MUNDO ESTRANHO:
PERGUNTAS & RESPOSTAS

A partir de agora, o Conhecimento Cerebral traz em parceria com a revista Mundo Estranho, a série de matérias que despertará ainda mais sua curiosidade, resultando em mais conhecimento para você, chamada de MUNDO ESTRANHO: PERGUNTAS & RESPOSTAS. Para quem não sabe, essa revista traz mensalmente em suas publicações impressas, perguntas, que podem ser sugestão de seus leitores ou escolha dos editores, e a resposta para tal, de um jeito de dinâmico e explicativo. Por isso, resolvemos transformá-la em mais uma série de matérias para o blog. Preparado? Então, embarque você também neste mundo do conhecimento.


O QUE SÃO DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS?


Reportagem: Janaína Harada
Design: Ale Kalko 
Edição: Bruno Lazaretti

São doenças causadas ou agravadas pela instabilidade emocional. Diferentemente da somatização, que é diagnosticada por médicos quando os sintomas de uma doença se manifestam mas não são observados efeitos físicos no corpo, as psicossomáticas têm efeitos verificáveis no organismo. Um estudo da Organização Mundial de Saúde realizado em 15 cidades descobriu que 20% dos pacientes apresentavam pelo menos seis sintomas cujas origens não eram clinicamente explicadas. Reconhecido em diferentes graus pela medicina, psicologia e metapsicologia - ramo de estudo sem embasamento científico -, esse tipo de condição costuma ser tratado com terapia. Mas, por amor a Hipócrates, nunca suponha que sua doença é psicossomática: consulte um médico antes de ir atrás de um metapsicólogo!


AS DOENÇAS SEGUNDO A METAPSICOLOGIA
Adeptos desse ramo creem que 90% das doenças são psicossomáticas


CONSULTORIA: Monica Lucks, psicóloga clínica formada pelo Instituto Senador Fláquer, Eliza Aoki, terapeuta holística formada pela Humaniversidade Holística, e Custodio Michailowsky, neurocirurgião e doutor em ciências médicas pela USP
FONTES: Livros Metafisica da Saúde, de Luiz Eduardo Gasparetto e Valcapelli; site DSM5
ILUSTRA: Shutterstock


MUNDO ESTRANHO: PERGUNTAS & RESPOSTAS foi retirada da revista MUNDO ESTRANHO - edição 188, pág 42. Dezembro de 2016. Todos os direitos autorais são reservados exclusivamente a revista MUNDO ESTRANHO e a Editora Abril.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog