DOSSIÊ ANSIEDADE:
DE ONDE ELA VEM. PARA QUE SERVE. E COMO SE LIVRAR DESSE SUFOCO.
- "O MAL DO SÉCULO" -

Você já teve ou tem ansiedade? Certamente sua resposta foi sim. E não dá para não dizer que, a ansiedade virou o tema para muita coisa, desde notícias a matérias de jornais e revistas, está na televisão e no rádio, é assunto de livros e trabalhos nas faculdades, e até mesmo, Best-seller. Se você ainda não está convencido da veracidade desse mal, que pode ser tão benéfico, quando nos ajuda a se proteger de acidentes ou algo perigoso, mas também pode atormentar, com fobias das mais variadas e claro, pensamentos negativos que podem atrapalhar em qualquer momento. Para muitos, confundida com a depressão, por ter muito em comum. A ansiedade ainda é um dilema para muitos que convivem com ela diariamente. Mas já há inúmeros tratamentos para que possa ser amenizada, e seus sintomas, menos nocivos. Por isso, é importante procurar ajuda quando for preciso. Psicólogos, terapeutas e psiquiatras com certeza irão ajudar muito e da forma correta, a enfrentá-la e tratá-la. E é por isso que, à partir de agora, conheça o DOSSIÊ ANSIEDADE: DE ONDE ELA VEM. PARA QUE SERVE. E COMO SE LIVRAR DESSE SUFOCO. - "O MAL DO SÉCULO" -, que reúne preciosas informações e dicas, para levar mais conhecimento a sua vida e assim, te ajudar a enfrentar seus medos e claro, a ansiedade. 

3. COMO TRATAR - TERAPIAS, MEDICAMENTOS, ALIMENTAÇÃO, EXERCÍCIOS, MEDITAÇÃO. CONHEÇA OS TRUQUES PARA DRIBLAR A ANGÚSTIA


"A ARTE DA ANGÚSTIA"
"Em cena, as diversas faces da ansiedade. Conheça livros e filmes que transformaram a doença em ótima ficção"


Por: Rafaela Masoni


ADAPTAÇÃO (2002)
O roteirista Charlie Kaufman é convidado para adaptar para o cinema um romance sobre um fornecedor de plantas que clona e vende orquídeas raras. Charlie sofre de transtorno de ansiedade generalizada e, além da dificuldade e preocupação excessiva com a adaptação, precisa lidar com sua baixa autoestima e episódios de paranoia.

UMA LIÇÃO DE AMOR (2001)
A trama gira em torno de Sam, um homem com distúrbios que o fazem ter a mentalidade de uma criança de 7 anos, que cuida da filha, Lucy. Correndo o risco de perder a guarda da menina, ele precisa que sua vizinha Annie deponha a seu favor em um tribunal. Annie, no entanto, sofre de agorafobia, medo de espaços públicos e lugares de fugir ou obter socorro.

DE REPENTE 30 (2004)
Jenna Rink tem 13 anos e a sensação de que tudo está errado em sua vida: não consegue atenção dos populares da escola, seus pais estão sempre no seu pé e o garoto por quem é apaixonada nem sabe de sua existência. Por isso, a garota anseia pela vida de adulta e, em seu aniversário, deseja crescer logo para ter a vida com a qual sempre sonhou.

8 1/2 (1963)
O clássico de Federico Fellini, com atuação de Marcello Mastroianni, conta a história de Guido Anselmi, um diretor de cinema em um bloqueio criativo quando está prestes a rodar seu próximo filme. Em crise e se sentindo pressionado, Guido começa a confundir sonho e memória, passado e presente, fantasia e realidade. 8 1/2 é autobiográfico, com cenas inspiradas na vida de Fellini.

REPULSA AO SEXO E O INQUILINO (1965 e 1976)
Repulsa ao Sexo e O Inquilino fazem parte da sequência conhecida como "trilogia do apartamento", filmes de Roman Polanski que se desenrolam, bem, num apartamento. Neles, o clima é obscuro e claustrofóbico, perfeito para a paranoia dos personagens (o terceiro título a integrar a tríade é O Bebê de Rosemary, de 1968).
Em Repulsa ao Sexo, Carol Ledoux, interpretada por Catherine Deneuve, é uma manicure que vive em Londres com a irmã mais velha. Quando fica sozinha em casa, a ansiedade e os medos vêm à tona, em alucinações violentas e perversas.
Já em O Inquilino, além de roteirista e diretor, Polanski é protagonista. O filme conta a história de Trelkovsky, um polonês que aluga um apartamento em um prédio antigo, e tem a impressão de que os vizinhos o observam. E a paranoia se instala.


MEMÓRIAS DO SUBSOLO 
Fiódor Dostoiévski
Provavelmente não é coincidência: o narrador desse romance de Dostoiéski não tem nome. Ele sofre de fobia social, um transtorno de ansiedade que faz com que a pessoa se sinta extremamente desconfortável em situações nas quais precisa interagir com outras. O personagem, então, procura evitar qualquer tipo de exposição pública e vive escondido no subsolo. O anti-herói do escritor russo é um dos maiores exemplos de fluxo de consciência da literatura mundial.

 AS HORAS
Michael Cunningham
A escritora inglesa Virginia Woolf, a dona de casa Laura Brown e a editora Clarissa Vaughan são as protagonistas da trama, que mostra um dia na vida de cada uma. Em 1923, Woolf escreve Mrs. Dalloway, que é lido por Laura na década de 1950, enquanto Clarissa, em 2001, vive uma história semelhante, e planeja uma festa para um ex-namorado que está morrendo. Cunningham mostra a relação das personagens com transtornos de ansiedade e depressão, alternando ficção e não-ficção. As Horas recebeu um Pulitzer em 1999 e, em 2002, também ganhou uma versão para o cinema.

O APANHADOR NO CAMPO DE CENTEIO
J. D. Salinger
Holden Caulfield é um adolescente angustiado e melancólico, que se mostra revoltado com a hipocrisia humana. A narrativa do jovem sobre sua vida é a forma que J.D. Salinger encontra para mostrar o quanto os problemas da sociedade podem impactar mentes mais sensíveis, causando transtornos como ansiedade e depressão. O livro tem mais de 60 anos e influenciou gerações de leitores

O ÚLTIMO ADEUS
Cynthia Hand
Narrado em primeira pessoa, O Último Adeus conta a história de Lex, uma garota de 18 anos que é estimulada por seu terapeuta a escrever um diário para expressar seus sentimentos retraídos. Tendo de lidar com uma série de acontecimentos impactantes, a jovem experimenta sintomas de ansiedade e precisa aprender a lidar com sentimentos como perda e culpa.*


*Esta, foi a última matéria da série Dossiê Ansiedade: De Onde Ela Vem. Para Que Serve. E Como Se Livrar Desse Sufoco. Mas você pode ler as matérias anteriores. Basta clicar no ícone MARCADORES, e depois, no marcador DOSSIÊ ANSIEDADE: DE ONDE ELA VEM. PARA QUE SERVE. E COMO SE LIVRAR DESSE SUFOCO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog