REDAÇÃO DISSERTATIVA: COMPARAÇÃO


Na matéria anterior sobre Redação Dissertativa, aprendemos a técnica para escrever uma Redação de Exemplificação, agora como comentamos na primeira matéria, aprenderemos como desenvolver uma  Redação de Comparação.
Segundo o dicionário MICHAELIS da língua portuguesa, comparação significa "ato ou efeito de confrontar, ou cortejar", ou seja, "comparar algo ou alguém com outra, visando assemelhar-se as ideias de forma parcial, ou aproximativa". E como seu significado, a redação de comparativa também envolve comparação, entretanto, esta deverá ser feita entre os argumentos introduzidos no texto, respeitando sempre a proposta do tema da redação. A comparação pode ser feita de diversas formas, as mais utilizadas é comparar argumentos positivos, com negativos; características semelhantes ou diferentes; entre outros. Para entender melhor essa explicação, observe a seguir como se desenvolve um texto comparativa:

PARÁGRAFO DE INTRODUÇÃO: será feita a apresentação do assunto a qual pretende se discutir, de forma que apresente os argumentos comparativos.


PARÁGRAFO DE DESENVOLVIMENTO: será feito o detalhamento dos argumentos comparativos conforme apresentado no parágrafo de introdução. Cada comparação deve ser feita em um parágrafo, respeito a divisão das ideias diferentes. (veja mais detalhes em redação dissertativa).


PARÁGRAFO DE CONCLUSÃO: retomada as ideias já abordadas ao longo do texto, de forma resumida, incluindo a opção por um ou outro ponto de vista, ou ainda ressaltando a importância de ambos. Se for solicitado, o autor ainda deve apresentar soluções e deduções ao problema em discussão, neste caso, a proposta da tese (tema).


Exemplo de Redação de Comparação



A PENA DE MORTE


[PARÁGRAFO DE INTRODUÇÃO] Cogita-se, com muita frequência, a implantação da pena de morte no Brasil. É preciso levar em consideração os aspectos positivos e também os negativos que ela pode apresentar.

[1º PARÁGRAFO DE DESENVOLVIMENTO] Os defensores da pena de morte argumentam que ela intimidaria os assassinos perigosos, impedindo-os de cometer crimes monstruosos, dos quais costumeiramente temos notícia. Além do mais, aliviaria, em certa medida, a superlotação dos presídios. Isso sem contar que certos criminosos, considerados irrecuperáveis, deveriam pagar com a morte por seus crimes bárbaros.


[2º PARÁGRAFO DE DESENVOLVIMENTO] Outros, porém, não conseguem admitir a ideia de um ser humano tirar a vida de um semelhante, por mais terrível que tenha sido o delito cometido. Há registros históricos de pessoas executadas injustamente, pois as provas de sua inocência evidenciaram-se após o cumprimento da sentença. Por outro lado, a vigência de tal sistema não é capaz de, por si, desencorajar a prática de crimes: estes não deixaram de ocorrer nos países em que ela é ou foi implantada.


[PARÁGRAFO DE CONCLUSÃO] Por todos esses aspectos, percebemos o quanto é difícil nos posicionarmos categoricamente contra ou a favor da implantação da pena de morte no Brasil. Enquanto esse problema é motivo de debates, só nos resta esperar que a lei consiga atingir os infratores com justiça e eficiência, independentemente de sua situação socioeconômica. Isso se faz necessário para defender os direitos de cada cidadão brasileiro das mais diversas formas de agressão das quais é hoje vítima constante.


GRANATIC, Branca. Técnicas Básicas de Redação, p. 105-106.


Antes de finalizar sua redação dissertativa de comparação, procure ler novamente o texto escrito, e se for necessária a correção, não deixe de fazê-la. Outra dica é que a redação não deve ultrapassar cinco parágrafos. O espaço é muito importante para o desenvolvimento pleno do texto. Não deixe de ler muito sobre os mais diversos assuntos, para que na hora de desenvolver sua redação, você disponha de um bom conhecimento. Treine bastante a escrita. Isso irá ajudá-lo para que sempre em uma nova redação, você consiga aperfeiçoa-la. 

Para se aprofundar ainda mais seu conhecimento, não deixe de ler a matéria Redação Dissertativa e Redação Dissertativa: Exemplificação. Todas trazem dicas importantes que poderão ajudá-lo em sua prova.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog