POLÍTICA INTERNACIONAL


"PUTIN E OBAMA QUEREM MAIOR COORDENAÇÃO MILITAR NA SÍRIA"


"O presidente russo, Vladimir Putin, e seu colega americano, Barack Obama, conversaram por telefone nesta quarta-feira (6) e se mostraram dispostos a 'intensificar a coordenação' militar entre os dois países na Síria - anunciou o Klemlin.
'As duas partes confirmaram seu desejo de intensificar a coordenação entre os militares russos e americanos na Síria', declarou o Kremlin em um comunicado, sem especificar como essa cooperação será articulado.
No telefonema, o presidente russo também pediu a Obama que trabalhe para que os grupos rebeldes moderados sejam distinguidos dos radicais da Frente al-Nustra, braço sírio da Al Qaeda, e de outros grupos extremistas 'não abrangidos pela trégua', informou o governo russo.
Ambos os presidentes destacaram a importância de que as conversas sob o guarda-chuva da ONU sejam retomadas, depois que as duas rodadas de negociação organizadas em Genebra desde o início do ano não avançaram para um diálogo de paz.
Nesta quarta-feira (6), o Exército sírio decretou o cessar-fogo de 72 horas em todo o país, coincidindo com a celebração do Eid al-Fitr, festa que marca o fim do mês de jejum muçulmano do Ramadã.
Em 27 de fevereiro, entrou em vigor uma trégua das hostilidades promovida por Estados Unidos e Rússia em todo o país, salvo nas regiões controladas pelos extremistas. Essa trégua foi repentinamente violada.
Hoje, o secretário de Estado americano, John Kerry, celebrou o anúncio do cessar-fogo, destacando seu desejo de que 'seja respeitado por todas as partes'."

Notícia retirada do site ISTOÉ, 06 de julho de 2016 (Acesso: 06/07/2016)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog