CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA MUNDO ANIMAL!


INFOGRÁFICO
"POR DENTRO DE UMA BALEIA-AZUL"
"Dissecamos as dimensões e os hábitos do maior bicho que já existiu e que atualmente nada rumo à extinção - restam menos de 2,5 mil indivíduos"


Por: Giselle Hirata
        Alexandre Jubran
        Mayra Fernandes
        Tiago Jokura
            INFOGRÁFICO

ALMOÇO POR TONELADA
A dieta é basicamente krill, crustáceo ingerido em massa. Por dia, são 70 bocadas e 4,2 toneladas (o equivalente a dois hipopótamos).

DO MAR AO MUSEU
Dezenas de operários e cientistas trabalham até três anos para transformar baleias encalhadas em peças de exposição.

TAMANHO FAMÍLIA
Comparamos as dimensões da baleia-azul com a de outros cetáceos - ela pesa 20 vezes mais do que a orca.

VIDA GELADA
Elas se concentram nos mares gelados, perto da Antártida e no norte dos oceanos Pacífico e Atlântico. No meio do ano, migram para os polos para se alimentar. No fim do ano, vão para perto da região do Equador a fim de se reproduzir em águas quentes.

NARIZ NA TESTA
Para respirar, ela vem à tona em intervalos de 30 a 90 minutos - o ar entra pelo orifício no topo do bicho. O famoso esguicho é uma rajada de ar quente que condensa em contato com a atmosfera.

AQUECEDOR NATURAL
A camada de gordura funciona como isolante térmico, auxílio para flutuação, reserva de energia e proteção contra ataques.

CORAÇÃO DE MÃE
Pode pesar mais de 180 kg e bombear até 150 l por batimento. Para suportar tanta potência, as veias e as artérias precisam ser espessas - a aorta, por exemplo, tem cerca de 23 cm de diâmetro.

TAMANHO REAL
O esôfago é minúsculo, com 12 cm de diâmetro - expansível a no máximo 25 cm. Como a baleia-azul não mastiga, é impossível que engula coisas maiores do que isso.
ESÔFAGO
12 cm de diâmetro
AORTA
23 cm de diâmetro

A matéria acima foi retirada da revista SUPERINTERESSANTE - Edição 383. Dezembro de 2017. Todos os direitos autorais são reservados exclusivamente à revista SUPERINTERESSANTE e à Editora Abril


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog