MEIO AMBIENTE


"BALEIA JUBARTE ENCALHA EM PRAIA DE ARRAIAL DO CABO, NA REGIÃO DOS LAGOS"


Por: Dayana Resende

"Uma baleia jubarte, jovem, de aproximadamente nove toneladas, encalhou no canto da Praia Grande, em Arraial do Cabo, por volta das 19h desde sábado. Cerca de 50 pessoas, entre bombeiros e biólogos, tentam levar o animal de volta ao mar.
A área foi isolada para não atrapalhar o trabalho das equipes, que estão interruptamente tentando desencalhar a baleia desde a noite de sábado. Bombeiros cavaram um buraco na areia com a ajuda de uma retroescavadeira, onde a água do mar entra. Eles tentam empurrar o animal para dentro desse canal improvisado.
As equipes tentam jogar baldes de água para manter o animal vivo. Dezenas de pessoas acompanham o trabalho das equipes.
Em agosto, pelo menos três jubartes encalharam na costa do Rio de Janeiro em apenas uma semana. Os animais apareceram em pontos diferentes do litoral: Búzios, Restinga da Marambaia e Ilha Grande. Nesses episódios, duas foram resgatadas e voltaram para alto mar, e uma morreu. Uma quarta baleia apareceu morta próxima à Restinga da Marambaia. Segundo pesquisadores, ela morreu em alto mar e foi trazida pela Maré.
Na ocasião, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) resolveu criar um protocolo de ação para resgate. Representantes do quadro técnico do órgão se reuniram com representantes do laboratório Maqua da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), do Aquário Marinho do Rio de Janeiro (AquaRio), e de empresas que atuam nas Baías de Sepetiba e de Ilha Grande para discutir e definir ações."

Notícia retirada do site EXTRA, 22 de outubro de 2017 (Acesso: 22/10/2017)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog