusão do ensino médio. Após um breve romance com uma cabeleireira, mudou-se para um parque de trailers na Carolina do Norte e passou a morar dentro de um Ford Econoline.

3: Trabalhando como jardineiro e paisagista, Howell passou a circular pelo estado de Connecticut oferecendo seus serviços. Sua primeira vítima foi Nilsa Arizmendi, uma prostituta de 33 anos da cidade de Whetersfield. Howell ficou amigo de Nisa e seu namorado, Angel Sanches. Em julho de 2003, atraiu a mulher com um convite para fumar crack e estrangulou-a dentro de sua van.

4: Entre julho e dezembro de 2003, Howell assassinou outras seis pessoas por estrangulamento: Diane Cusack, Joyvaline Martinez, Mary Menard, Marilyn Gonzalez, Melanie Camilini e Danny Lee Whistnant. Sua abordagem era variada. Às vezes ele as convidava para usar drogas e às vezes as sequestrava e jogava para dentro de sua van, que passou a chamar de 'muder mobile' - algo como 'assassinatomóvel'.

5: Howell demonstrou toda sua maldade quando matou Melanie Camilini. Ao ver que a jovem resistia ao estrangulamento, ele pegou um martelo e deu diversos golpes na cabeça, deslocando a mandíbula dela. Depois, cortou o corpo em um carpete. Por causa do frio e da neve, manteve o cadpaver na van por duas semanas. Howell o chamava de 'meu bebê'.

6: Em 2003, ao andar pela Carolina do Norte, Howell tomou uma multa e teve o veículo apreendido. A perícia local identificou duas amostras de sangue - uma pertencia a Nilsa e a outra era de uma fonte desconhecida. Howell foi levado até Connecticut e acabou sendo preso. No tribunal, fez um acordo com a promotoria e foi condenado a 15 anos de prisão.

7: Na cadeia, Howell confessou aos colegas de cela os outros assassinatos e ganhou o apelido de 'Sick Ripper' ('Ceifador Doentio'). Em agosto de 2007, corpos de Diane, Joyvaline e Mary enterrados em um brejo. Oito anos depois, um cachorro farejador encontrou os outros quatro cadáveres, incluindo o de Nilsa, a primeira vítima. Em conversas com Thomas Rodriguez Jr., seu companheiro de cela, Howell revelou chamar o local de 'jardim'.

8: A promotoria estadual decidiu acusar Howell em 2015 pelo assassinato das outras seis vítimas, baseando-se em amostras de DNA encontradas na van e nos relatos de companheiros de cela de Howell na cadeia. Howell, no entanto, ainda não foi julgado e condenado. A fase de escutas das testemunhas da promotoria no julgamento  das outras mortes está marcada para este ano.

QUE FIM LEVOU? Howell permanece preso no Garner Correctional Institution, em Newport, Connecticut, aguardando julgamento pelas outras seis vítimas.


A matéria acima foi retirada da revista MUNDO ESTRANHO: RETRATO FALADO - edição 181, págs. 6 e 7. Junho de 2016. Todos os direitos autoriais são reservados exclusivamente à revista MUNDO ESTRANHO e a Editora Abril.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog