NACIONAL


"CHUVA CAUSA TRANSTORNO 'DE VERÃO' EM SP"
"Nesta sexta-feira (19), cidade teve um terço da chuva acumulada no mês; total já ultrapassa a média histórica"


"Alagamentos, quedas de árvores e semáforos apagados foram registrados na capital desde a manhã.
A cidade de São Paulo registrou nesta sexta-feira (19) um volume de chuva digno dos anotados no verão.
De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), até esta sexta-feira havia chovido na cidade cerca de 30 mm - aproximadamente um terço do acumulado do mês até então (96,8mm). A média histórica para maio é de 66,8 mm.
Em algumas regiões de São Paulo, a quantidade de chuva foi ainda maior. No bairro do Jaguaré, na zona oeste, o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais) registrou 70 mm entre quinta (18) e sexta (19).
No ano passado, a cidade teve 105,7 mm de chuva em maio, segundo o Inmet, o maior registro para o mês desde 2005. Esse número, dizem os meteorologistas, deve ser ultrapassado neste ano.
O meteorologista da Somar Meteorologia, Celso de Oliveira, diz que a previsão é que, embora a chuva seja mais amena no sábado (20), uma nova frente fria traga chuva intensa (similar à desta sexta) no domingo (21).
A partir de segunda (22), o tempo seco deve voltar, assim como temperaturas mais altas, principalmente à tarde.
No fim do mês, no entanto, a umidade vindo da Amazônia pelo oeste do Estado deve trazer mais chuva à capital.
A chuva trouxe problemas típicos de verão para o paulistano, como alagamentos, trânsito e queda de árvores.
O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura, deixou toda a capital em atenção para alagamentos, além das marginais e do centro, até às 11h43.
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) registrou na manhã desta sexta 33 acidentes e 118 semáforos com problemas distintos, sendo 11 por falta de energia.
Já o Corpo de Bombeiros foi acionado em cinco ocorrências de queda de árvores na capital - uma delas, na rua Itapeva, na região central, atingiu quatro carros e uma moto. Na Grande SP, outras quatro quedas foram registradas. Não houve registro de feridos, segundo a corporação."


Notícia retirada do jornal FOLHA DE S. PAULO - EDIÇÃO DIGITAL - Ano 97 - nº 32.189, pág. B4. Cotidiano. 20 de maio de 2017, Sábado. (Acesso: 20/05/2017)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog