SAÚDE


"CÃES PODEM AJUDAR A CURAR A DEPRESSÃO?"
"Os animais candidatos passam por um extenso processo seletivo e precisam ser castrados e adestrados. Mas a terapia canina ajuda muito!"


Por: Juliana Sayuri

"Não só depressão como várias outras doenças. A terapia assistida por animais (TAA) é uma intervenção que visa o desenvolvimento físico, psíquico e social do paciente. Forte nos EUA e na Europa (principalmente em Portugal e na Espanha), a TAA deu seus primeiros passos no Brasil na década de 1990. Também conhecido como 'pet-terapia' e 'zooterapia', esse método alternativo de ajuda para diversas doenças e deficiências mentais e motoras serve como complemento aos tratamentos tradicionais. Os 'terapeutas de quatro patas', claro, não atuam sozinhos: as equipes podem incluir veterinários, psicólogos, médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e assistentes sociais. Os cachorros são os animais mais utilizados, mas cavalos, coelhos, chinchilas, gatos, peixes, tartarugas e até cobras e lagartos podem dar uma forcinha extra a quem está precisando."


"1. Os cães têm entre 1 e 5 anos. O processo seletivo é extenso: há um exame clínico (para identificar zoonoses, problemas dermatológicos e ortopédicos), um exame laboratorial (analisando reações a comportamentos agressivos e amigáveis) e uma avaliação na companhia de outros bichos ou de um aglomerado de gente. Importante: em São Paulo, cães enquadrados na lei da mordaça (obrigados a usar focinheiras) não podem ser terapeutas.

2. Labradores e Golden Retrievers são os queridinhos da TAA por sua docilidade e alta treinabilidade, mas há restrição de raças para atuar nessa área. Os cuidados são simples: vacinas, vermifugação a cada três ou quatro meses, controle de carrapatos e pulgas e visitas periódicas ao veterinário. Mas tem um 'pulo do gato': cães terapeutas devem ser castrados e não podem interagir com cachorros de rua."


"3. No adestramento básico, aprendem a sentar, ficar, deitar e andar sem puxar a guia. Também são 'dessensibilizados' para não reagirem com violência quando tocados em áreas como orelhas e nariz. Por exemplo: um cão pode ser treinado a buscar a bolinha arremessada por um paciente de fisioterapia. Outro só precisa aprender a ficar presente, recebendo carinho."


"4. Segundo estudos, a TAA traz benefícios a pessoas de qualquer idade que encaram problemas como autismo, esquizofrenia, psicoses, paralisia cerebral, distúrbios de atenção e aprendizagem, depressão e luto. O simples carinho no bicho promove uma descarga de neurotransmissores ligados ao bem-estar, elevando os níveis de serotonina e dopamina e diminuindo a pressão arterial e a frequência cardíaca."


"5. Crianças internadas, em tratamento de diversos tipos de câncer, também são visitadas por cães para brincar. Já para os autistas, a interação estimula a criação de vínculos emocionais, melhorando sua comunicação com a família. De acordo com especialistas, o paciente projeta seus sentimentos no animal e assim aprende a lidar com a própria vulnerabilidade - é a chamada 'identificação projetiva'. Cães mais passivos são ótimos para idosos se exercitarem fazendo massagem com os pés e carinho com as mãos.

6. Vale frisar que os pets não são adotados pelo paciente. Eles moram com o dono e, de tempos em tempos, apenas visitam pacientes em hospitais, casas de repouso ou abrigos, a cada semana ou quinzena, sob orientação de ONGs gratuitas ou empresas especializadas que conduzem o tratamento. A 'aposentadoria' varia de acordo com a disposição do bicho, mas é precisa ficar de olho nos sinais de velhice a partir de 7 anos."

PERGUNTA DO LEITOR: Everaldo Alves Ferreira, São Paulo, SP.

Matéria retirada do site MUNDO ESTRANHO, 25 de maio de 2017 (Acesso: 28/05/2017)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog