DOSSIÊ A SAGA DO AVIÃO:
A HISTÓRIA, A TECNOLOGIA, O FUTURO

O avião é um dos meios de transporte mais utilizados pelos humanos. Com ele, é possível viajar e conhecer locais que seriam impossíveis visitar, a não ser viajando pelos céus. E como não lembra que, este é considerado o transporte mais seguro. Com o avião foi possível ir da América à Europa, e gastar apenas algumas horas. E é por isso, que a partir de agora, convidamos você, a conhecer o DOSSIÊ A SAGA DO AVIÃO: A HISTÓRIA, A TECNOLOGIA E O FUTURO, que levará você ao passado, ao presente e ao futuro da aviação, principalmente a comercial, no qual todos estão acostumados a viajar. Ficou curioso? Então, vamos voar!


"O MUNDO DA AVIAÇÃO CIVIL: SUPERMÁQUINAS"

"ATR 72"

Primeiro voo: 27 de outubro de 1988
Custo por unidade: US$ 24,7 milhões




"Uma primeira olhada no ATR 72 pode parecer uma volta ao passado. Um avião de passageiros a hélice, a essa altura do século 21? Por incrível que pareça, trata-se de uma aeronave muito competitiva para a aviação regional.
Isso porque aviões a turboélice modernos têm mais facilidade para lidar com pistas curtas e aeroportos que exijam procedimentos que exijam procedimentos de decolagem e aproximação mais complexos.
Versátil, o ATR 72 também se revela um excelente avião de carga e muito útil para patrulhamento marítimo.
Ele foi desenvolvido nos anos 1980 pela ATR (Avions de Transport Regional), uma empresa franco-italiana. Seu primeiro voo de teste se deu em outubro de 1988, e a introdução comercial, exatamente um ano depois.
Numa configuração de classe única, ele pode levar até 78 passageiros. No Brasil, diversas companhias aéreas fazem uso dele, como a Passaredo. E, para mostrar como ele é versátil, basta citar que a terceira maior operadora é a FedEx Express, que tem 21 desses aviões para transporte de carga."

Embarque pela porta traseira
Tipicamente os passageiros só podem entrar pela porta de trás da aeronave, pois a da frente é usada para carga. (Algumas empresas aéreas fazem uma encomenda "customizada" para permitir o embarque dianteiro.)

Asas altas
O ATR 72 tem as asas altas, o que é incomum para os jatos, mas típico para aeronaves dessa classe, pois permitem desempenho melhor a velocidades baixas.

Um corredor
Como seria de se esperar, há só um corredor, com duas poltronas para cada lado. Não é tão espaçoso quanto um Embraer E195, mas trata-se do avião a turboélice com fuselagem mais larga do mercado.

Motores e hélices
Dois motores Pratt & Whitney PW127M equipam o ATR72, acoplados a hélices Mailton Standard 568F. As pás têm diâmetro de 3,93 m.

Cockpit avançado
Não se deixe iludir pelas hélices. Na cabine de pilotagem, os equipamentos de aviônica mais sofisticados auxiliam na condução do ATR72, com todos os mostradores baseados em telas LCD.

Performance para decolagem
Em pistas mais curtas, o ATR72 revela suas principais vantagens conseguindo decolar com mais carga que aviões de porte similar equipados com turbinas. Além disso, ele tem desempenho superior em aeroportos mais quentes e em maior atitude.

Aeronave: ATR 72-600

Velocidade de cruzeiro: Mach 0,41 (509 km/h)

Comprimento: 27,17 m
Altura: 7,65 m
Envergadura: 27,05 m

Capacidade de passageiros (típico): 78

Alcance: 1.528 km



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