CONHECIMENTO CEREBRAL:
2 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO


No próximo dia 02 de abril, será comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, por isso o blog Conhecimento Cerebral estará publicando uma série de matérias sobre esse transtorno de desenvolvimento que mesmo com os longos avanços da medicina, tecnologia e educação, produz ainda muitas duvidas e infelizmente, é diagnosticado erroneamente  e confundido com outros transtornos, como o mental e o de "surdo-mudo". E quanto mais cedo for possível o diagnóstico correto, melhor será o tratamento e resultado. Além disso, é muito importante despertar o conhecimento sobre o autismo para o maior número possível de pessoas. Somente assim, poderemos tentar mudar a forma de pensar e o preconceito por parte das pessoas sobre o autismo. Saiba a partir de agora, um pouco mais sobre o autismo.


"APLICATIVO AJUDA CRIANÇAS AUTISTAS A SE COMUNICAR COM A FAMÍLIA"
"Comunicação é a área mais afetada pelo Transtorno do Especto Autista (TEA)"


Por: Gabriela Loureiro

"As pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA), uma síndrome neurobiológica de origem genética que afeta a capacidade de comunicação e não tem cura, parece viver em um mundo à parte. Autistas enxergam o mundo de outro ponto de vista e muitas vezes se sentem frustrados quando não conseguem se comunicar de maneira efetiva, o que pode desencadear crises de estresse. Por isso, a startup norueguesa Superplus lançou na semana passada o aplicativo SuperSpeak, que permite que as crianças se comuniquem com os pais, amigos e professores através do celular.
O aplicativo oferece uma interface interativa na qual pais e filhos podem criar um vocabulário adaptado para a criança com TEA. Basta clicar em imagens para construir frases. Se ela quiser andar de bicicleta, por exemplo, é só tirar uma foto da sua bicicleta e clicar nela para mostrar seu desejo ao responsável. Os pais podem acessar o aplicativo de seus telefones para conversar com eles diretamente por ali. O professor também pode ter acesso à rede, para saber se a criança aprendeu alguma palavra nova.
O app foi desenvolvido por um grupo de especialistas que conta com pesquisador clínica de TEA que tem uma filha com o transtorno, um engenheiro de software, uma professora de crianças com necessidades especiais e um desenvolvedor de jogos online. Aliás, a Superplus recentemente ganhou o Prêmio Nórdico de Startups de melhor empresa social.
O objetivo do Superspeak é evitar crises de estresse em crianças com TEA e diminuir o sofrimento dos pais. Um estudo publicado no Periódico de Autismo e Transtorno de Desenvolvimento apontou que as mães de crianças e adolescentes com autismo sofrem um nível tão crônico de estresse que é comparável ao de soldados em combate. Na Galileu de julho, mostramos a luta das mães para encontrar - ou elaborar sozinhas - o tratamento adequado para seus filhos com TEA."

(Via Observer)

Matéria retirada do site SUPERINTERESSANTE, 06 de julho de 2015 (Acesso: 31/03/2017)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog