HISTÓRIA:
VESTIBULAR E ENEM


MUNDO/ IDADE CONTEMPORÂNEA
GUERRA FRIA

DIVISÃO POLÍTICA E AMEAÇA NUCLEAR
A Guerra Fria marca um dos períodos mais tensos da história: por décadas, o mundo viveu sob a tutela de duas superpotências rivais e o temor de um apocalíptico conflito atômico"




A Guerra Fria foi o confronto ideológico, político, econômico e militar entre os dois blocos internacionais formados no fim II Guerra Mundial: o capitalista - liderado pelos Estados Unidos (EUA) - e o socialista - encabeçado pela União Soviética (URSS). O enfrentamento durou até a queda do Muro de Berlim, em 1989, que simbolizou o fim do bloco socialista.

DIVISÃO

A polarização do mundo entre os dois maiores vencedores da II Guerra Mundial começou logo após o fim do conflito. Os EUA garantiram sua hegemonia sobre o oeste da Europa por meio do Plano Marshall, de 1948. A URSS projetou-se sobre o Leste Europeu, estimulando a instalação do socialismo nos países que havia libertado do jogo nazista. Na visão ocidental, ao estabelecerem tais regimes autoritários e isolados, os soviéticos penduraram no meio do continente uma cortina de ferro - expressão criada pelo ex-primeiro-ministro britânico Winston Churchill, em 1946.

Em nenhum lugar da Europa a divisão foi tão visível quanto na Alemanha. Em 1949, o país foi dividido em dois: as zonas de ocupação francesa, britânica e norte-americana integraram a República Federal da Alemanha (RFA ou Alemanha Ocidental), capitalistas; já a zona soviética Alemã (RDA ou Alemanha Oriental), socialista. A capital Berlim, que ficava na RDA, seguiu dividida nas quatro áreas de ocupação. Em 1961, para tentar impedir o fluxo de refugiados para a parte capitalista da cidade, o governo socialista ergueu o Muro de Berlim, isolando o lado oeste da capital.

O alinhamento internacional  ficou evidente pela formação de duas alianças militares. EUA e Europa Ocidental uniram-se em 1949 na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Seis anos depois, URSS e o Leste Europeu construíram o Pacto de Varsóvia (veja o infográfico abaixo). Os demais países alinharam-se a uma ou outra tendência ou integraram o Movimento Não Alinhado - que nunca atingiria coesão nem atuação significativas. A China, que se tornou socialista em 1949, com a Revolução Chinesa, permaneceu autônoma em relação à URSS a partir de 1960.




ENFRENTAMENTO

Em 1949, a URSS explodiu sua primeira bomba atômica, num teste controlado. Agora, as duas potências tinham a poderosa arma, e um conflito entre elas poderia destruir o mundo. Foi essa condição que deu origem à expressão Guerra Fria. Afinal, norte-americanos e soviéticos viviam em clima beligerante, mas não existia um confronto direto.

Indiretos, porém, houve vários. No Terceiro Mundo - como eram chamados na época os países em desenvolvimento -, as forças locais adversárias envolvidas em guerras civis e em movimentos anticoloniais acabavam se alinhando às superpotências, em busca de apoio, e aí a Guerra Fria esquentava. O primeiro grande confronto desse tipo foi a Guerra da Coreia (1950-1953), iniciada por causa da invasão da Coreia do Sul, capitalista, pela Coreia do Norte, socialista. Outros importantes conflitos que opuseram os dois blocos foram a Guerra do Vietnã, a Revolução Cubana, a guerra civil em Angola (1961-2002) e a Revolução Sandinista, na Nicarágua (1979).

A Guerra Fria também foi caracterizada pelas intervenções das potências em suas áreas de influência. A URSS reprimiu violentamente rebeliões na Hungria (1956) e na Tchecoslováquia (1968) e invadiu o Afeganistão (1979-1989). Os EUA, temendo o avanço socialista na América Latina, apoiaram sangrentas ditaduras militares na região.

Após a morte do líder soviético Josef Stálin, em 1953, e a ascensão de Nikita Kruschev, a URSS tentou reduzir a corrida armamentista por meio da implementação da polícia de Coexistência Pacífica. Seus efeitos, entretanto, foram limitados.

O momento mais tenso da Guerra Fria foi a crise dos mísseis. Em 1962, a URSS instalou secretamente ogivas nucleares em Cuba. Os EUA descobriram, e o presidente John Kennedy ordenou um bloqueio naval à ilha. Moscou enviou uma frota para um confronto, mas o líder soviético Nikita Kruschev cedeu e retirou os mísseis.

Afora as tensões bélicas, a disputa entre EUA e URSS estendia-se para várias outras esferas, como a esportiva, a cultural e a científica. Um importante capítulo da contenda foi a corrida espacial, uma acirrada competição tecnológica que culminou com a chegada do primeiro homem à Lua - o norte-americano Neil Armstrong -, 1969.

A Guerra Fria foi amenizada em 1973, quando as superpotências concordaram em desacelerar a corrida armamentista, por meio da Política da Détente. Porém, o acordo duraria apenas até a invasão soviética no Afeganistão, em 1979. O conflito global só esmoreceu, de fato, a partir de 1985, com a subida ao poder do líder soviético Mikhail Gorbatchov.


A HISTÓRIA HOJE

Crise na Ucrânia reacende disputa entre a Rússia e o Ocidente

A Ucrânia tornou-se alvo de uma tensa disputa entre a Rússia e o Ocidente - representado pelos Estados Unidos (EUA) e pela União Europeia (UE). A crise teve início quando o governo ucraniano rejeitou o acordo comercial com a UE para manter-se economicamente ligado à esfera de influência da Rússia. Inconformada com a decisão, parte da população aderiu a protestos que resultaram na queda do presidente Viktor Yanucovich, em fevereiro de 2014.
A deposição de seu aliado gerou forte insatisfação do governo russo, que respondeu com a anexação da Crimeia, em março. Essa república autônoma havia sido cedida pela antiga União Soviética à Ucrânia em 1954. A região, que tem população de maioria russa, também abriga uma frota militar de Moscou.
O fato abriu a mais grave crise envolvendo as grandes potências desde o fim da Guerra Fria. Em retaliação, EUA e UE aplicaram fortes sanções econômicas à Rússia, enquanto o leste da Ucrânia passou a conviver com violentos distúrbios separatistas.


Informações retiradas do livro GE - GUIA DO ESTUDANTE - HISTÓRIA/ VESTIBULAR E ENEM 2016, págs. 76 e 77.


SUGESTÃO

Separamos uma vídeo-aula que explica o que foi a Guerra Fria de forma mais ilustrativa, explicada pelo professor Rodrigo Woloski. As imagens são do You Tube, e o idioma é o português.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog