ANALISANDO PROPOSTAS DE REDAÇÃO:
GUIA DO ESTUDANTE
ENEM & VESTIBULARES

As dicas de redação é um dos assuntos mais procurados no blog Conhecimento Cerebral, por isso, pensando em uma maneira ainda melhor de ajudar ainda mais você, que tem uma atenção especial e necessita de um material de apoio de qualidade para ajudá-lo a praticar a escrita de redações do Enem & Vestibulares, apresentamos a partir de agora uma nova série de matérias: Analisando Propostas de Redação: Guia do Estudante - Enem & Vestibulares, que irá trazer os temas que mais caem nas provas (inclusive os de atualidades), e analisar as propostas e os exemplos de redações apresentados. O nosso principal objetivo é ajudá-lo e se tiver sugestões de temas ou quiser sua redação corrigida, você pode enviá-la através do email: conhecimentocerebral@gmail.com. Boa leitura e bons estudos!




PROPOSTA DE REDAÇÃO

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema "Impactos ambientais do consumo no século XXI", apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I



TEXTO II

A sustentabilidade é um complexo de coisas que envolve o meio ambiente, a sociedade, a economia e o consumo. Na hora de comprar um produto, precisamos levar em conta não apenas o fato de estar adquirindo um bem, mas sim o impacto que isto terá na natureza, na geração de emprego e em condições de trabalho melhores. Por essas e outras, é necessário mudar o padrão de consumo, sair da ideia de obsolência rápida para a durabilidade dos produtos. Do ponto de vista social, todos os impactos ambientais negativos acabam se refletindo na saúde das pessoas. Hoje, mais ou menos dois terços das doenças que chegam ao sistema público de saúde são devido à água poluída. Mudar a maneira de comprar, muda as opções do ponto de vista social e ambiental, vai se refletir num meio ambiente mais lindo e em saúde melhor.


TEXTO III

A avaliação dos impactos ambientais do descarte das embalagens impressas engloba a soma de todos os impactos ao longo do ciclo de vida destes materiais, sendo, portanto, uma tarefa complexa. Desta forma, quanto menor a perda no processo produtivo de impressão, menores os impactos ambientais, levando à redução dos resíduos sólidos. Com base nisso, podemos concluir que os principais danos decorrentes da poluição as­so­cia­da ao uso do solo são:


  • A disposição inadequada de resíduos sólidos leva à infiltração do chorume para as camadas mais profundas, causando contaminação dos solos, de aquíferos subterrâneos e de mananciais;
  • Disposição inadequada de resíduos sólidos com a presença de elementos, compostos e/ou metais pesados nas embalagens de papel, cartão, papelão, de produtos alimentícios, jornais, revistas etc., com tintas de impressão gráfica líquida ou pastosa.

  • Os elementos, compostos ou metais pesados são absorvidos pelo corpo humano por meio do ar, água, alimentos e contato térmico, com tendência à acumulação de metais pesados. No caso de resíduos sólidos, a preocupação ambiental re­la­cio­na-se com sua elevada toxidade e facilidade para bioa­cu­mu­la­ção, além de seu uso em grande escala em processos produtivos diversos, incluindo tintas de impressão gráfica.


    PROPOSTA DE REDAÇÃO retirada do site GUIA DO ESTUDANTE, 24 de fevereiro de 2017 (Acesso: 30/08/2017)

    Leia abaixo uma das redações enviadas e veja, em seguida, a análise feita pelos professores da plataforma de correção Imagine.

    Natureza Hobbesiana

    A sociedade vem evoluindo e buscando novos meios de tecnologia e inovação constantemente. Entretanto, ao passo que a evolução por meio da globalização chega, o consumismo e os diversos impactos causados por ele ganham maior espaço. Dessa maneira, percebe-se que o descaso da maior parte das corporações, e grande parte da sociedade, em ter um modo de produção e vida mais sustentável, dificulta a não ocorrência desses abalos no meio ambiente.
    Uma das ocorrências imediatas da falta de sustentabilidade das empresas é o aumento de produtos de obsolência rápida. Nesse sentido, por ser de curto prazo, os itens tornam-se sem utilidade mais rápido, o que dificulta o menor consumo e o fim no qual o artefato terá, que é um dos grandes fatores responsáveis pelos negativos impactos ambientais. Como resultado, a natureza é amplamente prejudicada e responsiva com desastres naturais que afetam milhares de pessoas.
    Além disso, a noção de sustentabilidade em uma sociedade altamente consumista ainda foi plenamente alcançada. Isso ocorre, em grande parte, devido à falta de educação ambiental mais ampla, que possa demonstrar o quanto o consumo [4] desenfreado pode gerar males ao meio ambiente. Analogicamente à frase de [6] Thomas Hobbes, a qual ele diz que o homem é o lobo do homem, pode-se associá-la ao ser humano e o prejuízo de suas ações que retornarão a ele mesmo, por meio de enchentes, deslizamentos, contaminações e outros. Por conseguinte, a harmonia social e ambiental, afetada pela [5] globalização desenfreada e alienação ecológica, perpetua a vigência de desastres naturais.
    Pode-se dizer, portanto, que o estilo de vida que as empresas e a sociedade têm, são causadores de abalos ambientais extremamente perigosos à humanidade. É necessário que as empresas em parceria com o [1] Ministério do meio ambiente [2] torne sua produção cem por cento sustentáveis e [3] divulgue, por meio de companhas mediáticas, a importância de um consumo mais consciente. Tais medidas ajudarão também a sociedade a ser menos consumista e a desenvolver uma educação ambiental efetiva, à medida que reduz seus dispêndios. Assim, será possível, que o homem deixe de ser o lobo de si próprio e da natureza, para vir a ser o salvador desse bem que possui.


    ANÁLISE DA REDAÇÃO DO ALUNO

    O texto do estudante está bem escrito e estruturado. Os argumentos são objetivos, eficazes e bem selecionados. Para melhorar ainda mais, é importante fornecer mais informações para a proposta de intervenção.

    Pontos de melhoria:

    - Uso inadequado de tempos e modos verbais
    - Falta de concordância verbal e/ou nominal
    - Proposta de intervenção

    Competência I - Demonstrar domínio da norma culta: O estudante cometeu poucos erros e demonstra bom conhecimento da norma culta da língua. Além disso, o vocabulário apresentado é amplo e bem selecionado.

    [1] Nesse caso, como você está falando de um ministério em específico, deve-se usar letra maiúscula em seu nome todo. No caso: Ministério do Meio Ambiente.
    [2] Nesse caso é necessário que o verbo concorde no plural: 'É necessário que as empresas em parceria com o Ministério do meio ambiente tomem [...]".
    [3] Nesse caso é necessário que o verbo concorde no plural, pois você fala de empresas em parceria com o Ministério. "[...] sua produção cem por cento sustentáveis e divulguem, por meio de campanhas midiáticas, a importância de um consumo mais consciente."

    Competência II - Compreender a proposta: Boa forma de iniciar o texto. Apresentou o tema e preparou o leitor para o desenvolvimento.

    Competência III - Selecionar, relacionar argumentos: Os argumentos foram bem selecionados.

    [4] Argumento eficiente e completo.
    [5] Existe um problema com esse argumento. O que seria a globalização desenfreada e por quais razões ela afetaria a harmonia social e ambiental? Não ficou claro. É importante explicar melhor.

    Competência IV - Conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação:

    [6] Trazer referências filosóficas, políticas e literárias auxilia na elaboração de um texto bem embasado e sólido.

    Competência V - Elaborar a proposta de solução para o problema: O estudante elaborou uma boa proposta de intervenção, mas esqueceu de detalhá-la. É importante fornecer mais informações sobre como colocar as ideias em prática.

    Nota: 880

    ANALISANDO PROPOSTAS DE REDAÇÃO: GUIA DO ESTUDANTE - ENEM & VESTIBULARES foi retirado do site GUIA DO ESTUDANTE, 2 de março de 2017 (Acesso: 30/08/2017)

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