REDAÇÃO:
VESTIBULAR E ENEM


AVALIAÇÃO
Veja os critérios utilizados na avaliação das redações, as formas como são corrigidas e seu valor na prova do Enem 2016 e em alguns dos principais vestibulares do país

COMO A SUA REDAÇÃO É AVALIADA
Saiba informações relevantes sobre os critérios dos avaliadores da sua redação, as formas como elas são corrigidas e seu peso na nota geral, na prova do Enem e na de quatro destacadas universidades


REDAÇÃO É VALORIZADA NA PROVA DO ENEM

A prova de redação do Enem é, em todos os anos, a mais reportada e discutida. Sua relevância é notória, pela importância e abrangência nacional do exame para ingresso no Ensino Superior público, e por ser uma prova que vale 1.000 pontos.

O exame de redação dos vestibulares é o único em que o candidato expressa seu potencial, o quanto ele evoluiu durante o Ensino Básico em sua capacidade de leitura, compreensão, análise e expressão. No caso do Enem, destaca-se também a avaliação de sua compreensão de questões sociais, culturais, científicas ou políticas, e sua capacidade de elaborar uma forma de enfrentamento dessas questões, entendida como sua formação em cidadania.

Segundo a instituição federal que realiza o Enem, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 8,6 milhões de candidatos se inscreveram para o Enem 2016. Nas últimas provas, a correção tornou-se mais rigorosa quanto à verificação dos critérios, e poucos candidatos têm alcançado a nota 1.000. Em 2015, foram 104 candidatos; em 2016 apenas 77 entre os 6,1 milhões que fizeram a prova.

A denúncia de plágio completo de redações bem avaliadas feita pelo GUIA DO ESTUDANTE, poderá levar o Inep a anunciar mudanças na prova, segundo afirmou à época ao guia a presidente do instituto, professora doutora Maria Inês Fini.

A partir de 2017, a aplicação do Enem passa a ser feita em dois domingos sucessivos, em 5 e 12 de novembro, e a redação será solicitada no primeiro domingo.


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

No Enem são avaliadas, com nota, cinco competências na prova de redação. São elas:

1: Se o candidato demonstra domínio da norma-padrão da língua escrita.
2: Se compreende a proposta de redação e aplica conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
3: Se consegue selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
4: Se demonstra conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para construir a argumentação.
5: Se consegue elaborar proposta de intervenção para o problema social abordado, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Na redação do Enem, a dissertação argumentativa deve terminar com uma proposta para enfrentamento da questão colocada. Os textos e imagens motivadores geralmente oferecem argumentos suficientes para desenvolver o tema. Uma redação bem avaliada no Enem exige boa conexão do tema, aderência a ele e uma seleção boa e articulada de argumentos. O autor pode agregar argumentos próprios aos apresentados nos textos motivadores, desde que bem articulados à sua tese.

COMO SÃO DADAS AS NOTAS

A redação do Enem é corrigida por dois professores, que avaliam as cinco competências. Cada competência vale 200 pontos e é subdividida em 5 diferentes aspectos que valem 40 pontos cada, totalizando 25 aspectos das competências. Desde a prova de 2013, a discrepância aceitável entre a nota final dos dois corretores é de 100 pontos. A diferença aceitável entre a nota de cada uma das cinco competências foi mantida em 80 pontos. Assim, quando a diferença das duas notas gerais for igual ou maior que 101 pontos, ou quando a diferença na nota de uma das cinco competências for de 81 pontos ou mais, a prova passará por um terceiro corretor e, se necessário, por uma banca de três examinadores. Quando as diferenças não são discrepantes, a nota final em cada competência e a nota geral serão a média das notas recebidas dos dois corretores iniciais. Nos casos em que há a terceira correção, a nota final é a média das duas notas mais próximas, entre as três. Se a prova é enviada para a banca examinadora, todas as notas anteriores são descartadas.


COMO É FEITA A AVALIAÇÃO

Em 2016, a avaliação da prova do Enem envolveu mais de 12 mil corretores. O Inep contrata avaliadores indicados pela reitoria das universidades públicas e que são, forçosamente, já graduadas. Quando os avaliadores não são indicados dessa forma, é exigida cópia do diploma, e a graduação é confirmada pelo instituto. Os avaliadores trabalham remotamente, ou seja, espalhados pelo país. Segundo o Inep, eles recebem treinamentos presenciais ou remotos em um período anterior de 100 dias.

O processo de correção dura cerca de um mês. Cada corretor recebe, diariamente, um pacote eletrônico contendo 50 redações, organizadas por um sistema que mistura textos de alunos das escolas públicas e privadas e de diferentes estados do país. Apenas após entregar um lote corrigido de redações, o corretor recebe outro. A maioria dos corretores avalia cem provas por dia.

ZERA A NOTA

Zera a nota fugir do tema ou ao tipo textual proposto (a dissertação argumentativa) e escrever menos de oito linhas originais - são excluídas as linhas copiadas da coletânea. Assim como inserir trechos propositadamente desconectados do resto da argumentação, desenhos e palavras ofensivas, impropérios, protestos e afirmações que desrespeitem os direitos humanos, como as de racismo, xenofobia e homofobia.



Págs. 9 e 10 - PARTE I ENEM (GE: REDAÇÃO: VESTIBULAR + ENEM 2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog