CONHECIMENTO CEREBRAL:
DIA MUNDIAL DO ROCK
2017

Aproveitando que hoje é o Dia Mundial do Rock, o Conhecimento Cerebral vai homenagear o grande Renato Russo, que cantando só ou com a Legião Urbana, virou  ídolo e marco do Rock brasileiro. Esperamos que todos gostem e desejamos Feliz Dia Mundial do Rock!

RENATO RUSSO


Renato Manfredini Júnior, mais conhecido por Renato Russo, nasceu no dia 27 de março de 1960, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Renato começou sua carreira musical no grupo Aborto Elétrico, após conhecer Fê Lemos, em 1978, e com ele, descobriu ter o mesmo gosto por Punk Rock Inglês e americano. Ficaram amigos e começaram o grupo Aborto Elétrico, começou como baixista até assumir o vocal.  A partir daí, a banda melhorou e começou a fazer shows profissionalmente. Cantou grandes sucessos conhecidos até hoje como: "Tédio", "Que País É Esse?" e "Veraneio Vascanaína". Quando estavam ganhando fama no circuito punk de Brasília, Renato e Fê brigaram, e a banda se separou. 
Logo depois da separação, Renato continuou como O Trovador Solitário, o qual cantava e tocava um violão de 12 cordas sozinho. Resolveu assumir e formar uma nova banda com Marcelo Bonfá como baterista. E que mais tarde, com Dado Villa-Lobos e Renato Rocha, tornou-se a conhecida como Legião Urbana. Em 1989, Renato Russo atingiu o auge de sua carreira, criando uma relação tão intensa com os fãs que chegava a ser messiânica. Os principais sucessos da banda foram: "Faroeste Caboclo"; "Pais e Filhos"; "Que País É Esse", "Eduardo e Mônica"; "Geração Coca-Cola"; "Tempo Perdido"; "Eu sei", entre outros.

MORTE

Desde 1989, Renato Russo era soropositivo, e devido a complicações causadas pela AIDS, faleceu na madrugada do dia 11 de outubro de 1996. Seu corpo foi cremado e suas cinzas jogadas no Parque Burle Marx. Após a morte, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, junto com o empresário Rafael Borges resolveram encerrar as atividades da banda, no dia 22 de outubro do mesmo ano. Segundo estimativas, foram vendidos cerca de 20 milhões de discos da banda enquanto Renato Russo era vivo. E mais de uma década após sua morte, a banda ainda apresenta sucesso expressivo na memória dos fãs, com vendas expressiva de discos não só no Brasil, mas no mundo.
Após sua morte, foram lançados um filme retratando a adolescência de Renato Russo, que tornou-se um dos maiores cantores e poetas brasileiros, chamado "Somos Tão Jovens". O filme foi visto por mais de 1,7 milhões de telespectadores brasileiros. Ainda houve uma adaptação cinematográfica da canção "Faroeste Caboclo", escrita por Renato Russo logo após a sua saída da banda da banda Aborto Elétrico, enquanto era o Trovador Solitário. Este, foi visto por mais de 1,5 milhões de espectadores no Brasil.
Mesmo após sua morte, Renato Russo é um ícone e sempre lembrado quando se comemora o Dia Mundial do Rock no Brasil, como um dos maiores cantores do gênero musical.*

*A matéria foi sugerida por Thamires, uma grande fã de Renato Russo e Legião Urbana.

VÍDEO DA MÚSICA "A VIA LÁCTEA"


VÍDEO DA MÚSICA "QUE PAÍS É ESSE?"


VÍDEO DA MÚSICA "FAROESTE CABOCLO"


VÍDEO DA MÚSICA "PAIS E FILHOS"


VÍDEO DA MÚSICA "MAIS UMA VEZ"


VÍDEO DA MÚSICA "EDUARDO E MÔNICA"



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog