DOSSIÊ CÂNCER:
A PREVENÇÃO, A LUTA, A VITÓRIA

Houve um dia em que ter diabetes era uma sentença de morte - ou pelo menos de alguns membros amputados. A pressão alta, a garantia de um ataque cardíaco iminente. Ser portador de HIV, uma verdadeira arma apontada para a cabeça. Hoje, são doenças ainda graves, mas crônicas e controláveis - qualquer um pode conviver com elas e ter qualidade de vida, desde que tomados alguns cuidados.
A epidemia assustadora dos nossos tempos de vida longa e farta (inclusive de maus hábitos como fumar, beber, comer demais e não se exercitar) é o câncer e suas mais de 100 variações já identificadas. Um assunto que interessa a todos nas próximas postagens, que compreenderão um DOSSIÊ CÂNCER: A PREVENÇÃO, A LUTA, A VITÓRIAVocê lerá e verá que ter câncer não é uma loteria, mas sim uma probabilidade estatística. Esse diagnóstico vai aparecer para metade de nós nos próximos anos.
A cura definitiva da doença em qualquer estágio já foi cravada algumas vezes, e tema de notícias ou assuntos publicados neste blog. Hoje, cientistas de todo o mundo parecem convergir para uma solução menos milagrosa que um elixir mágico, e, por isso, mais plausível: manter o câncer sob controle. As últimas descobertas aplacam a fúria da multiplicação das células cancerosas e garantem uns bons anos a mais de vida, e o principal: com qualidade. Para que o câncer, muito em breve, seja a nova diabetes, metaforicamente, só nos impeça de comer alguns doces, mas não de viver.

UMA PARTE DE NÓS:
ELE ESTÁ ADORMECIDO EM NOSSOS GENES, MAS PODE ACORDAR A QUALQUER MOMENTO. O CÂNCER NÃO É UM INIMIGO ESTRANHO


ENTREVISTA

PROCURAR ALÉM DA CURA
Se o câncer é parte de nós, talvez devamos aceitar e apreender a conviver com ele

"O oncologista JARLE BREIVIK, pesquisador da Universidade de Osio, na Noruega, defende que temos que mudar o foco em relação às pesquisas sobre o câncer. Para ele, talvez tenhamos que aceitar que a doença venha a nunca ter cura e que a corrida deve ser no sentido de promover uma qualidade de vida maior - e não ficarmos vivos a qualquer preço. A chave para conviver com o câncer será conseguir evitar seus estragos pelo maior tempo possível, em vez de buscar uma solução definitiva."

COMO VOCÊ SUGERE QUE ENCAREMOS O CÂNCER NAS NOSSAS VIDAS?
A partir do momento em que aceitarmos a doença como uma consequência da evolução, estaremos preparados para aceitar o câncer e o envelhecimento como dois lados de uma mesma moeda. O risco de desenvolvermos uma doença aumenta rapidamente a partir dos 50 anos de idade e, com a expectativa de vida cada vez maior, mais pessoas se aproximam dos 100 anos, idade em que praticamente todos os indivíduos possuem células cancerosas no seu corpo. A tendência é clara: à medida que envelhecemos, as nossas células tornam-se cada vez mais incontroláveis e o câncer nada mais é do que um resultado natural da nossa evolução. Por isso, por mais que os tratamentos estejam cada vez mais avançados, provavelmente nunca haverá uma cura para a epidemia.

ISSO SIGNIFICA QUE TODAS AS PESSOAS, EM ALGUM MOMENTO, TERÃO CÂNCER?
Quanto maior a expectativa de vida, maior a probabilidade de o indivíduo desenvolver a doença. Se uma pessoa morre de problemas cardíacos com 60 ou 70 anos, sem ter desenvolvido nenhum tipo de câncer durante a sua vida, é muito possível que, se ela estivesse chegado aos 80, 90 ou 100 anos, teria desenvolvido evidências da doença.

VOCÊ DIZ QUE O NOSSO CORPO ESTÁ SEMPRE MUDANDO. É POSSÍVEL QUE O CÂNCER SE TORNE CADA VEZ MAIS FORTE?
Com certeza. O corpo humano tem evoluído ao longo de milhões de anos com base em um objetivo maior: a reprodução, a continuidade da espécie. Dessa forma, somos geneticamente selecionados para fazer exatamente esse trabalho, e não para viver o maior tempo possível. Pelo contrário, há evidências claras de que estamos programados para morrer quando o trabalho na natureza é feito. Nossas células são pré-programadas para cometer suicídio quando ficam velhas e instáveis e as células cancerosas podem ser entendidas como mutantes que perderam essa capacidade de autocontrole.

A CURA, ENTÃO, PODE JAMAIS EXISTIR PARA NENHUM TIPO DE CÂNCER?
Não posso afirmar hoje que podemos jamais encontrar a cura para o câncer, mas posso afirmar, sim, que devemos contar com essa possibilidade. E assim encaminharmos as pesquisas científicas também para outras direções, como a tentativa de conviver com ele da melhor maneira possível.

VOCÊ FALA SOBRE TRATAR A DOENÇA DE DENTRO PARA FORA, E NÃO DE FORA PARA DENTRO. O QUE ISSO SIGNIFICA?
Devemos pensar em novas possibilidades sempre, sem nos conformar em pesquisar apenas cura da doença, por mais que já tenhamos grandes feitos e ainda que a expectativa de vida de um paciente com câncer esteja cada vez maior. Claro que nada disso teria acontecido se não fossem os intermináveis testes que se tornaram bençãos para muitos doentes. Mas se entendermos que o câncer faz parte da evolução do ser humano, poderemos buscar não apenas novos tratamentos depois que o indivíduo já desenvolveu a doença. Poderemos estudar, também, se há possibilidade de embarreirar o desenvolvimento dela, a mutação maligna da célula, tratando então de dentro para fora, e não de fora pra dentro, como acontece hoje com as químios e demais tratamentos após a descoberta do câncer.

JÁ EXISTEM PESQUISAS SENDO REALIZADAS NESSA DIREÇÃO?
Não. Tais aventuras filosóficas não são muito relevantes quando nós, como cientistas e profissionais da saúde, estamos lidando com pacientes com câncer que estão lutando pela vida. As forças que estão impulsionando essa busca pela cura estão enraizadas no mais nobre motivo: a vontade que temos de viver para salvar os outros.

COMO VOCÊ PENSA QUE ESTAREMOS FALANDO SOBRE O CÂNCER EM 50 ANOS?
Acredito que estaremos pensando se queremos mesmo viver cada vez mais ou se preferimos viver cada vez melhor. É mais impulsionante acrescentar anos à vida ou devemos focar mais em acrescentar vida aos anos? A nossa relação com o câncer se trata basicamente sobre a forma que encaramos a morte. A verdade imutável é que todos nós vamos morrer, se não morrermos de outra coisa em primeiro lugar, mais cedo ou mais tarde, morreremos de câncer. A guerra contra o câncer é a guerra contra a morte. A grande questão é: será que nós realmente queremos ganhar?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog