CONFLITOS INTERNACIONAIS


"ATAQUE A IGREJA COPTA NO EGITO DEIXA DEZ MORTOS"


Por: Diana Lott

"Dois atiradores mataram ao menos nove pessoas, incluindo três policiais, durante um ataque nesta sexta-feira a uma igreja cristã copta na região do sul do Cairo. O ataque ocorreu na entrada da igreja de Mar Mina, do distrito de Helwan. O ministro da saúde do Egito que cinco pessoas ficaram feridas, incluindo duas mulheres que sofreram ferimentos graves.
Um dos atiradores foi morto no confronto com a polícia e o segundo, capturado.
Jornais locais reportaram que duas bombas plantadas próximas à igreja foram desativadas. Os cristãos do Egito foram alvo de vários atentados este ano. Boa parte deles foi reivindicado pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI).
Com a aproximação do natal cristão ortodoxo, que acontece no dia 7 de janeiro, a polícia aumentou a segurança dos locais de culto cristãos e instalou detectores de metais nas principais igrejas da capital egípcia.
A ONG Humans Rights Watch criticou o governo egípcio este ano por não tomar medidas suficientes para proteger os cristãos coptas. O presidente Abdel Fatah al Sisi defendeu sua estratégia de segurança afirmando que o ataque têm como objetivo 'desestabilizar a união do Egito (...) e dar a impressão de que o grupo não é tão protegido quando deveria ser'. 
Os cristãos copta representam cerca de 10% da população egípcia, que é majoritariamente muçulmana."

Notícia retirada do site VEJA, 29 de dezembro de 2017 (Acesso: 29/12/2017)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog