MUNDO


"TRUMP: EUA VENDERÃO 'ARMAS SOFISTICADAS' A JAPÃO E COREIA DO SUL"
"Os americanos também concordaram em acabar com restrições ao desenvolvimento de mísseis mais potentes de Seul"


"O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou nesta terça-feira que autorizou que o Japão e a Coreia do Sul comprem dos americanos equipamento militar 'altamente sofisticado', em um momento de aumento da tensão com a Coreia do Norte, que acaba de realizar seu sexto teste nuclear.
'Estou autorizando o Japão e a Coreia do Sul a comprar uma quantidade substancialmente maior de equipamento altamente sofisticado dos Estados Unidos', escreveu o presidente no Twitter, sem precisar a que tipo de armas ou equipamento se referia.
O anúncio de Trump foi feito depois que Pyongyang detonou, no domingo, o que descreveria como uma bomba de hidrogênio projetada para um míssil de longo alcance, o teste nuclear mais poderoso do regime de Kim Jong-un até hoje. A ameaça faz soar o alarme global e aumentou ainda mais a tensão entre os norte-coreanos e as potências do oriente.
O presidente americano abordou o assunto na segunda-feira, durante uma conversa por telefone com seu colega sul-coreano, Moon Jae-In. De acordo com a Casa Branca, o presidente está disposto a aprovar a venda à Coreia do Sul de 'equipamentos militares e armas avaliadas em vários bilhões de dólares'. Trump e o presidente sul-coreano também concordaram em acabar com restrições ao desenvolvimento de mísseis mais potentes de Seul.
Entre 2010 e 2016, a Coreia do Sul comprou cerca de 5 bilhões de dólares (15,6 bilhões de reais) em equipamentos militares de Washington, de acordo com estimativas de Stockholm International Peace Research Institute. O Japão também é um importante cliente da indústria de armas americana.
Em reação às ações de Pyongyang, os Estados Unidos anunciaram - juntamente com seus aliados europeus e japoneses - que negociarão novas e severas sanções contra a Coreia do Norte na ONU. No entanto, a posição da China e da Rússia com poder de veto no Conselho de Segurança ainda é incerta."

(Com AFP e Estadão Conteúdo)

Notícia retirada do site VEJA.com, 05 de setembro de 2017 (Acesso: 05/09/2017)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog